A turma da Nova Geração visita DS9!

Worf vai em busca de seu pai e Data passa por uma experiência extraordinária, enquanto a Enterprise visita a estação Deep Space Nine. O Grande Nagus Zek quer revolucionar a filosofia de vida Ferengi. E um pon farr vai abalar a rotina da Voyager. Tudo isso no fim de semana de inéditos do USA.

“Birthright, Part I”
(“Direito de Nascença, Parte I”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 142
Exibição nos EUA: 22/02/1993
Data Estelar: 46578.4.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Em uma visita a Deep Space Nine, Worf recebe a informação de que seu pai ainda está vivo. Enquanto ele decide partir em busca dele, Data passa por estranhas experiências…

Notas:

Este é o primeiro e único episódio da Nova Geração em que há um crossover com a (na época) recém-lançada Deep Space Nine, e foi feito de uma forma extremamente econômica. A única cena em que a Enterprise-D aparece atracada na estação é a mesma do episódio-piloto “Emissary”, e é repetida diversas vezes durante o episódio.

O único personagem de DS9 a dar as caras e até visitar a Enterprise neste episódio é o dr. Julian Bashir. O’Brien é citado por La Forge. Sisko, Kira, Dax, Odo e Jake não são lembrados, porém os fãs de Morn podem se preparar, pois ele faz uma aparição no Promenade e, claro, não fala uma palavra sequer!

James Cromwell interpreta aqui o Yridiano Jaglom Shrek. Cromwell é mais conhecido como o Zefram Cochrane do oitavo filme de Jornada para cinema, “Primeiro Contato”, e já havia participado da Nova Geração como Nayrok, no episódio “The Hunted”, da terceira temporada. Durante as filmagens de “Birtright” James Cromwell quebrou a perna, e diversas cenas em que seu personagem apareceria não chegaram a ser filmadas.

Elenco Convidado:

James Cromwell como Jaglom Shrek
Jennifer Gatti como Ba’el
Cristine Rose como Gi’ral
Siddig El Fadil como Dr. Julian Bashir
Richard Herd como L’kor

Escrito por Brannon Braga
Direção de Winrich Kolbe

“Prophet Motive”
(“A Bênção dos Profetas”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 062
Exibição nos EUA: 20/02/1995
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

O Grande Nagus Zek está de volta a estação e para espanto de Quark está rescrevendo as Regras de Aquisição Ferengi em um tratado de gentileza e de generosidade. Quark está com medo da revolução que tais atitudes poderão causar na sociedade Ferengi e quer descobrir o que está errado com Zek, o que começa a ficar mais claro quando ele encontra um “Orb” dos Profetas nos aposentos do seu líder. Enquanto isto, Bashir espera o anúncio do ganhador do ano do prestigioso prêmio Carrington, para o qual ele é o mais jovem indicado de todos os tempos.


Notas:

A vida de diretor em DS9 começou para René Auberjonois no início da terceira temporada da série, quando Rick Berman deu sinal verde para o ator seguir esse caminho. Desde aquele momento ele começou a observar de perto encontros dos produtores e sessões de edição, escolha de elenco e de dublagem, se preparando cuidadosamente para a sua nova função. Auberjonois diz que algo que facilitou o seu trabalho (enquanto diretor novato) foram os intensivos ensaios conjuntos de Armin Shimermam e Max Grodénchick, mesmo nos finais de semana, deixando tudo preparado para os dias de filmagem.

Os ensaios deram origem a diferentes idéias para tomadas, diferentes das sugeridas nas cenas do roteiro. Por exemplo, quando Quark e Rom lêem sobre as novas regras, e são colocados em cena dentro da moldura da janela do quarto de Quark (a cena originalmente tinha Rom sentado no chão, lendo, enquanto Quark andava em volta dele). Tal janela teve de ser equipada com um fundo de estrelas móveis especialmente para a cena. Apesar de pequenas idéias deste tipo, Auberjonois foi bastante convencional e formulaico a maior parte do tempo. Por exemplo, ele teve extremo cuidado em recriar cuidadosamente os visuais das experiência com os Profetas dentro da Fenda Espacial de “Emissary”, o piloto da série.

Um grande esforço foi tomado pela equipe de efeitos visuais e pelo cinegrafista Jonathan West para recriar também aquele visual particular. Cabe notar que as imagens da experiências (fantasias) com os Profetas são produzidas compondo uma camada da cena fora de foco sobreposta a uma camada em foco da cena. O vôo da nave de Quark dentro da fenda foi feito com base no vôo do exlorador de Sisko no piloto da série, tendo como fonte consulta o vídeo do episódio. Os dados de comando numérico da tomada original foram perdidos.

A história do episódio se baseia em “Uncle Sylvester”, um roteiro (nunca vendido) de Ira Behr (o mentor de DS9), para o antigo sitcom da Paramount, “Taxi”. O irônico é que, apesar do desfecho do episódio desta semana, Behr e cia. finalmente mudariam a cara da sociedade Ferengi com a participação fundamental da mãe de Quark, Ishka (que será introduzida em “Family Business”, mais tarde nesta mesma terceira temporada) e de seu irmão Rom, ao final da série.

A história do prêmio que não foi dado a Bashir tem origem em uma brincadeira interna entre os produtores da série a respeito do prêmio Emmy (o Oscar da TV) de melhor série dramática de 1994, que não foi dado a série A Nova Geração (indicada naquela ocasião). Todos sabiam que não iria levar o prêmio mesmo e não levou, apesar de que, em um certo momento, a certeza da equipe começou a se transformar em um “será possível?” (a série vencedora daquele ano acabou sendo “Picket Fences”). O episódio também marca a introdução dos jogos de dardos entre O’Brien e Bashir (e que logo seriam transferidos para o Quark’s) como uma alternativa para os jogos de cartas de A Nova Geração e para a mesa de bilhar de Voyager. Quando nós vemos um dardo atingir ao alvo, ele seguramente foi atirado por James Lomas ou por seu reserva Shawn McConnell, consultores do jogo para a série.

Elenco Convidado:

Max Grodénchik como Rom
Juliana Donald como Emi
Tiny Ron como Maihar’du
Wallace Shawn como Zek
Bennet Guillory como um médico


Escrito por Ira Steven Behr & Robert Hewitt Wolfe
Direção de Rene Auberjonois

“Blood Fever”
(“Febre”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 57
Exibição nos EUA: 05/02/1997
Data Estelar: 50537.2.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Enquanto se apronta para uma missão avançada, B’Elanna se surpreende com o pedido de Vorik para tornar-se sua parceira. Embora ela o recuse, o alferes, tomado pelo Pon Farr, a agarra à força. Mas esse incidente não se equipara à descoberta que Chakotay faz na superfície de um planeta que a tripulação estuda…

Notas:

O alferes Vorik aparece pela terceira vez na série. As outras ocasiões foram nos episódios “Fair Trade” e “Alter Ego”.

É a segunda vez em que o Pon Farr Vulcano é retratado em tela. A primeira menção a essa peculiaridade da fisiologia reprodutiva desses alienígenas ocorreu no episódio “Amok Time”, do segundo ano da Série Clássica.

A direção do episódio ficou sob a batuta de Andrew Robinson, mais conhecido do público como o intérprete do Cardassiano Garak, de Deep Space Nine.


Elenco Convidado:

Alexander Enberg como Vorik
Bruce Bohne como Ishan
Deborah Levin como alferes Lang

Escrito por Lisa Klink
Direção de Andrew Robinson