Star Trek é peça chave para o futuro da Paramount

star-trek-2009Em uma teleconferência com investidores, o presidente da Viacom, Philippe Dauman, falou sobre o desempenho de Star Trek e observou que a franquia (assim como outras) será parte essencial para o futuro financeiro do estúdio. 

De acordo com artigo do Variety, a Paramount teve uma perda de 123 milhões de dólares em arrecadação no primeiro trimestre de 2009, mas o presidente Philippe Dauman disse que tem um plano para dar uma reviravolta nessa situação financeira delicada e Jornada nas Estrelas faz parte desse plano. 

“Estávamos em uma situação em que não havia total controle das nossas produções. Agora temos o controle delas. Não vamos estar em uma posição onde nossos grandes filmes de franquias são contrabalanceados por um punhado de filmes menores e de pouco sucesso”.

Disse Dauman aos sócios correntistas numa conferência em Gotham. Ele estava referindo-se a associação recente com a Dreamworks, de Steven Spielberg e David Geffen.

dauman“É por isso que Star Trek é tão importante”, afirmou o presidente, “Nós demos luz verde a Star Trek 2 várias semanas antes do lançamento do número 1, porque sabíamos o que tínhamos”.

“Como parte de sua estratégia, a Paramount vai reduzir o seu número de lançamentos no cinema por ano, entre 15 e 20, com uma percentagem mais elevada dos seus títulos derivados de franquias, como Star Trek, Iron Man e Transformers”.

Acrescenta ainda Dauman que tais filmes representam menor risco para a empresa porque eles custam menos para fazer e representam uma melhor venda em DVDs. 

Conforme informações obtidas pelo site Trek Movie, o estado atual do próximo filme, que está sendo escrito por Alex Kurtzman, Roberto Orci e Damon Lindelof, ainda encontra-se em sua fase embrionária e o script pode estar pronto em torno do Natal de 2009. Assumindo que, se tudo correr bem, eles poderiam dar ao filme um sinal verde no orçamento até o final do ano e a entrada em pré-produção possivelmente no início de 2010 para um potencial lançamento no verão americano de 2011. No entanto, convém notar que as coisas sempre mudam em Hollywood, principalmente com filmes em fase inicial, portanto, não se pode dar certeza de nada, por enquanto.

Com o filme aproximando-se de 300 milhões em arrecadação (nos EUA e no mundo), a marca Jornada nas Estrelas está rejuvenescida. O próximo passo agora é saber o que se passa na cabeça dos executivos da CBS e de seu presidente Les Moonves. Após a divisão da Viacom, a CBS acabou como titular da licença de Jornada e com direitos exclusivos na televisão. Liberando temporadas das antigas séries em Blu-ray e DVD, só resta saber se eles estarão interessados por um novo programa de TV. O futuro começa.