Gerrold comenta The Trouble With Tribbles

The Trouble With TribblesO escritor David Gerrold compartilhou suas idéias com a revista Star Trek Magazine sobre o famoso episódio que escreveu para a Série ClássicaThe Trouble With Tribbles (Problema com os Pingos), e sua intenção de relatar o dia a dia de um capitão de nave estelar as voltas com pequenos problemas, mas não tão desprezíveis.

De acordo com o escritor, The Trouble With Tribbles foi concebido como uma forma de mostrar que um capitão de nave pode ter que lidar com pequenos aborrecimentos, bem como coisas que possam ameaçar um planeta inteiro, sistema ou galáxia. “Minha intenção original com The Trouble With Tribbles foi de demonstrar que nem todos os problemas que um capitão de nave estelar pode ter que lidar seria um grande problema, que ameace a segurança da galáxia”, disse Gerrold. “De vez em quando, os pequenos problemas podem ser muito chatos”.

Gerrold inicialmente não vislumbrava o episódio como uma grande comédia. “No começo, eu não tinha idéia de que Tribbles fosse uma comédia muito divertida”, disse ele. “Eu pensei que estávamos fazendo algo extravagante, mas a cada momento as possibilidades de comédia começaram a crescer”.

The Trouble With Tribbles cenaO ator William Shatner (Kirk) revelou-se uma agradável surpresa, para o autor, quando chegou a uma certa bem-conhecida cena de The Trouble With Tribbles. “Antes deste episódio, nós ouvíamos somente opiniões de que William Shatner poderia ser um grande ator cômico”, disse Gerrold. “O momento revelação foi na cena do compartimento de armazenamento da estação. Eu tinha escrito esta cena e o script dizia que os pingos cairiam na cabeça de Kirk. Eu sempre achei que em algum momento, Shatner diria: ‘Isso faz com que o meu personagem parece muito bobo”, e eu estava preparado para que ele se afastasse um pouco antes dos pingos cairem. Mas Shatner sempre foi um perfeito profissional e acredito que ele estava ansioso para mostrar suas habilidades cômicas também. O momento em que ele está até o pescoço com pingos, quando ele dá a Dr. McCoy um olhar muito irritado, é igual a qualquer expressão que Oliver Hardy já deu para Stan Laurel da sua mais exasperada irritação (O Gordo e o Magro)”.

Na época, The Trouble with Tribbles chegou a ser indicado ao prêmio Hugo de melhor história. Gerrold também escreveu uma continuação dos pingos para a Série Animada intitulado Tribbles More, More Troubles, bem como o episódio Bem. Ele foi co-autor da história The Cloud Minders, junto com Oliver Crawford, além de ser creditado no texto final de I, Mudd. O autor também deu sua contribuição para o piloto de A Nova Geração, Encounter at Farpoint, mas abandonou a equipe, antes mesmo de as filmagens do episódio piloto terem início, alegando “que as promessas não haviam sido cumpridas”, referindo-se a um episódio que escrevera como uma alegoria à AIDS e que foi mais tarde incluído no fanfilm Star Trek: Phase II.

Fonte: TrekToday