TAS 1×13: The Ambergris Element

Viagem ao fundo do mar

Sinopse

Data estelar: 5499.9

No passado, Argo foi um planeta de terra, mas sua superfície foi quase totalmente coberta por água, devido a violentas perturbações sísmicas. O objetivo da USS Enterprise é estudar a situação do planeta e salvar milhões de vidas em um mundo que passa por situação semelhante.

Uma nave auxiliar aquática desce ao planeta levando Kirk, Spock, McCoy e o tenente Clayton, mas logo que chegam ao vasto oceano que cobre a superfície de Argo, são atacados por uma criatura marinha desconhecida. Os disparos dos fêiseres atordoam a criatura, contudo o efeito tem pouca duração e sofrem nova investida. Kirk solicita à Enterprise transporte de emergência, porém o monstro lança a nave aquática contra um rochedo e a comunicação é interrompida. Apenas McCoy e Clayton conseguem regressar à nave.

Por cinco dias, Kirk e Spock permanecem desaparecidos. Quando são encontrados, McCoy descobre que sua fisiologia foi alterada: não são mais capazes de respirar ar. Uma substância desconhecida foi encontrada em seu sangue e seus corpos foram adaptados para viver na água. Obviamente, as mudanças foram provocadas por alguma inteligência no planeta. Entretanto, com a nave aquática destruída pela criatura marinha, a única forma de localizar os habitantes do planeta é através de Kirk e Spock.

O capitão e seu primeiro oficial regressam ao planeta, onde encontram seres inteligentes mas desconfiados dos habitantes da superfície. Descobrem que foram salvos e alterados pelos jovens do povo submarino.

Kirk e Spock seguem os seres até uma cidade no fundo do oceano e são capturados e levados a um tribunal de aquanos, os habitantes do planeta. Domar, o alto oficial, os considera inimigos e espiões da superfície. O capitão e o vulcano garantem ter vindo em paz e são apoiados pelos oficiais mais jovens. Spock explica que seu objetivo é encontrar um meio para reverter a mutação, o que é impossível, de acordo com Domar.

O tribunal é irredutível e determina que Kirk e Spock sejam levados de volta à superfície. Presos a uma rede, eles não conseguem respirar o ar e nem voltar para a água. Rila, uma aquana, parte em busca de ajuda e encontra Scott.

Rila revela que seu povo não evoluiu para viver na água. Quando a superfície do planeta começou a afundar, muitos de seus habitantes foram submetidos a transformações semelhantes às que Kirk e Spock sofreram. Com o passar dos séculos, as mudanças se tornaram hereditárias. Traumatizados pelos acontecimentos, aqueles que ainda habitavam a superfície tornaram-se violentos e começaram a caçar e matar o povo aquático. Por isso, o conhecimento para reverter a transformação se tornou proibido. De acordo com as lendas locais, esse conhecimento está guardado nas antigas ruínas, mas o tempo é escasso: a Enterprise detectou um forte maremoto em menos de duas horas.

Nas ruínas, Kirk e Spock encontram cilindros com pergaminhos e os levam para a Enterprise para serem traduzidos. Através deles, McCoy descobre que a substância no sangue do capitão e seu primeiro oficial é semelhante ao âmbar cinza encontrado em baleias da Terra. O efeito da mutação pode ser revertido através do uso de um antídoto feito a partir do veneno da cobra sur de Argo.

Com a ajuda de Rila e outros aquanos, Kirk e Spock conseguem extrair o veneno da cobra. Na Enterprise, McCoy sintetiza o antídoto e tem sucesso em reverter a mutação.

Kirk ordena que as áreas não povoadas de Argo sejam bombardeadas com fêiseres, alterando o epicentro do tremor iminente, salvando a cidade dos aquanos. Para expressar sua gratidão, eles decidem disponibilizar os registros antigos para estudo pela Federação, colaborando para salvar o planeta que enfrenta destino semelhante.

Comentários

A roteirista Margaret Amen é uma veterana de Star Trek, tendo escrito os episódios “The Gamesters of Triskelion”, “The Paradise Syndrome” e “The Cloud Minders” da Série Clássica e “The Lorelei Signal” da Série Animada. O convite para sua volta veio de Dorothy Fontana, produtora associada do seriado.

Este é outro episódio da Série Animada que explora bem as possibilidades do processo de animação. Filmar um episódio submarino em live action seria impraticável para a televisão dos anos 1960. E, talvez, o resultado não fosse muito convincente. Curiosamente, em 1977, a NBC, mesma emissora de Star Trek, exibiu os telefilmes e a série O Homem do Fundo do Mar, produzidos por Herb Solow, outro veterano de Jornada nas Estrelas.

Aqui, conhecemos um novo tipo de veículo utilizado pela Frota Estelar, a nave auxiliar aquática, que infelizmente não recebeu um nome. No episódio “Thirty Days” de Voyager, o Delta Flyer é adaptado para uma missão em águas profundas.

O nome do planeta Argo vem do navio utilizado por Jasão e seus tripulantes, os argonautas, na mitologia grega. A embarcação seria usada na busca pelo velocino de ouro. Posteriormente, o nome seria utilizado na nave principal da versão americanizada do animê Space Battleship Yamato, batizado no Brasil de Patrulha Estelar.

O ambergris do título, ou âmbar cinza em português, é uma secreção biliar formada no intestino das baleias cachalotes cujo objetivo é envolver matérias indigestíveis, evitando a perfuração do intestino quando o animal mergulha em águas profundas e está submetido a altas pressões.

A história dos aquanos é bem semelhante ao mito de Atlântida: um continente submerso que deu origem a um povo subaquático.

O maior problema de “The Ambergris Element” é a falta de suspense do clímax. Todos os obstáculos são superados com uma facilidade soporífera. Kirk e Spock precisam extrair o veneno da cobra sur, encontrar os textos da reversão do processo de mutação e traduzi-los. Tudo em mais um dia comum de trabalho. Dado o tempo curto dos episódios de animação, talvez fosse mais interessante apresentar apenas um obstáculo com uma resolução menos simplória.

Avaliação

Citações

“Lieutenent Clayton, open the hatch and let our two scientists here get on with their business.”
(Tenente Clayton, abra a escotilha e deixe nossos dois cientistas fazerem seu trabalho.)
Kirk

“There’s nothing. There’s just nothing. “
“I see some rocks. They’re just above sea level, about 2 miles away”
(Não há nada. Simplesmente não há nada.)
(Vejo algumas rochas. Estão acima do nível do mar, a cerca de 2 milhas de distância.)
McCoy e Clayton

“You are air-breather enemies from the surface. We have expected spies for a long time.”
“We came here in peace, Tribune.”
(Vocês são inimigos respiradores de ar da superfície. Esperamos espiões há muito tempo.)
(Viemos aqui em paz, oficial.)
Domar e Spock

“How do you feel, Jim?”
“A little dizzy. Otherwise normal.”
“Well, better get into some dry clothes.”
(Como se sente, Jim?)
(Um pouco tonto. Fora isso, normal)
(É melhor colocar roupas secas.)
McCoy e Kirk

Trivia

  • Esse foi o 12º episódio produzido para A Série Animada e o 13º exibido.
  • Mais uma vez James Doohan esbanja seu talento, dublando seis personagens. Em “Yesteryear” ele atingiu a mesma marca.
  • Para reduzir custos, Majel Barrett emprestou sua voz para todas as personagens femininas e Lou Scheimer, cofundador da Filmation, dublou Lemus.
  • Esse episódio apresenta a nave auxiliar aquática, que não recebeu nome. Também é introduzida a scouter-gig, uma espécie de balsa motorizada.
  • A nave aquática foi o primeiro veículo desta categoria a possuir armas em Star Trek.
  • No episódio, o antídoto para reverter a condição de Kirk e Spock é chamado de antitoxina, mas em nenhum deles foi injetada alguma toxina.
  • As cenas de Kirk e Spock nadando são derivadas de As Aventuras de Aquaman (1967), também da Filmation.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro “Star Trek Log 5” publicado pela Ballantine Books em julho de 1975.

Ficha Técnica

Escrito por Margaret Armen
Dirigido por Hal Sutherland

Exibido em 01 de dezembro de 1973

Título em português: Aventura Submarina

Elenco

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelly como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu (apenas nos créditos)
Nichelle Nichols como Uhura (apenas nos créditos)
Majel Barrett como Christine Chapel (apenas nos créditos)/Rila/mulher aquana 1, 2 e 3
James Doohan como Montgomery Scott/Arex/Cadmar/Cheeron/Clayton/Domar

Elenco convidado

Lou Scheimer como Lemus/colhedor aquano
Ator(es) Desconhecido(s) como Nephro/homem aquano/guarda aquano

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio