LDS 2×10: First First Contact

É como diz um novo provérbio vulcano: apenas Freeman pode ir ao Planeta Pakled

Sinopse

Data Estelar: 58130.6

Na Estação Douglas, as capitães Freeman e Gomes recebem instruções do almirante Freeman, sobre como será o procedimento para o primeiro contato com os laaperianos: a USS Archimedes, de Sonya Gomez, irá se aproximar do planeta e iniciar o procedimento, com a Cerritos ao largo do sistema em apoio, juntando-se à Archimedes uma vez que as conversas iniciais tenham sido estabelecidas. Finalizada a reunião, Freeman congratula sua esposa pela notícia de que ela deverá receber uma posição de capitão em outra nave, com Gomez comentando que pode ser difícil se despedir de uma nave e tripulação. Mariner, que passava por aquela área da estação, ouve a conversa das capitães no corredor.

No muquifo na Cerritos onde os subalternos trabalham, Boimler prepara uma artesanal faixa de congratulações para o “Dia da Capitão Freeman”, acompanhado de Rutherford e Tendi, com Mariner chegando agitada para contar o que descobriu. Contudo, os demais não se demonstram preocupação e ficam até entusiasmados por Freeman estar avançando na carreira. Já Mariner  considera péssima a notícia e, depois de um comentário de Boimler, tem a ideia de ir fofocar a respeito da coisa para Ransom e os demais da equipe principal de ponte, encurralando-os no refeitório. Tempos depois, enquanto a Archimedes e a Cerritos deixam a Estação Douglas, Freeman começa a notar uma atitude áspera da sua equipe de ponte, incluindo Mariner, que calhou de estar na posição de operações, enquanto Boimler está bem quieto no leme. Freeman se irrita e convoca esses tripulantes todos para o seu gabinete enquanto Boimler coloca a Cerritos em dobra.

Tendi chega à enfermaria para se encontrar com T’Ana, que a convocou para uma reunião, mas, no que ela está prestes a entrar no gabinete da caitiana, ela observa T’Ana apagando o registro da órion da equipe médica, enquanto comentava para outro oficial que ela não era realmente material para a equipe. Tendi surta pelo que observou e acaba não se apresentando, indo correr para Rutherford para comentar sua decepção em aparentemente ser transferida da Cerritos. Para animá-la, Rutherford sugere que eles visitem juntos todas as áreas da nave que ela gosta, como uma boa despedida. Tendi topa, mas se oferece para guiar, pois Rutherford está com dificuldades de enxergar por seu implante ficar mostrando janelas de alerta na frente de sua visão o tempo todo. Eles visitam várias seções da nave com Tendi se emocionando, e procuram evitar T’Ana, que parece estar procurando pela órion.

A reunião de Freeman com a equipe principal é tensa, e a capitão confirma a notícia da transferência, ainda que não seja oficial. Ransom, Shaxs e Billups estão bem nervosos pela política da Frota de manter as equipes das unidades da classe Califórnia coesas, não permitindo que a capitão os transfira para sua futura nave, e todos ficam ainda mais doidos com a notícia de que a nave receberá outro capitão, não promovendo Ransom para a posição. Ela ordena todos a voltarem a suas posições enquanto dá uma comida de rabo em Mariner por ter espalhado a notícia de maneira descontrolada, mas ambas têm que interromper a discussão devido a um alerta vermelho.

Boimler informa que o sol do sistema laaperiano produziu uma gigantesca tempestade solar, que atinge um planetoide instável próximo, despedaçando-o por completo. O gigantesco volume de detritos é espalhado pelo sistema e parte atinge em cheio a Archimedes, e o plasma ionizado presente nos detritos serve como um poderoso pulso eletromagnético que deixa a nave federada completamente desativada. Para piorar, em rota de colisão com o planeta, com cerca de apenas vinte horas antes de o atingirem. A situação é acompanhada pela tripulação da Cerritos, que especula inúmeras possibilidades de resgate, todas tendo de ser descartadas de cara devido ao risco de caírem na mesma situação da Archimedes se interagirem demais com os detritos.

Mesmo a sempre pensadora-fora-da-caixa Mariner está sem sugestões, e Freeman sai frustrada da ponte para embarcar no iate do capitão da Cerritos. Mariner vai atrás, querendo dissuadi-la de inventar alguma maluquice suicida em alcançar a Archimedes. Mãe e filha começam a bater boca sobre a ideia, e eventualmente abordam a insegurança que Mariner tem demonstrado com a eventual saída da mãe do comando da Cerritos. Contudo, Rutherford e Tendi estavam escondidos no iate, seguindo o tour deles da Cerritos, e o alferes tem uma ideia maluca, mas de potencial: eles removerem todas as placas do casco externo da nave, tornando-a neutra em relação ao magnetismo dos destroços. Billups avalia que navegar a nave em um estado fragilizado daqueles poderá ser extremamente arriscado, mas tem chance de dar certo.

Ressaltando o risco e importância da missão de salvar a Achimedes, Freeman mobiliza absolutamente toda a tripulação da Cerritos para a tarefa de remoção dos painéis externos do casco. Usando roupas de atividade extraveicular, inúmeros tripulantes andam pelo casco da nave e usam as travas dos painéis para os soltarem, realizando em horas um serviço que normalmente exigira a presença da nave em doca seca para ser realizado. Shaxs providencia que todos os materiais voláteis sejam bem acondicionados no interior da nave, enquanto Ransom providencia para que, além do casco externo da nave atrás da tela principal seja ejetado, a própria tela também seja, uma vez que uma tela desativada não seria de ajuda. Isso vai possibilitar que ele veja para onde estão indo, mas também deixa a ponte completamente exposta ao vácuo do espaço, com todos ali tendo que se manter com as roupas de EVA.

Billups descobre que a trava do último painel está fundida, e eles têm que desacoplar aquele painel usando a trava interna. Sem mais tempo, Ransom ativa o sistema de controle manual da nave, e a Cerritos começa a navegar o conjunto de detritos para alcançar a Archimedes. Rutherford e Tendi têm uma ideia, mas antes o alferes tem que acabar expurgando o excesso de backups que estava salvando (para não acabar perdendo novamente memórias da Tendi como no ano anterior). No processo, ele parece ver uma memória que pelo jeito não deveria ter, mas não tem tempo para pensar nisso: os quatro alferes vão até o laboratório de operações cetáceas da Cerritos, onde, com a ajuda de Matt e Kimolu, os tripulantes belugas no laboratório, um deles pode nadar até o local onde está a trava interna para soltar o último painel. Mariner se oferece para a tarefa, querendo mais uma vez ser a salvadora da pátria, mas Boimler diz para ela ir falar com sua mãe e colocar as coisas de maneira correta entre elas.

Boimler vai nadando com Matt e Kimolu até o local da última trava, enquanto Mariner vai para a ponte se desculpar com Freeman por ter passado dos limites em uma das discussões anteriores que teve com a mãe, quando chegou ao ponto de dizer que nunca mais iria querer trabalhar com ela. Elas têm um rápido entendimento, pois Freeman precisa da alferes olhando para fora da ponte com Jennifer, ambas cantando coordenadas para ajudar Ransom a navegar os destroços. Boimler consegue soltar o último painel, possibilitando que Ransom entre no campo de destroços. A roupa EVA de Boimler ficou danificada no processo, e Matt e Kimolu têm que levar Boimler para a área seca do laboratório cetáceo antes que afogue, onde Rutherford e Tendi conseguem reanimá-lo.

A Cerritos continua a navegar com relativo sucesso pelos asteroides, mas Ransom não consegue desviar de um particularmente grande bem no caminho da nave. A colisão contra a superestrutura exposta da Cerritos danifica vários deques, e na sacudida Mariner é ejetada para fora da nave. A alferes tenta desesperadamente se agarrar a peças expostas, mas não tem sucesso, até que Jennifer consegue a pegá-la pelo braço enquanto se mantinha magnetizada nas estruturas da Cerritos com suas botas.

A Archimedes começa a entrar descontroladamente na atmosfera de Laaperia, com Gomez liberando sua tripulação de ponte de seus postos para se abrigarem, mas a equipe se recusa e permanece com ela. A nave começa a sofrer vários danos durante a queda, perdendo uma das naceles, até o momento em que a Cerritos consegue orbitar o planeta e agarrar a Archimedes com seu raio trator, salvando a nave e os centros urbanos laaperianos na superfície. Com a situação sob controle, operações de suporte por outras naves federadas podem ser iniciadas para dar apoio às danificadas Cerritos e Archimedes, enquanto Freeman toma a ponta para liderar o primeiro contato com os laaperianos, o que se dá com bastante sucesso.

Durante a triagem dos feridos da tripulação da Archimedes, T’Ana encurrala Tendi e a chama em seu gabinete. A órion se mostra conformada com qualquer destino que a caitiana tem reservado a ela, mas T’Ana diz que Tendi é boa demais para apenas se limitar à enfermaria, e a doutora vai recomendá-la para receber treinamento avançado de pesquisa científica, para ela progredir na carreira. Ela vai para o refeitório contar animada para Rutherford a novidade, onde Boimler refez o seu cartaz para refletir “Feliz dia de Primeiro Contato”, onde também Freeman celebra com sua equipe a chance de ter realizado um primeiro contato e onde Mariner agradece a Jennifer por ter salvado sua vida, e ambas se tornam amigas. A tripulação toda ali brinda com Freeman os sucessos do dia, no que a capitão é chamada à sala de reuniões da Cerritos por agentes de segurança da Frota.

Na sala de reuniões, Freeman presume que o grupo veio iniciar o processo de transferência sua para outra nave, mas diz a eles que decidiu continuar como capitão da Cerritos. Contudo, o oficial federado encarregado ali lhe dá voz de prisão com a acusação de que ela teria providenciado um atentado que fez graves danos ao Planeta Pakled. A equipe de Freeman fica indignada pela acusação, mas Freeman diz para ficarem calmos, que a verdade está do lado deles e logo terão esclarecido aquelas acusações infundadas. Freeman é escoltada para a sala de transporte e muitos da tripulação acabam testemunhando isso, pois estavam alinhados para saudá-la em sua iminente transferência para outra nave. Sua equipe principal e vários outros tripulantes observam desanimados por uma janela enquanto a nave que leva Freeman sob custódia sai da órbita de Laaperia e parte em dobra.

Comentários

“First First Contact”, da mesma maneira que o final da temporada anterior, é um episódio que se encontra imbuído do melhor material que a equipe criativa liderada por Mike McMahan teve para entregar dentro da temporada. Uma trama com muito sabor de Jornada nas Estrelas, uma participação especial por parte de personagem legado (no caso Sonya Gomez), bastante valorização de seus personagens e impactantes ganchos para a próxima temporada foram seus componentes básicos.

Se podemos destacar personagens em particular, claramente foi um episódio para Mariner e Freeman. Vimos a evolução da dinâmica delas ao longo dessas duas temporadas, e aquilo que ocorreu aqui foi até natural, considerando essa evolução e as características de Mariner: de não querer servir em uma nave com a mãe nos primeiros episódios, isso evoluiu para querer servir apenas em uma nave com a mãe, e ela extravasar esses sentimentos acontecia apenas pelo modo Mariner de ser, criando atrito onde não seria necessário. Os eventos serviram para ela saber exercitar melhor esses sentimentos com as pessoas em sua volta, sua mãe em particular, mas até mesmo o tradicional feudo com Jennifer foi resolvido, e dá para sentir na água que pode ter mais nisso para a terceira temporada.

Boimler foi o protagonista encarregado de interagir com os aspectos leves do episódio, como a questão do “Dia da Capitão Freeman” (o que soou mais como coisa inserida para servir de isca e ser usada em trailers) e o trabalho com as belugas. Já Tendi e Rutherford tiveram ganchos bem interessantes para a próxima temporada: a órion parece que terá um outro campo de atuação para nos entregar aquele deslumbramento entusiasmado com a exploração de novos mundos, enquanto Rutherford acessou a misteriosa memória oculta que ilustrou um mistério sinistro sobre seu implante. Pela cena demonstrada, o nosso primeiro instinto é especular sobre a Seção 31, mas sinceramente é difícil dizer até que ponto isso seria positivo, considerando que Discovery essencialmente socou a Seção 31 no chão até não sobrar muito de potencial criativo. E ainda fica também a dúvida sobre se essa questão vai se relacionar com o mistério do atentado ao Planeta Pakled.

Agora, enquanto interação de todos os protagonistas como um grupo, a sequência mais poderosa nisso foi o papo que tiveram no laboratório cetáceo, com os alferes dando uma boa chacoalhada em Mariner para que ela focasse no que realmente importava. Um aspecto positivo adicional em relação a essa interação dos protagonistas foi que eles evitaram a via rasteira de fazer todos os subalternos acharem uma má ideia Freeman ir para outra nave. Todos os demais do grupo encararam com total naturalidade, e Boimler e Tendi ficaram até mesmo entusiasmados pela capitão. Mariner é que tinha a história pregressa correta, e os laços afetivos corretos, para genuinamente se incomodar com o desdobramento, uma situação claramente evoluída do que tínhamos na primeira temporada, quando ela teria sido a primeira a celebrar.

Uma ausência que chamou a atenção foi a da alferes Barnes, omitida até mesmo das cenas de multidão, quando diversos outros personagens terciários foram vistos, até mesmo os “equivalentes babacas” dos protagonistas, os alferes do turno delta vistos em “Terminal Provocations”. Algum indício de que a trill pode ter algo a ver com o mistério envolvendo a prisão de Freeman? O implante de Rutherford? Só a nova temporada poderá dizer e, como já aprendemos, não dá para assumir nada por padrão com Lower Decks.

A prisão da Freeman ao final teve o impacto intencionado pela equipe de produção para ser a surpresa adicional do episódio (considerando que ocorreu com o segmento basicamente encerrado, soou como o “Tem Mais Uma Coisa” que Steve Jobs mandava em suas apresentações) e serviu como um dos gancho para a próxima temporada, enquanto outros ganchos foram polvilhados em “wej Duj”. Embora compreensível enquanto elemento de drama, a maneira pela qual colocaram a capitão sob custódia acabou tendo a velha mão pesada da Frota em determinadas situações, e foi uma desnecessária falta de cortesia por parte das autoridades para com uma suspeita que, por tudo que era sabido, provavelmente não reagiria de forma violenta à voz de prisão e que acabava de ter realizado um primeiro contato de sucesso.

O problema a ser resolvido teve um sabor totalmente próprio de Star Trek e a resolução encontrada foi muito criativa no seu ineditismo, algo até difícil em uma franquia de centenas de episódios, e sem exagerar no tecnoblablá. A questão do “aquilo que está em jogo aqui” se mostrou mais elevada desta vez, mas novamente com escala adequada: não tinha ninguém prestes a salvar todo o universo. E, no final, um paralelo agradável com a Cerritos fazendo o papel que a Titan teve no desfecho da primeira temporada.

Este foi mais um episódio que colocou a barra mais alto no quesito de direção de arte e animação, com todos os efeitos visuais necessários para ilustrar a velha e boa “anomalia espacial da semana” e a criativa solução de desmantelar o casco externo da nave. Destaque especial fica para a sequência em que Jennifer salva Mariner, onde os animadores tiveram para si a tarefa de entregar a tensão completa do momento, uma vez que a cena quase não teve nenhum diálogo, e tiveram sucesso nisso mesmo nos traços simples do estilo da série, ilustrando uma Mariner genuinamente aterrorizada, com criativo uso de cortes, movimentos e sombras muito bem aplicados.

Nos itens menores, é irônico que o sistema manual de manobra da classe California seja um sistema mais avançado do que o da classe Sovereign, ou seja: o manche visto em Jornada nas Estrelas: Insurreição aqui aparece de forma bem mais pensada, acoplado à cadeira do primeiro oficial, em vez de em um banquinho retrátil apenas à meia-altura no centro da ponte.

A visita ao laboratório de operações cetáceas não pode ser esquecida, claro. É um antigo conceito dos tempos de pré-produção de A Nova Geração que acabou nunca sendo exibido em tela devido às dificuldades de representar isso em uma série de TV. Mas a maluquice da ideia somada às facilidades da animação foram irresistíveis a Mike McMahan, e o laboratório cetáceo fez sua grandiosa estreia neste episódio. E como foi a melhor maneira para isso? Eles optaram por tacar o louco logo e mostrar safadas belugas sencientes em uniforme, e com brinquedos de praia ao lado do tanque principal do laboratório.

Ao final, um ótimo episódio que destila os aspectos mais positivos da série até este momento, culminando em termos a chance de rever uma tela com os dizeres “To be continued…” ao estilo de A Nova Geração, uma experiência nostálgica e impactante. Para a estreia da terceira temporada, já vale apostar no complemento da experiência com uma locução “Last time, on Star Trek: Lower Decks” e depois um “And now, the conclusion“. Só poderia ser melhor se isso ocorresse na voz de Majel Barrett, mas nem sempre podemos ter tudo. O que é certo é que já ficou no ar a promessa de uma interessante e divertida terceira temporada pela frente.

Avaliação

Citações

“Oh, please, I know you hate me.”
“Pfft, I don’t think about you at all.”
“Yeah, right, I bet you dream about me every night with your stupid little butt…”

(Oh, por favor, eu sei que você me odeia.)
(Pfft, eu nem lembro que você existe.)
(Ah, tá bom, eu aposto que você e sua bundinha estúpida aí sonham comigo toda noite…)
Mariner e Jennifer, depois de se esbarrarem nos corredores da Estação Douglas

“Uh, I’m okay. Please, don’t, I’m fine.”
“Don’t worry about it. I’ve done way worse in front of much more intimidating captains.”

(Uh, estou bem. Por favor, não precisa, estou bem.)
(Não se preocupe sobre isto. Eu já fiz muito pior na frente de capitães muito mais intimidantes.)
Alferes da Archimedes e Sonya Gomez, com a capitão tranquilizando a alferes quando ela tropeça na ponte

“What if someone asks why he has it?”
“We programmed that in. He’ll think it was elective.”

(E se alguém perguntar qual a razão de ele usar isto?)
(Nós programamos isso de antemão. Ele vai pensar que foi eletivo.)
Duas pessoas conversando em mesa de operações em memória perdida de Rutherford

“Can’t these two do it?”
“Ah, yeah, it wasn’t designed for flippers.”

(Eles dois não podem fazer?)
(Ah, é, aquilo não foi pensado para quem tem nadadeiras.)
Mariner e Rutherford, com o alferes explicando a razão dos tenentes belugas não poderem completar a desacoplação do último painel travado do casco

“Every time I think I’m out of this thing, boom, hit by an asteroid.”
“Well, don’t worry. I’m sure you’re the doc’s top priority.”

(Toda a vez que eu acho que estou fora desta coisa, pronto, atingido por um asteroide.)
(Bem, não se preocupe. Eu tenho certeza de que você é prioridade para a doutora.)
Tripulante bajoriano e Tendi, sobre as inúmeras aparições do cara na enfermaria da Cerritos

Trivia

  • Entre os locais da Cerritos que Tendi sugere visitar com Rutherford, a órion menciona a “Sala do Patinho de Borracha”. Isso se refere a um detalhe escondido nos diagramas principais da nave nos painéis LCARS da Enterprise-D, que incluíam uma sala com um pato de borracha escondido como easter egg. A figura é mais visível na reprodução do painel no livro Star Trek: The Next Generation – Technical Manual.
  • Segundo o showrunner de Lower Decks, Mike McMahan, a USS Archimedes é da classe Obena, uma variação da classe Excelsior, mas com modificações adicionais. A classe foi batizada em referência ao diretor de arte da série, Nollan Obena.
  • No meio de todas as frases gritadas ao mesmo tempo contra a sugestão de Kayshon sobre passarem em dobra pelo agrupamento de detritos do planetoide, é possível ouvir Shaxs dizendo: “A dra. Erin disse que não podemos fazer isto!” Indiretamente eles estão referenciando Erin Macdonald, Ph.D. em astrofísica que trabalha como consultora científica da equipe de produção de Lower Decks.
  • Você pode conferir todas as referências e easter eggs do episódio neste artigo de Maria-Lucia Racz no Trek Brasilis.

Ficha Técnica

Escrito por Mike McMahan
Dirigido por Jason Zurek

Exibido em 14 de outubro de 2021

Elenco

Tawny Newsome como Beckett Mariner
Jack Quaid como Brad Boimler
Noël Wells como D’Vana Tendi
Eugene Cordero como Sam Rutherford
Dawnn Lewis como Carol Freeman
Jerry O’Connell como Jack Ransom
Fred Tatasciore como Shaxs
Gillian Vigman como T’Ana

Elenco convidado

Lycia Naff como Sonya Gomez
Phil LaMarr como Almirante Freeman
Jim Piddock como Mandel
Paul Scheer como Andy Billups
Carl Tart como Kayshon
Lauren Lapkus como Jennifer Sh’reyan

TB ao Vivo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Leandro Magalhães
Revisão de Salvador Nogueira

Episódio anterior | Próximo episódio