Showrunner de Picard fala sobre viagem no tempo

A segunda temporada de Star Trek: Picard apresenta Jean-Luc Picard e sua equipe viajando de volta no tempo para Los Angeles de 2024. O último episódio, “Watcher”, gerou muitas perguntas sobre a história de viagem ao passado de Star Trek. O co-showrunner do programa, Terry Matalas, explicou como a produção lidou com o tema viagem no tempo.

Em “Watcher”, a jovem Guinan diz a Jean-Luc: “Eu não conheço você, velho!”, mesmo quando Picard diz a ela seu nome no final do episódio. Ela está familiarizada com o nome dele, mas ainda não se lembra.

O questionamento de muitos fãs começa com o episódio “Time’s Arrow” de A Nova Geração, onde Picard e outros membros da tripulação da USS Enterprise-D voltam no tempo e encontram uma versão ainda mais jovem de Guinan, em 1893, na cidade de São Francisco.

O co-showrunner de Picard, Terry Matalas, explicou, este aparente paradoxo, ao site Inverse:

Esta Guinan não se lembraria de Picard porque nesta linha do tempo alternativa, o episódio de A Nova Geração, “Time’s Arrow” nunca aconteceu. Como não havia Federação, esses eventos não aconteceram da mesma forma. Não existe relação anterior. No entanto, ela provavelmente ainda estava viajando para a Terra e, como sabemos, ela ficou um pouco. Então, esta Guinan é diferente. Mas ela, é claro, pode sentir que algo está errado. Ela está passando por uma espécie de doença do tempo graças à intromissão de Q na linha do tempo.

No twitter, Matalas dá a mesma resposta a um internauta sobre o questionamento a respeito de Guinan.

“Porque não havia Federação de onde viajaram de volta,  aquele evento nunca aconteceu.”

Em entrevista anterior ao site TrekMovie, Matalas confirmou que a maneira como eles estão tratando a viagem no tempo é que, embora tenham chegado antes da divergência de tempo de Q, eles não estão na linha do tempo Prime; ainda estão na linha do tempo alterada da “Confederação”. Essa lógica flui para outros eventos de futuras de viagem no tempo, como Sisko voltando para São Francisco de 2024 (Deep Space Nine, “Past Tense”) ou Kirk voltando no tempo para salvar as baleias (Star Trek IV: The Voyage Home).

No episódio, vemos que o jornal que Q estava lendo era datado de 21 de janeiro de 2024, mas Picard e sua equipe chegaram em 12 de abril de 2024. Sendo que 15 de abril é a data que Q muda o passado.

No entanto, a cena do punk no ônibus, cedendo aos pedidos de Sete de Nove para abaixar o volume da música, pareceu em sentindo, considerando que os eventos do filme The Voyager Home não tenham acontecido. Mas, Matalas tem uma explicação divertida para o fato.

Foi uma das primeiras coisas que eu lancei na verdade. Adoramos a ideia de que talvez esse cara tenha migrado de São Francisco para Los Angeles em algum momento. Agora, tecnicamente, Star Trek IV não teria acontecido nesta linha do tempo alternativa, mas talvez alguma parte dele se lembre de seu encontro com Spock na Linha do Tempo Prime. E isso me fez rir que ele iria enfrentar Sete de Nove. Entrei em contato com Kirk Thacher (ator que fez o personagem no filme) imediatamente, que estava absolutamente pronto para retornar.

De acordo com Matalas, eles estão seguindo as mesmas regras, quando mudanças no passado reescrevem a linha do tempo, como em “City on the Edge of Forever” ou no filme Star Trek: First Contact, e somente eliminando o ponto de divergência no tempo para fazer retornar a linha original.

Guerras Eugênicas

Outro evento crucial na história de Star Trek e próximo dos acontecimentos de Picard, são as Guerras Eugênicas. Este momento na história da Terra ocorreu nos anos 90 do século 20, onde surgiram as experiências com seres humanos alterados geneticamente. Estes eventos geraram o famoso vilão Khan Noonien Singh, encontrado pela primeira vez no episódio “Space Seed” da série original.

Ao ser questionado no Twitter sobre este evento em relação a linha do tempo alternativa, Matalas explicou que o tema Guerras Eugênicas foi um grande debate entre os roteiristas.

Discutimos sem parar. Chegamos à conclusão de que na 3ª Guerra houve várias rajadas de EMP (pulso eletromagnético em razão da explosão nuclear) que fizeram todos retrocederem décadas. Os registros desse período de 75 anos, a partir dos anos 90, ficaram incompletos. Talvez Spock estivesse errado? Não há maneira fácil de fazer isso, se você quiser que o passado se pareça com o hoje.

Akiva Goldsman, também entrou na conversa para apoiar a parte “infinita” da discussão na sala dos roteiristas. Até o momento não há menção sobre Guerras Eugênicas em Picard.

Próximo episódio de Star Trek: Picard chama-se “Fly Me To The Moon” e estará disponível no Amazon Prime nesta sexta-feira dia 01 de abril.