Morreu Ralph Senensky, o último diretor da Série Clássica de Star Trek

Ralph Senensky, um dos nomes mais reverenciados por trás das câmeras da Série Clássica, faleceu no último sábado, aos 102 anos, em um hospital em Carmel-by-the-Sea, Califórnia, notícia confirmada por sua sobrinha, a figurinista Lisa Lupo-Silvas.

Senensky era o último diretor sobrevivente da primeira Série de Star Trek, que foi ao ar na NBC de 1966 a 1969. Ele dirigiu sete episódios da série criada por Gene Roddenberry, incluindo “This Side of Paradise“, “Metamorphosis“, “Obsession“, “Bread and Circuses“, “The Omega Glory“, “Is There in Truth No Beauty?” e “The Tholian Web“.

Senensky estava originalmente escalado para dirigir “The Devil in the Dark“, mas o cronograma de produção foi alterado com “This Side of Paradise“. A equipe de produção ficou bastante satisfeita com seu trabalho no episódio, e ele foi contratado para dirigir outros episódios da segunda e terceira temporadas.

Senensky nutria um apego especial por “Metamorphosis”, da segunda temporada, seu favorito entre os sete episódios que dirigiu. Seu último trabalho na série, porém, foi em “The Tholian Web”, na terceira temporada, onde enfrentou sérios desafios.

Em uma entrevista de 2012 ao site oficial de Star Trek, ele revelou que atrasos ocorreram devido aos trajes espaciais prateados, que exigiam que os atores fossem costurados e descosturados, atrasando meio dia de filmagem. Apesar de avançar na produção, Senensky terminou a quarta-feira ainda atrasado e foi demitido pelo produtor Fred Freiberger, que o substituiu por Herb Wallerstein. Gene Roddenberry, criador da série, ligou para se desculpar, indignado, esclarecendo que não esteve envolvido na decisão. Segundo Senensky, Roddenberry já estava insatisfeito com os rumos da produção e, no fim da série, parecia ter se afastado do projeto.

Michael Okuda foi um dos que prestou homenagens ao grande diretor.

A carreira de Senensky abrangeu uma vasta gama de séries famosas. Ele dirigiu 12 episódios de The Waltons, quatro de Dynasty, e episódios de produções como Dr. Kildare, Naked City, The Fugitive, Ironside, The Partridge Family, Hart to Hart (Casal 20) e The Paper Chase, entre outras. Seu último projeto foi o curta-metragem The Right Regrets, dirigido em 2013, quando ele já tinha 90 anos.

Trek Brasilis deseja conforto à família e reitera que a memória de Ralph Senensky estará sempre viva nos corações de todos os trekkers.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok


Descubra mais sobre Trek Brasilis

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.