Fracassa negociação USA/Frota para trazer ator

As negociações entre o fã-clube paulista Frota Estelar Brasil e o canal USA para trazer um ator de Jornada ainda este ano fracassaram, para a tristeza dos trekkers que tinham a esperança de ver algum representante do franchise no ano em que se comemora o 35º aniversário da série original. Mesmo assim, a Frota promete um grande esforço para tentar trazer alguém no primeiro semestre do ano que vem.

“Estamos pensando em algo na linha do ‘ou vai ou racha'”, disse ao Trek Brasilis Luiz Navarro, presidente do clube. A idéia do clube, que em princípio tentará negociar com um ator usando apenas recursos próprios, será divulgada com mais detalhes na convenção que acontece neste sábado no Anhembi, em São Paulo.

USA e Frota já trabalhavam juntos para tentar trazer um ator desde março. O canal estava se comprometendo a pagar o cachê do convidado, enquanto toda a parte burocrática e logística do evento ficaria por conta do fã-clube. Por duas vezes, o negócio esteve perto de acontecer.

Na primeira tentativa, a Frota fechou um acordo com Walter Koenig (Pavel Chekov), pendente apenas pelo acerto do cachê. O ator viria para a convenção de 1º de setembro, mas o USA não conseguiu resolver a tempo sua burocracia interna, que envolvia o fechamento da programação do mês e o planejamento de todas as ações do canal ligadas à divulgação dessa programação. A verba destinada ao cachê do ator seria justamente uma das ações planejadas pelo canal.

Mais tarde, quando o USA conseguiu fechar seu planejamento para setembro, Walter Koenig não estava mais disponível para a data. O canal então pediu que a Frota entrasse em contato com Majel Barrett (Número Um de “The Cage”, enfermeira Chapel da Série Clássica, Lwaxana Troi de A Nova Geração, voz do computador de bordo e viúva de Gene Roddenberry).

A Frota conseguiu acertar com Barrett sua vinda, com data para 1º de dezembro, na última convenção do ano. Mesmo assim, a negociação voltou a fracassar, pois o USA só tinha autorização para liberar a verba caso conseguisse ligar o evento à divulgação da programação especial de Jornada, agendada para setembro. Para dezembro, o canal não tinha a verba liberada para investir no evento.

Apesar dos desencontros, Frota Estelar e USA se dizem totalmente dispostos a continuar trabalhando juntos na divulgação de Jornada nas Estrelas. “A Frota não tem nada contra o USA, foi apenas uma negociação que não deu certo”, diz Navarro.

O canal se manifesta no mesmo sentido, reiterando seu apoio a todo fã-clube ou instituição que queira promover Jornada nas Estrelas por meio de eventos ou qualquer outra ação. “Temos imenso carinho pelo público trekker e principalmente pelos seus fãs-clubes. A Frota Estelar, a FFESP, o Trek Brasilis e todos os demais possuem espaço aberto no USA”, diz Franklin Costa, do departamento de marketing do canal.