Harlan Ellison quer ajudar no script de Star Trek 2

Harlan EllisonApós o término da pendência jurídica entre o autor de City on the Edge of Forever (Cidade à Beira da Eternidade), Harlan Ellison, e a Paramount, o escritor disse que estaria interessado em ajudar o produtor J. J. Abrams no roteiro para a sequência de Star Trek. Harlan Ellison é um conhecido autor de contos de ficção científica com centenas de publicações, tendo recebido diversos prêmios e homenagens por seu trabalho.

Mesmo após o processo legal contra a Paramount, que terminou em acordo, pelos direitos do episódio Cidade à Beira da Eternidade, Ellison está disposto a botar uma pedra em cima do assunto e fazer as pazes com o estúdio.  Ele disse que gostaria de receber um chamado de Abrams para participar do roteiro do novo filme. “Gostaria de ter a chance de trabalhar com o extraordinariamente talentoso J. J. Abrams sobre um novo filme de Star Trek “, disse Ellison aos leitores do seu blog

Ellison explicou que idéia teria em mente, se fosse dada a oportunidade para escrever a história. “Eu provavelmente tentaria direcioná-lo (Abrams) em direção à idéia do filme original que me pediram para produzir, pelo falecido Gene Roddenberry e por um executivo de produção, cujo nome infelizmente me escapa da memória (mas ele teria sido, se bem me lembro, um cabeleireiro ou designer de roupa ou ex-namorado de alguém ou outro, e ele continou tentando pressionar-me para incluir o Calendário Maia)”. 

Mas se não fosse do agrado de Abrams, o escritor já teria outra rota alternativa. “Se o Abrams não quiser ir por esse caminho, eu ficaria muito aberto para repensar tal filme do começo”, disse Ellison. Quando entra a Paramount, porém, Ellison gostaria que as coisas fossem feitas corretamente desde o início, como ser pago pelo seu valioso tempo. 

No seu blog, Ellison passou a elogiar Abrams. “..Esse cara não é Roddenberry! Ele também não é o ex-cabeleireiro com sua tara pelos calendários maias! Ele é um escritor que eu respeito…”. 

Por fim, ele pediu a Abrams ou os envolvidos na produção para sentirem-se livres para entrarem em contato com ele.

Para quem ainda não sabe, aqui vai uma pequena história sobre a rápida participação de Harlan Ellison no primeiro filme de Jornada no cinema.

Em 1975, com a popularidade da série original no syndication, a Paramount Pictures resolveu desenvolver um filme para a telona e chamou Gene Roddenberry para escrever um roteiro. Roddenberry produziu o primeiro rascunho intitulado The God Thing, que os executivos do estúdio não concordaram. Posteriormente, uma série de roteiristas ofereceu idéias que foram sumariamente rejeitadas, entre elas a de Harlan Ellison. A história de Ellison tinha uma serpente como raça alienígena adulterando a história da Terra (envolvendo viagem no tempo) para criar uma raça da mesma família. Kirk se reúne com sua velha tripulação, mas são confrontados com o dilema de matar a raça reptiliana na Terra pré-histórica só para manter o domínio da humanidade. Quando Ellison apresentou sua idéia, um executivo sugeriu que ele lesse o livro Eram os Deuses Astronautas? e incluisse a civilização maia em sua história, o que desagradou o escritor, porque ele sabia que os maias não existiam na aurora dos tempos.

Fonte: Wikipedia e TrekToday