Equipe de som explica efeitos em Star Trek

A equipe de som responsável pelos efeitos sonoros em Star Trek explica, num video pela soundwoekcollection, como eles criaram os sons ouvidos no filme. Alguns sons do longametragem são reconhecíveis pelos fãs da velha escola da série original, enquanto os novos foram criados para atender as demandas do público moderno.

De acordo com o Sound Designer Scott Gershin, foi necessário atualizar Star Trek para as audiências de hoje, e ainda atrair os fãs já estabelecidos. “O desafio era como apoiar a base de fãs que já está familiarizada com a série original”, disse ele, “e, no mesmo ponto, trazer algo que é novo e fresco, algo que faça sentido na sociedade atual, no nível de áudio dos filmes de hoje”.

Para impressionar o público de hoje, os efeitos de som precisavam ter mais coisas haver com ele. “Quando Jornada foi uma série de TV”, disse Gershin. “Não havia sub som, não havia 5.1, por isso, para o meu trabalho, quando a Enterprise disparou … você precisava do poder, você precisa das pessoas dizendo: ‘Uau! Isso é incrível!”.

Scott Gershing comentou ainda que para os sons das armas sendo disparadas e da nave passando em dobra, foram usadas guitarras para criar os tipos de tons, pessoas falando em câmera lenta, sons em baixa modulação e vários sons crescendo em intensidade.

O supervisor da edição de som, Mark Stoeckinger, falou sobre a criação de sons no espaço. “Num primeiro momento J.J. (Abrams) queria que fosse potencialmente silêncioso no espaço e queria ver como é que iria funcionar, por isso a primeira seqüência em que trabalhamos foi na abertura do filme, com a Kelvin. Houve ação muito interessante e efeitos visuais, mas tudo o que estava acontecendo no espaço sentimos que teríamos que fazer algo no som. Então nós pusemos o som no espaço”.

Uma ocorrência infeliz para um tripulante da Kelvin significou uma oportunidade de usar o silêncio no espaço para um bom efeito. “Havia uma oportunidade, quando um dos tripulantes é sugado para fora de um buraco na Kelvin e indo para o silêncio”, explicou Stoeckinger, “experimentar com um pouco desse silêncio e ver o que podia fazer e usá-lo para o efeito dramático, acredito que tenha funcionado muito bem. E eu sei que J.J. ficou muito feliz com isso”.

Quanto ao som do computador da Enterprise, Mark Stoeckinger disse que eles usaram a voz original de Majel Berrett, mas nas suas últimas filmagens, ela ficou impossibilitada de sair de sua casa por estar doente  e assim alguém foi em sua residência e gravou as cenas que eles precisavam.

A designer de som da equipe, Ann Schibelli, falou sobre os efeitos sonoros com os quais a maioria dos fãs estão familiarizados, como o som sibilante quando as portas da nave são abertas, e os sons associados com o teletransporte. “O projeto para a porta da Enterprise é como um som singular que temos ouvido ao longo da série original,” disse ela. “… Eu queria fazer o som, você sabe, o clássico [som]. Eu estava trabalhando em outro projeto e havíamos gravado algumas descargas de toilets de banheiro russo em um trem. E foi uma dessas ondas de ar usadas, que tinha um som muito legal de sucção a vácuo. E logo que eu ouvi, e disse: – Este é o som para a porta da Enterprise – Então esse é realmente o que é, um vaso sanitário”.

“O som que energiza é da série original”, disse Schibelli, “O feixe de som do transporte também é da série original, então há uma série de elementos originais da série original que o público possa reconhecer e que está familiarizado”.

Fonte: TrekToday.