Star Trek: Raças Alienígenas lida com a diversidade

Jornada nas Estrelas faz 44 anos hoje (8/9), e para celebrar a data, a Devir Livraria lançou mais uma edição das histórias em quadrinhos que vêm sendo publicada desde 2007 pela IDW Publishing lá fora. Star Trek: Raças Alienígenas é o quarto álbum dessa linha de HQs que aparece no Brasil. Com 152 páginas coloridas e capa cartonada, o volume reúne os seis números de Star Trek: Alien Spotlight – Volume 1, que saiu nos Estados Unidos de setembro de 2007 a fevereiro de 2008.

Alien Spotlight foi, assim como no Brasil, o quarto título publicado pela IDW. São seis histórias enfocando a diversidade racial em Star Trek, em contos independentes. Gorns, Vulcanos, Andorianos, Órions, Borgs e Romulanos compõem essa coletânea, mas os humanos da Federação não foram esquecidos, e muitos menos a USS Enterprise que, em suas versões comandadas por Christopher Pike e Jean-Luc Picard, está presente.

O primeiro capítulo do álbum tem como tema os Gorns, numa rápida aventura envolvendo o capitão e o primeiro-oficial da USS Reliant, Clark Terrell e Pavel Chekov. Os eventos se passam antes de Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan, e mostram uma missão rotineira a bordo do shuttle Kepler que, ao se deparar com os Gorns, muda de figura. Já a segunda história traz uma das primeiras missões de Spock na Enterprise, sob o comando de Pike. O preconceito dos humanos para com o vulcano é latente, mas Spock parece não se importar muito com isso.

Andorianos, o terceiro conto, se passa durante o sétimo ano de A Nova Geração, cerca de uma semana depois de All Good Things…, e enfoca Ortees Sharad, natural de Andoria e analista de inteligência da Frota Estelar. Órions joga uma luz sobre Pike, agora no cargo de Capitão da Frota (uma espécie de diplomata) tendo de mediar em Babel, com a ajuda de uma deliciosa escrava de Órion e sendo atrapalhado por tellaritas ranzinzas.

A penúltima história, Borgs, se passa ao final de Voyager, mas com a tripulação da USS Enterprise-E como protagonista e Janeway numa rápida aparição. Picard tem de lidar com um feixe de energia temporal Borg, que está assimilando o passado da galáxia. É um confronto de lógica entre o eterno Locutus e a Rainha Borg, com um final inesperado.

John Byrne, um dos mais conceituados artistas e roteiristas das histórias em quadrinhos, assina o capítulo final de Star Trek: Raças Alienígenas em Romulanos, que talvez seja, ao lado de Vulcanos (a parte 2 da publicação), a melhor história da revista. Nela, conhecemos o extravagante Pretor de Romulus, que lança uma novíssima nave com inédito sistema de camuflagem numa ofensiva para atacar um posto avançado da Federação nos limites da Zona Neutra.  É o prólogo do clássico episódio da série original Balance of Terror.

Temos portanto uma publicação de ótima qualidade, com boas e criativas histórias e belos desenhos. Uma excelente aquisição para o acervo de qualquer fã de Jornada nas Estrelas. Algumas amostras das páginas de Star Trek: Raças Alienígenas podem ser encontradas aqui, no site da Devir. A publicação custa R$ 37,50 e está à venda em livrarias e no próprio site da editora.

8 Comments on "Star Trek: Raças Alienígenas lida com a diversidade"

  1. Mais uma tentação.

    Off topic

    Acabei de ler Star Trek e a Filosofia, com exceção do capítulo 2, que foi muito fraco em sua análise tendo aspectos que não concordo e outros insuficientes, o resto foi muito legal. Aprendi muita coisa e ainda foi divertido ver todos esses professores nerds expressando desejos que nós mesmo temos.
    Foi muito legal !!!!!!!!

  2. Acho que é “FELIZ ANIVERSÁRIO” para os TREKKERS do planeta!!!

  3. Devia ser feriado. Star Trek é demais! Vida longa e próspera para todos!

  4. Star Trek faz 44 anos!!!! Parabéns a todos aqueles que contribuiram ou contribuem para o grande sucesso desta extraordinária e lendária franquia. Aproveito nesta mensagem para perguntar: Onde conseguimos o DVD da série animada de Star Trek, pois parece que está fora de catálogo (se alguém souber escreva)?

  5. Acho Balance of Terror a melhor hosória de Jornada nas Estrelas, só por causa de “Romulanos” trazer uma grande referência a esse episódio já da para comprar sucegado o gibi encadernado.

    E também acho que o aniversário de jornada deve ser feriado mundial!!!

    Quem quer apostar que o ST2.3 vai sair no quinquagésimo aniversário da franquia?

  6. pado, se vc gosta tanto de balance of terror, compre na amazon ou qualquer loja de quadrinhos importados a trade star trek romulans de john byrne. é a saga completa da alianca klingon/romulana e tem a quadrinizacao desse episodio da serie classica por byrne.

  7. Só para entender: serão 6 publicações, sendo esta a quarta? Todas tem o subtítulo de “Raças Alienígenas”? Alguém sabe dizer se as que foram lançadas antes desta ainda são fáceis de encontrar? Vou ver se acho alguma coisa na Saraiva. Obrigado aos que responderem.

  8. nao, sera apenas uma publicacao contando com seis historias em formato de trade paperback

Leave a comment

Your email address will not be published.


*