Kate Mulgrew fala da criação de Janeway

A atriz Kate Mulgrew, que está interpetando a Rainha do Nilo na peça “Antony & Cleopatra”, de Shakespeare, foi entrevistada pelo site Totally Kate!, onde falou de seu personagem capitã Janeway, da série Voyager, de seu trabalho atual e dos projetos futuros. Mulgrew está com 55 anos. Vejas alguns trechos mais importantes dessa entrevista.

Estar interpretando Cleópatra era tudo o que você pensava que seria?

“Tudo e muito mais. Tudo e muito mais. Mas eu sabia. Eu disse que há alguns meses que este era um sonho, e quantas atrizes podem dizer que seu sonho é real. É por causa das pessoas em minha vida. Michael Wilson decidiu montá-lo. Tina Landau veio a bordo para dirigir. Você ganha um ator lindo como John Douglas Thompson fazendo Antony. É fantástico. Extraordinário. Uma vez na vida. Então agora eu posso dizer que fiz isso. Eu fiz isso, e acho que fiz bem. Eu sei que fiz muito bem porque eu estava completamente lá.

E então você teve que subir e descer as escadas e ir através do saguão …

“Eu fiquei muito em forma! E os anos desaparecem, né? Você não pensa em outra coisa. Você pensa que esta é quem você é. Quando cheguei em casa levei uma semana para sair da cama. Meus pés e pernas estavam com problemas. Meus joelhos estavam muito pretos e azuis, sabe como é? Meus braços estavam muito doloridos. Levei uma semana, e depois dei um jeito nas minhas costas. Eu fiquei de cama durante quatro dias. É o que acontece quando você deixa alguma coisa que você amou muito cedo.”

Agora que você já fez o papel que você sempre quis interpretar, qual o seu papel do próximo sonho?

“Eu estou fazendo um ensaio para Notebook of Trigorin com Michael Wilson, no dia 30. Eu não acho que seja para o público – não sei – Eu vou descobrir a partir de amanhã no Sarah. Notebook of Trigorin é uma adaptação do Tennessee Williams para “A Gaivota”, de Anton Chekov, e nela está o grande papel de Madame Arakadina, a atriz, que levou um jovem amante, Trigorin. Seu filho tenta cometer suicídio – parte absolutamente primorosa. Então eu acho que Michael gostaria de fazer isso. Seria eu, Matthew Modine, meu querido amigo Daniel Davis que vai fazer o meu irmão Sorin, e Hallie Foote, filha de Horton Foote fará Nina. Eu acho que é apenas para os investidores no dia 30. Eu vou descobrir.”

Que experiências da vida real ou pessoais, ficcionais ou não, você desenhou para o seu papel como Capitã Janeway?

“É uma pergunta feita freqüentemente, mas é raro o caso em que uma desenhe sobre qualquer outra. Isso baseia-se em uma composição. É o que chamo de minha imaginação, da minha própria personalidade. Da minha mãe, de mulheres que eu conheço em posições de autoridade. É o que eu sempre disse sobre Janeway – esse tipo de personagem emerge como um caso de amor. Quando você sabe que fará alguém por sete anos, você tem que tocar em coisas que você gosta e confia sobre si mesma como uma líder, porque o público vai ver isso muito rapidamente. Então eu acho que o meu carinho, minha capacidade de amar, minha lealdade, mais uma vez a minha curiosidade, a minha disciplina – todas essas coisas me deixaram em boa posição. E elas simplesmente foram traduzidas em Janeway, no final. Também acho que ela tinha uma graça … adorei a sua graça. Sempre cortês. Até o fim. Mesmo com a Rainha Borg quando estava humilhando-a, certo?”

Como você define o sucesso, e como sua definição de sucesso mudou?

“Defino sucesso como fazer o que faz uma pessoa feliz – fazer uma vida em que se ama. Eu tenho tido muita sorte nesse sentido, porque eu tenho atuado durante quase quarenta anos. Qual foi a segunda parte da pergunta?”

Como a sua definição de sucesso mudou ao longo dos anos?

“Eu fui muito ambiciosa na maioria desses anos. Quando a ambição muda é quando a idéia de sucesso muda. Sucesso para mim agora é estar fazendo o trabalho que me faz crescer e me faz feliz. Não o trabalho que vai me levar para o próximo bom trabalho. Hollywood e Nova York são coisas muito diferentes. Noite e dia, embora ambas as cidades sejam difíceis. Nova York é mais inteligente, mas Hollywood é mais rica e mais poderosa, e eu escolho Nova York. Eu estou ficando velha, e eu digo a você, que eu quero fazer estes grandes papéis. Eu não quero me preocupar com dinheiro ou como meu TVQ (quociente de audiência) está indo …. Eu estou prometendo-lhe o seguinte: não vou ceitar nada a menos que eu realmente queira fazer.”

Fonte: TrekWeb