Chase Masterson comenta sobre Leeta

A atriz Chase Masterson interpretou a Bajoriana Leeta, na série Deep Space Nine. Sua personagem inicialmente seria de curta duração e com função apenas de atrair audiência, mas sua atuação agradou aos produtores, na época, e ela acabou continuando a dar vida a garota do Dabo, tendo sido importante na guerra contra o Dominion. Ao site Star Trek.com, ela escreveu um comentário em que opina quanto a sua atuação e o que esperava do personagem. 

“Ultimamente, eu comecei a discutir alguns dos meus mais “privados” pensamentos sobre a atuação de Leeta. A oportunidade de falar sobre isso em entrevistas e em convenções – com um maior grau de abertura que eu tive, talvez, no passado – tem sido extremamente valiosa para mim.

Como eu disse desde o início do meu trabalho na série, eu sou grata por Jornada de inúmeras maneiras. Sendo uma parte do legado de Jornada é inegavelmente uma das maiores bênçãos que um ator pode receber. Na verdade, eu pedi por isso. No início de minha carreira, eu rezava especificamente para estar em uma série nesta franquia por causa do valor alegórico das suas histórias, a dimensionalidade dos seus personagens, e o entusiasmo de seus fãs.

Leeta foi escrito com muitas qualidades interessantes, que foram uma maravilha para encarnar. Como uma menina Dabo ela era brincalhona, mas como uma Bajoriana ela tinha um alicerce espiritual profundo. Enquanto ela estava num sistema hierárquico mais baixo em seu trabalho, estava disposta a arriscar tudo para ficar acima de sua moral. E enquanto Leeta foi muito dedicada – que amou Rom com comprometimento e o foco singular – ela não era fácil. Agora é a esposa do Nagus Grande. A menina do Dabo que se tornou a primeira-dama da Aliança Ferengi! Há piores empregos.

Mas vamos encarar os fatos. Leeta foi introduzida principalmente para alívio cômico e adoçar os olhos. Há uma parte de mim que gostaria que eu tivesse a oportunidade de retratar uma profundidade e uma dimensionalidade que nunca apareceu no personagem. O humor em nossas histórias Ferengi foi – bem – ampla. Embora muitas pessoas adicionaram o estilo que definiu Leeta, alguns viram-na apenas como farsa. Para ser franco, houve vezes que eu tentei trazer Leeta com pés no chão, apontando para uma personalidade distinta, ainda que mais moderada. Isso não passa por cima muito bem no set. Os diretores e o público se acostumaram com Leeta sendo a boneca dos olhos arregalados da tripulação, vestindo sua “naïveté et joie de vivre” (ingenuidade e alegria de viver) em sua manga (ou, no caso dela, o peito). Foi assim que Leeta se encaixou na série, e me foi dito frequentemente. Kira, Dax, e os outros eram fortes em suas formas específicas, e a química da série precisava de alguma variedade. A partir de uma postura de produção global, eu entendo perfeitamente este raciocínio.

No entanto, o zeitgeist da televisão (o nível de avanço intelectual e cultural) mudou muito desde então. Séries inovadoras como Buffy, Firefly, Battlestar Galactica e Torchwood definiram uma corajosa, mais sombria e uma margem mais real para a ficção científica. Mesmo séries do gênero que incorporam comédia (como Eureka) têm um humor mais seco do que os programas de 10 ou mais anos atrás. Então, quando eu assisto nosso trabalho em Deep Space 9, muitas vezes me pergunto se o meu desempenho tem envelhecido bem. Não há muitas oportunidades para meninas alienígenas cômicas excêntricas no cinema e na televisão nesses dias, e, como acontece com muitos atores (em especial no universo de Jornada), superar preconceitos pode ser uma batalha difícil.

Recentemente, quando eu estava preparada para o enigmático e misterioso papel de Singer no filme Yesterday Was a Lie, meu histórico trabalhou contra mim. O diretor James Kerwin inicialmente não conseguia superar a sua percepção de mim como Leeta, com a doçura de olhos arregalados e pouca voz. Eu finalmente consegui o papel, mas só depois de os cineastas se virem surpresos ao descobrirem que eu era certa para ele.

O fato de nunca pensar e nem falar como Leeta não é a única coisa que vem como um choque para alguns. Eu estou realmente interessada em ficção científica, bem como a filosofia, a psicologia junguiana, cosmologia, astronomia e outras ciências. Suponho que as pessoas se simpatizem quando ficam espantadas que mulheres razoavelmente atraentes possam ter inclinações intelectuais. E eu agradeço o elogio. Mas é frustrante ser tipificada – na tela ou fora dela – como uma menina que não é tão esclarecida em ciência como eu sou. Eu ainda torço pelo dia em que isso não atinja as pessoas como “surpreendente” ou “refrescante” que as mulheres estejam sinceramente interessadas nestes assuntos. Uma dessas coisas que não pode acontecer, mas deve ser lembrada é da cena em “Dr. Bashir, I Presume”, quando Leeta tenta convencer Quark de que ela tem cérebro. Ele sorri e diz: – “Claro que sim, querida. Agora leve os cérebros de volta ao Dabo, onde os clientes podem dar uma boa olhada neles”.

Me bateu uma tristeza no coração ao ler a notícia recentemente, sobre Katie Goldman de seis anos, foi caçoada, porque ela trouxe uma garrafa de água de Star Wars para a escola. E isso entristece-me ainda mais ver que, num primeiro momento, ela queria esconder quem ela era por esconder seu amor por ficção científica.

Mas, ainda mais, eu achei inspirador ver que milhares de nerds crescidos reuniram-se para a defesa de Katie. Muitos de nós enviamos histórias sobre termos sido intimidadas quando éramos crianças, deixando Katie saber que há vida no outro lado.

O nerd chic veio para ficar – basta ver The Big Bang Theory, se você não acredita em mim – e em parte graças à popularidade de Jornada, está em pleno andamento. Leeta se apaixonou por Rom, depois de tudo! Estamos agora em condições de chegar as crianças que são – como muitos de nós éramos – zombadas por simplesmente serem elas mesmas. A campanha “It Gets Better”, criado principalmente para os adolescentes LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis…), pode ser aplicado a qualquer um que é atormentado por ser único. Crianças inteligentes de hoje são os cientistas de amanhã, matemáticos, artistas, escritores e pessoas comuns que estão fazendo a diferença no mundo.

Obrigado por estar aqui. Deus abençoe vocês e suas famílias durante os feriados e no Ano Novo.