Walter Koenig responde dúvidas dos internautas

O site Star Trek.com promoveu uma entrevista com o ator Walter Koenig (Chekov) que respondeu a questões fornecidas pelos internautas.  Koenig falou sobre o seu papel na Série Clássica e como Jornada mudou sua vida, discutiu seu trabalho fora da franquia e nos atualizou com projetos em curso. A seguir os melhores pontos dessa entrevista. 

Voltando quando Jornada começou, a suspeita sobre os russos era palpável. Você já sentiu alguma precipitação dos fãs por causa disso, ou as pessoas perceberam que Chekov era um papel e você era um ator?

“Não houve precipitação. Eu me lembro de uma denúncia que foi enviada, não para mim, mas para o estúdio, de alguém de Idaho. Ele disse algo como: – “O que você está fazendo com um russo nesta série durante este tempo ruim?” No entanto, os e-mails as cartas para mim foram geralmente de pessoas que estavam entre as idades de 8 e 14. Elas não eram tão politicamente esclarecidas, para começar, e não era um interesse primordial para elas. E o personagem não era tão ameaçador. As declarações chauvinistas sobre “inventado na Rússia” sempre foram uma piada e todo mundo pegou isso, eu acho.”

Você já teve alguma reação dos russos naqueles dias?

“Nenhuma, porque Jornada não estava sendo passada na União Soviética. Aquela coisa toda da promoção que eles fizeram sobre o Pravda reclamando que não havia nenhum russo em Jornada foi exatamente isso, foi uma coisa promocional pelo departamento de relações públicas na NBC. Eles estavam realmente interessados, é claro, de ter alguém que pudesse atrair os fãs e os de The Monkees. E é realmente por isso que eles adicionaram o personagem.”

Por que você não teve mais amores? Por que Sulu pegou todas as garotas?

“Não, não, não, não. Isso não é verdade. Isso não é verdade. Sulu não pegou nenhuma das meninas. Por que eu não conseguir mais? Acho que houve três ou quatro oportunidades: “Spectre Of the Gun” e “The Way to Eden” e “The Apple”. É incrível que eles (fãs) se lembrem disso tão rapidamente (risos). Mas de qualquer modo, havia um interesse amoroso principal na série e que foi o do Sr. Shatner. Pela natureza do meu personagem na série, as oportunidades seriam limitadas para mim.”

Qual episódio de Jornada que contou com Chekov mais relevante e que você acha que sustenta melhor?

“Eu não sei. Eu não sei. Eu acho que o que eu gostava de fazer mais e que eu achava que foi meu melhor episódio na época foi “Spectre Of the Gun.” Era um conceito interessante em razão da economia. Nosso orçamento era muito pequeno e eles não tinham os meios necessários para uma completa e detalhada cidade do Velho Oeste, então eles fizeram isso em uma espécie de maneira abstrata, que eu achei que deu alguma classe e algum estilo. Eu achei que foi uma decisão muito, muito boa e ele funcionou muito bem.”

Que surpresa teria para nós sobre o seu tempo em Jornada? Algo que talvez não seja conhecido?

“Eu realmente não estou certo neste momento. Eu escrevi a minha autobiografia e confesso que usei uma coloração no cabelo para cobrir a careca. Então isso não deve ser novidade para ninguém neste momento. E eu já não vestia a peruca … em nenhum lugar. Fora isso, todo mundo sabe que havia alguns momentos controversos sobre a série, principalmente tendo a ver com Bill (Shatner) e Leonard (Nimoy) e a direção. Nesse ponto, nós não estávamos brigando. O elenco de apoio não detém uma grande animosidade para com Bill. Que posteriormente se tornou um fator, mas não durante a série de televisão. Eu diria que talvez as pessoas não sabiam, que uma coisa positiva é que Bill era muito engraçado. Ele manteve a luz, e havia muitas risadas. Apesar do que estava acontecendo a portas fechadas, parecia um ambiente muito agradável.”

Qual é a sua relação com Shatner nestes dias?

“Bem, eu estive no Raw Nerve. Eu fiz seu programa de entrevistas. Vai ao ar no dia 01 de março, e eu certamente recomendo que as pessoas assistam. Foi muito bonito. Ninguém ficou irritado, mas ele foi muito sincero, uma conversa muito honesta e sincera entre nós.”

Qual foi o seu momento favorito na série original ou uma das características?

“De um modo geral e, especificamente, foi Star Trek IV: A Volta Para Casa. Eu realmente passei um tempo maravilhoso neste filme. Eu senti que era um membro do elenco, que estava dando uma contribuição tangível, viável em algumas cenas, que foram muito especificamente sobre Chekov. Eu as amei. Eu amei a cena de improvisação que fizemos, procurando por “Nuclear Wessels” (navios nucleares). Mas eu também gostei da cena do interrogatório que tive com o FBI. Foram realmente momentos que não envolvem os outros membros do elenco regular e só me deu a chance de ter mais o foco da situação.”

Ao longo de sua vida, quantas vezes lhe foi perguntado sobre como Khan reconheceu Chekov em Star Trek II, já que Chekov não estava na série ainda quando “Space Seed” foi ao ar?

“Ah, foram algumas vezes.”

Se você pudesse ter um papel de convidado em qualquer série Jornada, que série você teria apreciado, e você iria querer fazer Chekov ou um personagem totalmente diferente?

“Eu me encontrei com o pessoal de A Nova Geração. Eu conheci primeiro Brannon Braga. Eu não me lembro se eles me convidaram ou se eu sugeri que se reunissem e falassem sobre eu fazer um papel de convidado. Então, ele quis me encontrar com a equipe inteira de roteiristas. Nós estávamos em discussões sobre como essa minha aparição poderia ser porque não havia restrições, como nenhuma viagem no tempo. Em seguida, a reunião foi cancelada, bem no meio. Eles estavam chegando ao final de sua última temporada e estavam também se preparando para o final. Assim, a reunião foi abruptamente adiada e realmente cancelada, pois Rick Berman disse que precisava de todo o staff de escritores escrevendo juntos. Eu tinha uma idéia para a história. Quando soube que Worf teve de fato avós russos, eu construí uma história por trás que teria envolvido Worf e Chekov. Estou um pouco confuso agora, mas era Worf na nave, ele torna-se infectado com alguma coisa, e começa a ter visões, episódios alucinantes, e é assim que eu seria capaz de introduzir Chekov na história.”

Você foi grande como Chekov, mas eu também adorei como Bester em Babylon 5. Você prefere um personagem mais que outro? 

” Sim. E como um sacrilégio, uma vez que poderia ser para os fãs de Jornada, Bester foi uma oportunidade mais interessante e um papel mais desafiador. Era um personagem desenvolvido, que foi divertido de fazer. Algo interessante é que em Babylon 5 um dos atores na série disse que eu estava indo longe demais com o personagem e sugeriu que eu baixasse o tom. Eu não fiz e eu estou contente por não ter feito. Eu sinto que coloquei um selo sobre o personagem e eu o fiz a minha própria maneira, e me diverti muito fazendo isso. Eu fui capaz de ser um pouco mais inventivo e tentar coisas. Foi apenas uma experiência fantástica, uma memória estimada, sendo em Babylon 5. E isso não é um complemento, mas eu sempre serei imensamente grato a Jornada, porque sem Jornada tenho certeza de que não teria havido um Babylon 5 no meu futuro. Além disso, Jornada, me proporcionou uma vida, fora e, durante quase 45 anos. Portanto, há que ser dito.”

Que outros papéis em sua carreira você particularmente se sente orgulhoso? 

“Eu adorei muito o trabalho de teatro que fiz. Algumas delas eram bastante substanciais. Mark Lenard (Sarek) e eu fizemos uma peça chamada The Boys in Autumn, que foi ótima. Fizemos Tom Sawyer e Huckleberry Finn, e foi uma oportunidade de realmente brincar no palco. Foi uma peça de dois homens e que foi muito gratificante. Eu fiz uma peça chamada The White House Murder Case, que era uma comédia de humor negro e durante o curso do show meu personagem começa a desmoronar, literalmente, até que ele está sentado com seus órgãos genitais em suas mãos, além de seu corpo. Há uma imagem. Outro show que eu fiquei envolvido foi chamado Night Must Fall, e eu fiz um carregador de malas psicopata que andou cortando a cabeça das pessoas. Foi um verdadeiro melodrama e que tinha sido feito em película, com Albert Finney e Robert Montgomery, em momentos diferentes. Eu também estava em uma produção de Antônio e Cleópatra para a Biblioteca Britânica, que foi gravado como um filme. Foi com Lynn Redgrave e Timothy Dalton e John Carradine, e foi emocionante trabalhar com essas pessoas e falar aquelas palavras imortais.” 

O quanto você gostou de interpretar o personagem Chekov que fez no fanfilm Of Gods and Men? 

“Foi uma experiência muito melhor do que eu esperava. Inicialmente, pensei que estava fazendo isso como um favor para Doug Conway. Mas quando recebi o roteiro e vi que o não-padrão personagem Chekov que eu interpretei, estava realmente cheio de paixão, energia e raiva, tornou-se um papel muito mais atraente para mim. Foi bastante desafiador, o desempenho foi modestamente bem-sucedido. Então, eu gostei muito de fazer isso.”

O que você achou do desempenho Anton Yelchin como Chekov em Star Trek? E nós sabemos que você se encontrou e conversou com ele. Que tipo de conselho você ofereceu para Yelchin entrar no filme? 

” Eu apenas disse a Anton para torná-lo seu próprio, e não se preocupar com qualquer história, que não há nada aqui que seja sagrado. Eu disse que ele é um ator diferente, com uma perspectiva diferente e que deveria aceitar o papel, como se ele criou. E eu acho que ele fez. Ele é um homem maravilhoso e um jovem ator talentoso. Ele tinha um currículo já, entrar em Star Trek, que eu teria sido muito feliz de ter tido. Ele já havia atuado em frente a Anthony Hopkins. Ele interpretou o papel-título de outro filme (Charlie Bartlett). Ele tem uma grande carreira pela frente. Eu conheci os pais dele, na verdade, e eles parecem muito, muito bons também.” 

É estranho ver alguém no seu velho papel? 

” Eu pensei que ia ser muito mais estranho do que foi. Entrei, francamente, um pouco apreensivo. Eu não sabia como, exatamente, lidar com essa situação, se eu sentiria inveja ou ficaria intimidado olhando alguém no papel. Eu sou certamente capaz de me sentir intimidado, porque eu sou certamente capaz de sentir neurótico, então eu não sabia quais seriam meus sentimentos. Mas quando eu me sentei e comecei a assisti-lo e descontraído, apreciei um desempenho muito bom em um filme. Parei de me comparar com Anton quase que imediatamente. Ele tinha 19 e eu tinha 73 anos na época. Não há nenhuma maneira que eu pudesse ter desempenhado o papel. Então, por isso, pensei: – “Basta sentar e me divertir”. E eu fiquei realmente muito orgulhoso de Anton. Eu me encontrei torcendo por ele. Os momentos que ele teve que eram engraçados, eu ri, e os momentos que mostrou outras qualidades do personagem, eu apreciei e aplaudi completamente também.”

O que você está trabalhando agora? 

“Eu assinei um contrato para fazer novelas gráficas para uma empresa chamada Blue Water. O primeiro é o agrupamento de três livros em quadrinhos sobre um personagem chamado Raver que eu fiz na década de 1990, com a adição da quarta, a nova história. Então vai executar o requisito de 95 a 100 páginas. Eu já esbocei a quarta edição. O outro é chamado de Things to Come, e é sobre vampiros após o apocalipse, e o fato de que eles são a única espécie inteligente viva. É uma peça muito introspectiva sobre eles tentando descobrir por que estão lá, quem são, qual é seu papel no universo. São eles a declaração definitiva ou uma ponte para outra coisa? Escrevi-o como um esboço para um script, mas então eu decidi que a menor distância entre dois pontos – em oposição ao passar por agentes e produtores, com um roteiro – era fazer o que efetivamente é, um conto inteiro com a graphic novel. Ainda está guardado na minha mente. Eu adoraria vê-lo adaptado em um roteiro e em um filme, mas o processo de escrevê-lo de quatro edições em quadrinhos também é uma aventura e muito emocionante. E é algo que estou ansioso para trabalhar todos os dias quando me sento na minha mesa. Quando estiver próximo do que realmente está sendo feito, eu vou colocar as atualizações na minha página oficial e no Facebook e em qualquer outro lugar, com isso os fãs saberão o que está acontecendo com ele”.