Por onde anda…Bobby Clark, o Gorn (atualizado)

O ator e dublê Bobby Clark passou a maior parte do tempo com um traje alienígena no episódio da Série Clássica “Arena”, que estreou em 19 de janeiro de 1967. A memorável luta entre o capitão Kirk e o capitão Gorn tornou-se uma das marcas registradas de Jornada. Clark também apareceu em outros episódios da série. Ele contou ao Star Trek.com como foi seu trabalho na franquia, e o que anda fazendo nos dias de hoje.

Primeiro, para aqueles que conhecem o Gorn, mas não a sua história, na verdade você apareceu em quatro episódios da série original …

“Sim, isso mesmo, e eles estavam todos na mesma temporada, a segunda. Eu estive em “The Apple”, “Mirror, Mirror”, “The Return of the Archons” e “Arena”. “Arena” foi o primeiro. Eu peguei Jornada, porque tinha feito muitos trabalhos em outras séries com um diretor chamado Joseph Pevney. Nós nos conhecíamos. Nos entendíamos bem. Ele sabia como eu trabalhava e assim por diante, e eu sabia o que ele queria e precisava. Quando ele e Gene Roddenberry falaram sobre “Arena”, eles obviamente falaram sobre os Gorns, e Joseph sabia quem ele queria para interpretar esse personagem. Quando chegou a hora, me chamou, e foi isso. E então, com “The Apple”, eu fiz parte de um pequeno grupo neste planeta. Houve um computador chamado Vaal, e tomou conta de nós. Foi uma parte boa. Eu não tinha diálogo, por si só. Eu estava lá e fiz algumas coisas boas com Bill Shatner e os outros ali. Então, quando vim para fazer “Mirror, Mirror”, eu realmente tinha mais, mas muitas cenas que acabaram no chão da sala de corte. É assim que funciona às vezes. E em “Mirror, Mirror”, havia dois Kirks, dois Spocks, dois Chekovs, dois de todo mundo, e eu era um dos capangas de Chekhov.”

NOTA: Na verdade “Arena” e “The Return of the Archons” passaram na primeira temporada, enquanto que “The Apple” e “Mirror, Mirror” passaram na segunda.

O Gorn é um dos personagens mais famosos que já apareceu em Jornada, mas para você foram poucos dias de trabalho há 44 anos atrás. Como é estranho para você que as pessoas ainda não ficam animadas ao ouvir sobre o seu tempo na série, para conseguir seu autógrafo, apertar a sua mão?

“É meio estranho, mas é muito impressionante. É muito gratificante saber que, após 44 anos, eu ainda sou o Gorn e que as pessoas, quando vêm para convenções, realmente gostariam de me encontrar e falar comigo e me ouvir falar com eles durante o bate papo. É engraçado como um episódio mudou tudo. Eu fui um cowboy, na verdade, toda a minha vida. Já fiz todos os westerns da minha vida, principalmente. Quer dizer, eu tenho feito programas policiais e bombeiros e fiz tudo isso, mas foram com westerns que eu fiz a minha vida. Eu fiz Gunsmoke por oito anos. Mas ninguém me conhece como Bobby Clark, o vaqueiro. É Bobby Clark, o Gorn. E isso é bom. Como Bobby Clark, o Gorn, posso dizer-lhes que eu também sou Bobby Clark, o vaqueiro. E o mais interessante, para mim, é que durante muito tempo as pessoas não perceberam que eu era o Gorn. Isso aconteceu porque eu comecei a fazer algumas aparições nas convenções um certo número de anos atrás e as pessoas começaram a associar-me com o Gorn. Então, é ótimo. Eu amo o Gorn. E se, porque alguém fala para mim, ou lê sobre mim, eles percebem que algumas das outras coisas que eu fiz, fiz ainda melhor. Mas é absolutamente um sentimento limpo agora olhar para trás e dizer: “Eu fui o Gorn.”

Para você, o Gorn foi um papel ativo ou um trabalho de dublê?

“No começo era uma criatura que estava realizando uma manobra. Joseph Pevney me contratou como um ator dublê. Como um dublê, você entra e se você é um dublê, então há um ator lá no set e que se assemelha a ele em tamanho. Você usa o seu guarda-roupa e você faz a luta dele para que ele não se machuque. Você pode substituir um dublê. Ele se machuca, boom, traz um outro cara e faz novamente. Agora, para “Arena”, eu fui contratado como um ator que pudesse fazer minhas próprias cenas de ação. É assim que eu diria isso. Independentemente do que dizem os críticos sobre a briga com Bill Shatner, acho que o Gorn foi bastante interessante.”

“Pelo que os críticos disseram sobre a luta”, quer dizer ele se movendo muito lentamente e por ser tão complicado, né?

“Exatamente. Era para ser complicado, era suposto ser desagradável, e eu devia ser lento. Essa foi a criatura reptiliana do Gorn. Mas, definitivamente, eu fui contratado como um ator que tinha a capacidade de fazer as acrobacias.”

Em que ponto você foi arrastado para dentro do fenômeno Jornada? Em outras palavras, quando é que as aparições nas convenções e entrevistas tornam-se uma parte da sua vida?

“OK, agora você está abrindo um livro inteiro. Mas vamos lá. Eu acho que foi 10 ou 11 anos atrás. Eu tenho cinco filhos crescidos, e meu filho mais velho veio até mim um dia e disse: – “Pai, por que você não participa de uma convenção de Jornada?” Eu não era um tipo de pessoa de participar de convenção, e eu disse: – “Por eu deveria? “Ele respondeu: – ‘Porque você foi o Gorn”. Eu sei que soa engraçado. Mas, como eu disse, eu tinha feito tantas séries diferentes, tantos personagens na televisão e de cinema. Eles me contrataram para as linhas em que eu posso falar ou para a queda de cavalo que eu possa fazer, uma briga, um acidente de carro, tudo isso. Para mim, era meu trabalho. Eu não penso nisso como qualquer outra coisa. E eu fiz outros tipos de trabalho, também, para ganhar dinheiro quando eu não estava fazendo séries ou filmes. Eu estava em rodeios. Eu trabalhava em uma faixa, no exercício dos cavalos de corrida. Mas, se eu pensar bem, todos esses trabalhos, tiveram uma audiência, as pessoas, às vezes apenas algumas, vendo o que você fiz. E eu gosto de estar no olhar de outras pessoas. Eu fui um aparador de árvores por vários anos. Voltando anos atrás, não tínhamos catadores de cereja. Então tivemos que subir em árvores para fazer o corte. Nós subimos 80, 90 pés, amarados em corda, corte e caimento, e trabalhamos nossa maneira. E as pessoas se reuniam para assistir, para ver você fazer isso. Assim isso sempre foi comida para mim. Eu gosto de estar na luz, por assim dizer. E, bom Deus, certamente você tem que, como ator e dublê.”

“Um dia meu filho me trouxe um boneco móvel, e foi o do Gorn. Eu disse: – “Caramba, de onde você tirou isso?” Alguém tinha dado a ele. Eu achei que foi bem cuidado e uma ou duas semanas depois eu fui a uma reunião de troca aqui no sul da Califórnia, onde ainda fazem, e alguém tinha algumas coisas de sci-fi em sua mesa. Com certeza, ele tinha um boneco de borracha Gorn. Eu perguntei: – “Como você conseguiu isso? De onde é que isto vem?” Ele respondeu: – “A Paramount fez”.  Eu expliquei: – “Bem, isso é engraçado. Eu fiz o papel. Eu era o Gorn”. Eu acho que você poderia dizer que foi o momento que comecei a fazer eventos de Jornada. Esse cara fez um espetáculo para si mesmo. Ele ficou de joelhos e agarrou a minha mão e disse: “Você foi o Gorn! Você foi o Gorn”. Ele disse:” Há milhões de pessoas por aí que gostaria de conhecê-lo”. Ele disse “milhões”, mas ele só quis dizer um monte de gente. Falei com ele por um tempo e depois eu conversei com meu filho e disse: – “Tudo bem, vamos fazer uma dessas”. Meu filho falou com o Creation Entertainment, que estava fazendo uma convenção em Pasadena, e eu fiz meu primeiro show. Eu fui ao primeiro show com 100 fotos, 50 cada uma das duas fotos. Eu estava na minha mesa, com o meu filho perto de mim, e toda uma grande fila e repentina começando a se formar. Eles queriam autógrafos do Gorn. Eu fiquei tirando fotografias pelos menos por uma hora, e eu fiz muitos shows desde então. Eu gosto deles. Gosto de falar com as pessoas. Eu apenas fiz uma no Havaí no mês passado e eu estou esperando para fazer várias este ano.”

Você foi convidado pelo coordenador de dublês de Enterprise Vince Deadrick para visitar o set e mostrar quando eles fizeram um episódio – “In a Mirror, Darkly, Parte II” – que caracterizou o Gorn. Quanto de “déjà vu” foi isso para você?

“Eu fui convidado por Vince e também por um dos produtores, Manny Coto. Manny é um fã de Jornada dos grandes. E foi um prazer. Eu não tinha estado no cenário por um longo tempo. Eu tinha um nome ao passar pelo portão da Paramount. Eu tinha um lugar para estacionar meu carro. Fui para o estúdio de som. Tudo agora é diferente de quando eu trabalhava regularmente, mas eu tenho que sentar e vê-los trabalhar. E eu conheci o criador do modelo que fez o modelo Gorn para a série. Foi realmente ótimo. Então, Vinnie me levou para a ponte e eu tive que sentar na cadeira do capitão e eu fui o capitão por alguns minutos na minha jaqueta de couro.”

Além de passar tempo com sua esposa e família e presente à convenções, ocasional, o que está fazendo hoje em dia? Você está aposentado?

“Oh, não. Não, não, não. Aposentado? Não. Se eu tenho um emprego, eu definitivamente fico interessado. Eu não tenho sido mais chamado. No entanto, eu cresci, virei diretor da University of Southern California, e tive a honra de trabalhar nisso. Eu farei tudo que posso. Não me coloque acima de 90 metros e me peça para cair em uma almofada. Não me peça para cair de um cavalo mais. Mas eu ainda posso fazer a condução de acrobacias. Eu poderia ainda fazer uma luta. Então você pode dizer a todos, que estou por perto se me quiserem!”

Atualizado:  A cabeça do traje original Gorn usado em “Arena” foi vendida em março de 2006 num leilão da Profiles in History, com o lance final de 27.500 dólares. Já a túnica pertence ao Museum of Science Fiction de Seattle e chegou a ser emprestada, em 2009, para o Henry Ford Museum em Dearborn, Michigan, junto com uma réplica da cabeça.