Chis Pine é processado por ex-agência

Chris Pine, intérprete do capitão Kirk na nova versão de Jornada, está sendo processado por sua ex-agência de talentos, que afirma que representou o ator por nove anos, mas foi abandonada abruptamente por e-mail em novembro passado e que está sendo negado a ela milhões de dólares em comissões. O processo revela também um suposto salário de Pine por sua participação em Star Trek 12.

SDB Partners, uma agência que prepara novos talentos para Hollywood, com base em Century City, entrou com uma ação na terça-feira na Los Angeles Superior Court contra o ator Chris Pine. O processo, cuja cópia foi obtida pelo The Hollywood Reporter, contem alegações detalhadas a respeito dos honorários auferidos sobre uma série de filmes trabalhados pelo ator, incluindo This Means War e Star Trek 12.

Segundo o processo, a SDB concordou em representar o ator em 2002, quando ele não tinha experiência e “ninguém estava disposto a ter Pine”, e, em seguida, a agência ajudou o ator a participar de alguns papéis em filmes que o levaram ao cobiçado papel de capitão Kirk em Star Trek e o interesse da Paramount agora em ter Pine no remake da franquia Jack Ryan. Pine supostamente parou de pagar a comissão fixa de 10 por cento a partir de Star Trek e outros projetos e não respondeu a um pedido da agência de reconhecer as suas obrigações financeiras.

“Através desta ação, a SDB pretende não só recuperar as suas comissões de milhões de dólares que Pine já ganhou, mas também os milhões de dólares que Pine vai continuar ganhando como resultado do trabalho árduo da SDB e dedicação à carreira Pine,” disse a SDB na sua ação judicial.

Estrelas de cinema deixam pequenas agências o tempo todo, mas foi uma surpresa quando Pine deixou SDB em novembro, depois de uma temporada de nove anos. Afinal, ele havia sido cortejado por anos por todas as agências top e tinha optado por ficar com a SDB.

No entanto, SDB alega que em “em 11 de novembro de 2011, recebeu um e-mail de Pine, que segundo a empresa não teve sequer a cortesia de pegar o telefone para dizer que estava terminando seu relacionamento de nove anos.

A ação passa a listar detalhes de valores alegados não recebidos pela agência por Pine em projetos que a empresa ajudou a conseguir:

• O papel de Pine em Star Trek dá a Paramount uma opção dele para três filmes. Sua remuneração no primeiro Star Trek não foi listado, mas o negócio supostamente lhe dá 1,5 milhões de dólares mais até 500.000 dólares em compensação backend para o segundo filme (que está atualmente em pré-produção) e 3 milhões mais os 500.000 em backend para um terceiro filme , se isso acontecer. Ele também recebe 5 por cento da receita líquida de merchadising na exploração de seu nome e imagem.

• Pine supostamente foi pago numa faixa de 3 milhões de dólares por estrelar ao lado de Denzel Washington no thriller de ação de 2010 Unstoppable.

• Para Jack Ryan, a Paramount também planeja três filmes – animada com um grande aumento de Star Trek. Segundo a denúncia, o acordo lhe pagaria 4 milhões de dólares para o primeiro filme, 8 milhões para o segundo e 12 milhões para um terceiro, além de backend. Esse projeto ainda está em desenvolvimento.

• Pine foi supostamente pago 5 milhões de dólares para estrelar ao lado de Reese Witherspoon e Tom Hardy em This Means War, além de até 1 milhão de dólares em compensação deferida com base na bilheteria. A agência afirma que Pine supostamente pagou comissões parciais sobre essa taxa, mas ainda deve 107.560,12 dólares.

• Pine supostamente está recebendo 750.000 dólares para estrelar o filme da DreamWorks de baixo orçamento, Welcome to People, mais até 4,25 milhões de dólares em bônus, se for bem. Pine supostamente não pagou as comissões sobre esse filme.

A empresa, então, lista cerca de 25 projetos que são reivindicações “comissionadas” da SDB, o que significa que foram gerados para Pine, enquanto ele foi representado pela agência.

O processo, apresentado pelos advogados Bryan Freedman e Jesse Kaplan da Freedman LA & Taitelman, alega quebra de contrato implícito, ação declarativa e contabilidade. Danos exatos não são especificados.

Aqui está o e-mail completo, alegado no processo, de Pine demitindo seus agentes:

“Depois de muito pensar e consideração, decidi que é melhor para eu sair. Espero que você entenda esta decisão que foi muito difícil para eu tomar, porque devo muito do sucesso na minha carreira a todos vocês. Na nossa última reunião de grupo expliquei que estava frustrado e precisava de mais do que estava recebendo a partir da agência. Eu pensei que com algum tempo, talvez, os meus sentimentos pudessem mudar, mas infelizmente eles não mudaram. Por favor, saibam que eu reconheço que vocês tem sido grandes defensores para mim e que vocês tem investido seu tempo e energia na construção de minha carreira. É por isso que isto tem sido muito angustiante para mim. Espero que vocês possam respeitar a minha decisão e aceitá-la como definitiva.

Desejo-lhes, Steven, Ro e Susie o melhor. Tenham um feriado maravilhoso e um feliz ano novo. Se vocês precisarem discutir mais entrem em contato, John.

Com [sic] muito apreço e gratidão.

Fonte: TrekWeb