Cinzas de James Doohan levadas ao espaço (atualizado)

Antes de falecer em 2005, o ator James Doohan, que fez  Montgomery Scott, solicitou que suas cinzas fossem lançadas ao espaço. Dois anos mais tarde, parecia que seu desejo seria cumprido, mas a cápsula com as cinzas dele foi parar no deserto do Novo México. A SpaceX fará mais uma tentativa de levar o fazedor de milagres para o seu lugar merecido.

Doohan morreu em julho de 2005, aos 85 anos, devido a complicações de uma pneumonia e Mal de Alzheimer. O ator canadense expressou como último desejo ser cremado e ter suas cinzas lançadas ao espaço.  Mas o vôo falhou e sua última viagem foi adiada várias vezes. Então, em 2008, a SpaceX tentou novamente, mas desta vez o foguete explodiu e acabou no oceano Pacífico.

Hoje, a SpaceX vai tentar pela terceira vez realizar o sonho de Doohan, quando lançar outro foguete em órbita. Não só os restos de Doohan, mas os de trezentos e oito pessoas vão ser lançados ao espaço, se tudo correr bem. As famílias pagaram 3.000 dólares pelo privilégio de ter os restos mortais de seus entes queridos enviados para a órbita da Terr.

“O lançamento de ontem foi abortado quando o computador de vôo detectou uma pressão ligeiramente elevada na câmara de combustão do motor 5”, disse a representante da SpaceX. “Nós descobrimos e os causa raiz e reparos estão em andamento.”

Que Deus o abençoe e tenha o descanso merecido.

Fonte: TrekToday.

ATUALIZADO.

Depois de um atraso no último sábado, a cápsula Dragon foi carregada pelo foguete Falcon 9, que decolou às 4horas e 44 minutos (hora de Brasília) nesta terça-feira do Cabo Canaveral, na Flórida. A cápsula Dragon está agora em órbita e se dirigi a ISS, um marco histórico da inauguração da exploração privada efetiva do espaço.

A bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX uma carga secundária da Celestis que inclui uma série latas em tubo tipo batom contendo os restos cremados de Doohan, que faleceu em 2005. Outros restos incluem os do astronauta da  Mercury, Gordon Cooper. A carga da Celestis se separou do veículo e permanecerá em órbita da Terra durante um ano, antes de cair de volta para onde ele vai queimar na reentrada.

Várias celebridades de Jornada enviaram mensagens, pelo twitter, em homenagem a Doohan, como o filho, Chris Doohan: “Pai, Que as estrelas se levantem para conhecê-lo. Que o vento solar sempre esteja à sua volta.”

Leonard Nimoy: “Bon Voyage Jimmie Doohan. Um cara firme como rocha. Que a sua memória tenha Vida Longa e Próspera”.

Nichelle Nichols: “Jimmy – espaço, a sua Fronteira Final. Sua jornada está completa. Que a sua luz brilhe nos céus acima de nós para sempre. Deus o abençoe, Nichelle.”

Simon Pegg: “boa viagem, Sr. Scott”.

Fonte: Trek Movie