Por onde anda….Lawrence Montaigne

Para quem não conhece o veterano ator Lawrence Montaigne, ele apareceu pela primeira vez em Jornada como o romulano Decius no clássico episódio “Balance of Terror”. Sua segunda participação foi em  “Amok Time”, como o vulcano Stonn. E, mais de 40 anos depois, Montaigne reprisou o papel de Stonn no fanfilme “Star Trek: Of Gods and Men”, dirigido por Tim Russ. Numa entrevista ao Star Trek.com Montaigne, aos 81 anos, fala de sua participação na franquia e seu trabalho atual como escritor de ficção.

Além de Jornada, Montaigne trabalhou em séries e filmes memoráveis como Fugindo do Inferno, Missão: Impossível, O Agente da UNCLE, Batman, O Fugitivo, A Montanha Enfeiticada, entre outros. Ele também acaba de publicar seu livro de ficção,  The Guardian List: A Novel. Ele vive atualmente em Las Vegas.

Voltemos para 1966. Como você conseguiu seu papel em “Balance of Terror”?

Montaigne: Meu agente me ligou e disse: “Você tem uma entrevista para uma série chamada Jornada nas Estrelas”. Eu fui e fiz a entrevista e consegui o emprego. “Balance of Terror” foi o episódio romulano. Fiz Decius e Mark Lenard fez o comandante. Agora, eu fiz a leitura de teste para o comandante. Eu me senti muito confortável com ele. Então eu recebi um telefonema do meu agente que disse: “Eu tenho uma má notícia para você. Você não conseguiu o papel do Comandante”. Eu disse,” Tudo bem, OK”. Então ele continuou:”Mas, pelo lado bom, eles querem que você desempenhe o papel de Decius”. Eu disse:” O que é o Decius?”. Ele respondeu:”É o cara duro, o cara mau”. Eu pensei comigo mesmo: “Bem, esse é o meu forte”. Então eu concordei em fazê-lo.

Esse episódio apresenta os Romulanos …

Montaigne: Exatamente. Então, quando apareci no set nenhum de nós tinha a menor idéia do que estávamos fazendo. Quero dizer, que diabos eu sabia o que era Jornada? Quem sabia o que era um romulano? Mesmo quando eles explicaram-nos, nós ficamos pensando, “Como você entra neste tipo de coisa de espaço exterior? Esses personagens alienígenas?” Obviamente, isso saiu bem e Mark Lenard foi ótimo trabalhar com ele. Eu trabalhei com ele antes em Here Come The Brides. Então, nós tivemos este grande relacionamento, e aconteceu. Realmente aconteceu. As pessoas vêm até mim nas convenções e dizem: “Este é o meu episódio favorito.” Isso me faz sentir bem.

A linha, “… Se você se recusar, permitam-me a glória de o matar, comandante,” é um clássico …

Montaigne: Eu amei essa linha. Isso ainda cai muito bem. E ela resume toda a mentalidade de Decius.

Você também apareceu no episódio “Amok Time”. Como isso aconteceu?

Montaigne: Entre o primeiro e o segundo episódio, Leonard Nimoy estava, possivelmente, deixando a série para fazer Missão Impossível. Chamaram meu agente e disseram: “Estamos pensando em Lawrence para substituir Leonard”. Eles fizeram os contratos e toda a coisa, mas havia uma cláusula no contrato dizendo que se Leonard voltasse, então a coisa toda acabaria. Eu estava indo na suposição de que ia fazer Spock quando meu agente me ligou e disse: “Leonard está voltando a fazer a série. Ele está dentro e você está fora”. Uma ou duas semanas depois, eles me chamaram para fazer esse papel de Stonn, que era um Vulcano. Tudo se resumia no fato de que Leonard e eu éramos semelhantes em grande medida. Eu acho que é o que eles estavam procurando com Stonn.

Você não se importava muito com o papel …

Montaigne: Foi apenas quatro ou cinco linhas, e eu não estava muito feliz, mas eu fiz isso. Eu estava desconfortável, porque eu não tinha nada para fazer. Eu estava em quase todas as cenas, mas eu não tinha nada para fazer. Então, como ator você tem que aguentar firme, e eu aguentei. O engraçado é que, nas convenções, as pessoas vêm até mim e me dizem o quanto elas amavam Stonn. Eu digo: “O que significa amar? O cara estava lá e só olhava”. Por alguma razão, porém, era um personagem que as pessoas eram identificadas.

Você e Nimoy sempre discutiram sobre o fato de que eles queriam você para substituí-lo?

Montaigne: Não. Nós nunca discutimos isso. Era história. Tinha acabado e que era tudo que havia. Eu segui em frente. Esta foi a década de 60, e eu estava fazendo um monte de séries e filmes, e com o tempo para a minha vida. Então, como Spock não aconteceu, isso realmente não mudou a minha vida de forma alguma.

Curiosamente, você fez Stonn novamente em Of Gods and Men. Como foi fazer isso, revisitar o papel 40 anos depois?

Montaigne: Foi muito estranho, absolutamente estranho. Recebi um telefonema e o produtor me disse: “Os escritores escreveram o papel de Stonn em Of Gods and Men. Você estaria interessado em fazer isso?”Eu disse: “Sim, mas você tem que me dar um roteiro, porque eu não sou muito bom em aprender as linhas agora”. Eles disseram que não havia problema. Me enviaram o script. Eu trabalhei nele. Fiz um esforço enorme. Então, eu fui para Los Angeles, e quando eu cheguei para o cenário eles me entregaram o roteiro e disseram que estavam me dando um pouco mais de linhas de Tim Russ já que ele estaria dirigindo e ficaria muito ocupado. Entregaram-me as páginas de diálogo e fiquei sem reação. Eu estava em pânico. Eu disse, “Vocês tem que me ajudar”. Eles elaboraram algumas placas de sinalização para mim para que eu pudesse fazê-lo funcionar, e eu fiz isso. Isso foi muito divertido. Eu gostei. Eu me diverti muito no set e com todos que eu estava trabalhando, e eu só queria que isso fosse uma versão mais completa, porque era um bom filme. Foi realmente um bom filme.

Quando você olha para trás em sua carreira, qual o crédito você mais destaca, por que motivo?

Montaigne: Bem, há um filme que sempre passa, e passa o tempo todo, é Fugindo do Inferno, as pessoas me chamam e dizem, “Eu vi você em Fugindo do Inferno!”  Eu morro no final, mas isso foi o destaque da minha carreira, trabalhando com esse elenco de estrelas, com Steve McQueen, James Coburn, Attenborough Dickie, Charles Bronson e Johnny Leyton. Eu tenho uma linha na minha autobiografia: “Todo ator deve ter um Fugindo do Inferno“. E eu quis dizer isso.

Você auto-publicou seu primeiro romance. Dê-nos uma antevisão de The Guardian List: A Novel.

Montaigne: Um amigo meu, que me ajudou a publicá-lo e escreveu a introdução: “Você já pensou sobre qual a sensação de dar desforra para as pessoas que violam as leis e saem impunes?” Assim, o livro é basicamente sobre um número de policiais aposentados que estão dispostos a dar suas vidas para infligir punição aos assassinos. Isso é basicamente o que o livro trata. Não foi fácil para mim. Eu tive que fazer muita pesquisa porque eu não sei muita coisa sobre a polícia. Um amigo meu é do Departamento de Polícia de Las Vegas e ele sentou-se comigo em várias ocasiões. Isso me ajudou muito. As pessoas cujas opiniões eu respeito e confio leram o livro, e disseram que é uma boa leitura. Isso é tudo que eu queria ouvir.

Você tinha publicado anteriormente uma autobiografia, Uma Odisséia Vulcana. O que você aprendeu sobre si mesmo escrevendo?

Montaigne: eu escrevi em 2006. Levei-o para convenções de Jornada, e eu tive algumas vendas. Então eu comecei a receber cartas e e-mails. As pessoas estavam dizendo: “Esta é uma ótima leitura” ou “Isto é muito divertido”. Então eu fiz o meu trabalho. Foi muito divertido. Minha vida tem sido divertida, e eu queria compartilhar isso com as pessoas. Eu viajei por todo o mundo. Eu comecei com um pouco de dificuldade ao longo do caminho, mas me livrei dos problemas, também. Eu tenho muita sorte, tanto quanto no casamento, porque eu tive cinco esposas. Tem sido um estouro.

O que mais você faz nos dias de hoje?

Montaigne: Eu estou trabalhando em outro livro. É outro romance.

Você estará no Creation Entertainment’s Official Star Trek Convention  em Las Vegas, em agosto. Após todos esses anos, quanto você ainda desfruta no encontro com os fãs, assinando alguns autógrafos, lembrando?

Montaigne: eu adoro isso. Estou defasado. Eu estou vivendo em Las Vegas, e não em Los Angeles. Eu não estou no centro das coisas. Então, quando estou em Vegas, não só eu gosto de ver os fãs, mas também tenho a oportunidade de ver as pessoas com quem já trabalhei, as pessoas que conheço há anos, pessoas que de outra forma não tive a oportunidade de ver em uma base social por causa da geografia. Os fãs são tão maravilhosos. Alguns dos fãs retornam ano após ano, então estamos em uma base de primeira. Vamos falar sobre as coisas que eles fizeram no ano passado e, da mesma forma, eu vou falar sobre o que eu fiz. Então, é muito divertido. Eu não consigo imaginar um ator que já trabalhou em Jornada não querer se envolver e fazer essas convenções.