Star Trek XII: Orci fala sobre personagens, Parte I

Nos últimos dias tem havido alguns comentários de parte do elenco de Star Trek XII que gerou muito alvoroço no fandom. Numa entrevista exclusiva ao site Trek Movie, dividida em duas partes, o co-escritor e produtor Roberto Orci, não só contradiz recentes comentários de Karl Urban, mas também deu detalhes sobre a pós-produção e revelou alguns spoilers sobre os novos personagens no filme, falou do título e muito mais … esta é apenas na primeira parte da entrevista.

Algumas semanas atrás, você estava em um programa de rádio e confirmou que Benedict Cumberbatch não estaria fazendo Gary Mitchell nesta seqüência. Então, veio Karl Urban dizendo que ele está fazendo Gary Mitchell. Ambos não podem estar dizendo a verdade.

Roberto Orci: Tudo o que posso dizer é que quando eu fiz essa entrevista na rádio eu tinha acabado de fazer 22 horas de imprensa. Eu tinha acabado de chegar de um vôo da Nova Zelândia …

Ok, mas você ainda mantém o seu comentário original de que não é Gary Mitchell.

Roberto Orci: Eu diria que nesse assunto nunca minto. Enquanto Karl está testando todos os acessórios de pulverização hipospray em si mesmo [risos].

Outra coisa que Karl disse é que heverá algumas cenas sendo lançadas este fim de semana (no Comic Con). Você sabe alguma coisa sobre isso?

Roberto Orci: Não. Eu adoraria ver algumas.

No último filme, seu primeiro trailer completo com novas cenas foi mostrado com Quantum of Solace, que foi no final de outubro de 2008. Então, seguindo esse padrão devemos esperar o trailer da sequência neste outuno (de setembro a dezembro)?

Roberto Orci: Sim. Os planos de marketing, especialmente para a segunda vez, ficam um pouco mais claros. Você sabe que precisa de uma certa quantidade de tempo para uma audiência estar ciente do que está chegando. Então, certamente no outono, no mais tardar, para começar a sair este filme.

Vocês já escolheu um nome para o filme?

Roberto Orci: Não, mas estamos com uma lista final.

Terá “Star Trek” como parte do nome de uma variável?

Roberto Orci: Apenas um ou dois dos títulos na lista não contem. Para a maior parte de todos os títulos que estamos considerando possuem “Star Trek” neles, mas apenas para ficar louco precisamos considerar as coisas loucas.

Então, quanto tempo ficaremos sem saber quem Benedict Cumberbatch está interpretando? Quanto tempo vocês vão tentar não falar sobre isso?

Roberto Orci: Por enquanto, vamos fazer isso por causa de nossa crença de que uma das coisas divertidas sobre Jornada e que a distingue de outras franquias é que a história dá reviravoltas. Não é apenas o espetáculo de Jornada, não são apenas as explosões e as batalhas, é o enredo. É por isso que somos tão protetores do enredo e dos personagens com esta franquia em particular. Em outras, isso não vem ao caso, mas nesta franquia podemos preservar a experiência para algumas pessoas de não saberem exatamente até que cheguemos lá. Será que vamos ter sucesso em mantê-lo em segredo? Provavelmente não, mas vamos tentar.

OK, eu quero tentar tirar algo de você que seja realmente novo sobre o filme. Assim como você fez no programa de rádio, vou citar atores convidados na seqüência e você vai dizer se eles estão fazendo um novo personagem que você criou ou um daqueles originais do canon.

Roberto Orci: OK, eu vou tentar.

OK, vamos começar com Alice Eve. Canon ou novo?

Roberto Orci: Canon

Noel Clarke?

Roberto Orci: Novo.

Presumo que também vale para Nanzeen Contractor, que interpreta sua esposa?

Roberto Orci: Sim, novo.

Peter Weller?

Roberto Orci: Novo.

Joseph Gatt?

Roberto Orci: Novo.

OK e um dos grandes, Benedict Cumberbatch?

Roberto Orci: Canon.

Você pode me dar uma atualização do status da pós-produção. O que está acontecendo em julho?

Roberto Orci: Tentando montar cada sequência e tentando fazê-las funcionar. Temos dois editores brilhantes que trabalham simultaneamente com J.J., indo e voltando. Portanto, obtemos essas seqüências trabalham internamente e, em seguida, vamos amarrá-las para ver como elas funcionam como um todo. Mas primeiro é, não tentar cortar o filme todo, isso aqui é uma seqüência, então onde é que começa e onde termina? Já temos um pedacinho do filme que está funcionando totalmente. Nós atacamos isso de forma modular.

A música, então, ainda está longe eu sei, mas quando é que é o início do trabalho de som, com Ben Burtt, ele está de volta, certo? Assim, o seu trabalho ainda está mais adiante?

Roberto Orci: Ainda no futuro. Você não quer que eles percam seu tempo para coisas que não podem caber no filme ainda. Assim, como o sound design (efeitos de som nas cenas), ou qualquer coisa. Mas a ILM está lá derramando FX nas seqüências como vamos estamos. Há coisas que eles sabiam que iriam estar no filme desde o início e eles tiveram uma época longa e agradável.

Quando você acha que haverá o primeiro corte de cena?

Roberto Orci: Provavelmente em um mês.

Qual foi a reação do estúdio até agora?

Roberto Orci: É sempre bom ouvir coisas boas do estúdio e eles estão na lua. Eles foram muito elogiosos quando estivemos envolvidos e alguns disseram que achavam que era melhor do que o primeiro. Mas você sabe que eles querem sempre nos encorajar.

Claro, mas este é o negócio deles, esses são o tipo de pessoas que iriam deixá-lo saber se eles encontrassem problemas, eles iriam dizer que é uma merda se eles achassem ruim, certo?

Roberto Orci: Acho que sim. Você muitas vezes não ganha um louvor por ter agido bem [risos].

E você? Quais foram algumas de suas reações ao filme que viu até agora?

Roberto Orci: Eu sou como um fã de Jornada, eu não tenho certeza se eu iria gostar de qualquer coisa que filmamos por isso não tenho certeza se sou uma boa fonte. Eu vendo-os todos de uniforme na nave me vem a mente algo como “Uau! Isso é ótimo! Nova Jornada!” Mas eu sou o cara errado para se perguntar. Mas nessas poucas semanas em todos os dias eu via um novo e-mail chegando e falando sobre o material, coisas como “Você viu aquela cena ontem?”, “Você viu Spock neste novo close?”, “Você viu Cumberbatch fazendo-o soar como poesia?” Então, ouvir outras pessoas conversando sobre isso é encorajador. E é maravilhoso. É incrível. É épico. Nós realmente fomos para uma versão maior do que fizemos na última vez, por causa da confiança.

Aguarde a parte 2 dessa entrevista exclusiva com Orci onde ele discutirá sobre o que é e não é canônico, e seu futuro com a franquia e uma possível série de TV. Fique ligado no TB.