Analista chama atirador do Colorado de Dark Trekkie

Uma das características pelas quais ficaram conhecidos os fãs de Jornada foi pelo fato de exagerarem em demonstrar sua paixão pela franquia, as vezes de forma divertida, sendo referências em comédias e paródias. No entanto, de vez em quando, o fandom pode ser retratado de um modo não muito lisonjeiro e um exemplo disso foi o que ocorreu numa emissora americana quando um analista na NBC sugeriu que o suposto assassino do massacre do Colorado fosse um “Dark Trekkie”.

Logo após a tragédia ocorrida no Colorado, onde um rapaz atirou nas pessoas durante uma sessão do filme Batman The Dark Knight Rises, o programa “Daily Rundown with Chuck Todd” na MSNBC convidou o analista (e ex-agente do FBI) Clint Van Zandt para fazer comentários a respeito do crime. Durante o segmento Van Zandt ofereceu a seguinte análise sobre o alegado atirador, no caso James Eagan Holmes.

Sabemos que este foi um evento pré-planejado. Esse cara teve que comprar um bilhete – é de se supor que foi antecipado. Ele teve que montar roupas, uniforme, capacete, máscara de gás, granada de gás, armas. Ele teve que colocar tudo isso junto. Ele não é um ignorante fazendo isso. Isto é apenas a terrível colisão entre o mundo da fantasia de alguma pessoa dark trekkie e a realidade ou é mais sinistro? Existe algum tipo de motivação política, religiosa ou outra motivação que não seja apenas alguém com desafios emocionais?

O fato é que ninguém sabe ao certo o que leva esse tipo de pessoa a tomar atitudes brutais e extremas. Algumas emissoras também trouxeram seus “especialistas” para especularem sobre o assunto. Enquanto Clint vereda pelo lado de Jornada, Pat Brown vai por outro caminho também duvidoso, ele disse à CNN, “nós vamos encontrar este Holmes jogando video games. Se você é um psicopata”, disse Brown, “vídeo games ajudam-o no modo de fazer a matança”. Outros falam em não cristão, cronicamente deprimido e por aí vai.

James Holmes era um doutorando em neurociência na Universidade do Colorado em Denver, que estava no processo de deixar o programa de pós-graduação. Embora pouco se sabe sobre o suposto assassino, ele foi rotulado como um “nerd” por um tio que falou à imprensa. Um vizinho disse também que ele era um solitário.

Nosso pesar pelas famílias das vítimas dessa tragédia, que não é a primeira nem será, infelizmente, a última desse tipo, mas o fato é que o comentário do Sr. Clint foi profundamente infeliz, ao associar supostos psicopatas a apreciadores de ficção científica ou fantasia. Mesmo que Holmes tenha referido-se como “Coringa”, não se pode afirmar, sem um exame mais aprofundado, que personagens imaginários sejam estimuladores de comportamentos doentis. O fato é que ainda não sabemos lidar com esse tipo de distorção da mente humana, uma viagem tão desconhecida quanto as de Kirk e Spock em suas missões pelo universo, mas as semelhanças param por aí.

Fonte: Trek Movie.