Capitão James Kirk vai comandar destróier

ZumwaltTodos sabem que o personagem capitão James Tiberius Kirk, da série Jornada nas Estrelas, é ficcional, mas por coincidência, em nosso mundo real, James Kirk é o nome do primeiro comandante do novo destróier da Marinha dos EUA, classe Zumwalt, lançado no estaleiro em Maine. Além disso o navio é um dos mais avançados em operações litorâneas e de ataque terrestre.

James Kirk diz que está acostumado com as brincadeiras sobre o nome que ele compartilha com o comandante da nave estelar Enterprise. Mas destaca que seu nome é, na verdade, James A. Kirk, sem o “Tiberius” do personagem.

Kirk Zumwalt“Eu não levo como qualquer ofensa”, disse Kirk em entrevista à Associated Press. “Se é um apelido útil que chama a atenção para ajudar-nos a fazer o que precisamos fazer para obter o navio na frota e em operações de combate, então isso é bom”.

As comparações com Jornada foram inevitáveis, não só pelo mesmo nome do personagem, mas como também pelo design do navio de estilo futurista. George Takei usou sua página no Facebook para apontar as semelhanças do nome Kirk.

Esse é o primeiro navio de guerra dos EUA que usa propulsão elétrica, e sua usina é capaz de produzir eletricidade suficiente para iluminar uma pequena cidade. Um dos seus grandes trunfos é o poder de fogo.

Sua missão principal será prover apoio de fogo naval e defesa aérea em áreas litorâneas, onde navios grandes são mais vulneráveis, e atuarão como navios-capitânia em grupos-tarefa compostos por LCS (Littoral Combat Ships) e submarinos.

“Capitão na ponte!”

Fonte: Star and Stripes