These Are The Voyages, a história da Série Clássica

these_are_the_voyages“These Are The Voyages” é um livro de referência não autorizado, publicado pela editora Jacobs Brown Press e que oferece um extenso guia de episódios para as três temporadas da Série Clássica. Escrito por Marc Cushman e Susan Osborn, a coleção mostra a série original sob um ponto de vista puramente de produção. Veja mais detalhes.

No início, o projeto não havia sido nem licenciado, nem endossado pela franquia, apesar de Rod Roddenberry, filho de Gene, ter apresentado uma a carta de aprovação de seu pai. ​​Rod disse que os autores tiveram permissão, em 1980, de Gene Roddenberry e Robert H. Justman para escreverem a história da primeira série de Jornada. Gene chegou a lançar seu próprio compêndio “The Making of Star Trek” em 1968.

hese Are The Voyages 1Cushman procurou por várias editoras, mas não conseguiu interesse para publicação. Nem mesmo a CBS, que alegou não ter tempo para ler três livros de seiscentas páginas, não endossou. Mas uma editora independente aceitou publicar, embora com limitações de promoção e imagens de capa, devido aos direitos autorais.

Segundo os autores, uma grande parte da pesquisa vem da coleção pessoal de Gene Roddenberry, de notas de produção, memorandos, cartas, orçamentos e roteiros, muitos dos quais estão armazenados na Universidade da Califórnia e que não foram usados no “The Making of Star Trek”. Os três livros foram escritos ao longo de seis anos, sendo a mais detalhada coleção de livros sobre a série já publicada.

O primeiro volume, publicado em 2013, cobriu a história da série a partir de seus estágios iniciais até o final da primeira temporada. Foi elogiado por críticos, fãs e membros do elenco por sua incrível atenção aos detalhes. O próprio Leonard Nimoy chamou o nível do livro de investigação de “surpreendente … um trabalho incrível.”

hese Are The Voyages 2O segundo volume, que foi lançado no final de março, abrange a totalidade da segunda temporada e apresenta um prefácio de Walter Koenig, sendo ainda mais detalhado que o primeiro. O livro cobre uma variedade de tópicos interessantes: por que Leonard Nimoy quase não voltou para a segunda temporada, qual o verdadeiro motivo de Gene Coon de repente sair como produtor da série no meio da temporada, quais as histórias de renomados mestres de ficção científica que nunca fizeram isso para a tela e por quê, quais os episódios que quase não foram feitos na frente da câmera, entre outros.

O terceiro volume da série, que inclui a 3ª temporada, será lançado em setembro.