Um painel com o elenco de Deep Space Nine

daxUma parte do elenco da série Deep Space Nine esteve presente na Star Trek Convention em Las Vegas para um bate papo animado com a platéia presente. Os fãs puderam conhecer fatos pitorescos e engraçados da série com seus venerados atores em dois painéis separados. Veja um resumo do que foi essa festa, tendo a atriz Terry Farrell se produzido como a bela personagem Dax.

Nos painéis tivemos as presenças de Terry Farrell (Dax), Colm Meaney (O’Brien), Nana Visitor (Kira), James Darren (Vic Fontaine), Jeffrey Combs (Brunt, Weyoun ), Hana Hatae (Molly) e Rene Auberjonois (Odo), Robert O’Reilly (Gowron), J.G. Hertzler (Martok),  Casey Biggs (Damar), Cirroc Lofton(Jake Sisko).

Uma convidada especial para o painel foi Hana Hatae. Ela interpretou Molly O’Brien, a filha de O’Brien em A Nova Geração e Deep Space Nine.

Hana era muito jovem quando participou  de Jornada. Aparentemente, ela não tinha conhecimento de alguns de seus colegas atores, porque quando conheceu Colm Meaney nos bastidores, ela disse: “Oi, pai!”.

Ela estava com 4 anos quando fez sua primeira aparição em Jornada, e disse que levou um tempo para perceber que a série não era a sua vida real. Os pais dela no palco foram como segundos pais. “Eles me trataram como família”, disse Hana. Ela não atua mais, em vez disso se concentrou no atletismo e violino. Hoje está com 26 anos.

nanaUm fã da platéia levantou uma questão pertinente para  Colm Meaney, “qual era a classificação de posto do O’Brien, afinal?”

“Sempre houve uma certa confusão quanto ao que eu era”, disse o ator, cujo sotaque irlandês é muito mais forte na vida real do que quando estava na série. “Eu fiquei confuso sobre a coisa toda. Nunca tinha chegado ao fundo da questão”, terminou Meaney deixando a dúvida em aberto.

Também no palco estava James Darren – Mr. Las Vegas – que disse que, embora tenha começado relativamente tarde na série (até o final da 6 ª temporada), todos os fizeram se sentir como se tivesse “estado lá desde o início”. Mais em casa em Las Vegas do que qualquer outra pessoa, James falou sobre como suas experiências em Vegas do “Rat Pack” no Sands Hotel quando jovem. (James foi amigo de Nancy Sinatra na época.)

“Foi uma experiência incrível”, disse ele. “Aprendi a beber e fumar e ficar até quatro horas da manhã”. Quando perguntado sobre seu status como um “símbolo sexual duradouro”, James confessou: “Eu não posso ajudá-la!”

Terry Farrell disse que, quando ela, aos 28 anos, começou a fazer mais a Dax de 350 anos de idade encontrou um personagem frustrante para os roteiristas. “Os escritores não sabiam o que fazer com o personagem que eles criaram”, disse ela, observando que em um ponto lhe pediram para fazer uma combinação de Grace Kelly e Yoda. “Santo Deus”, disse ela. “Como eu poderia fazer Yoda?”

Isso foi particularmente agravante quando escreveram uma cena para ela onde fofoca que fulano de tal estava namorando. “Por que uma pessoa 350 anos de idade se interessaria com quem você está saindo?”

Um dos fãs perguntou a Terry Farrell sobre sua doença de pele, o que a impedia de fazer muitas gravações externas, como em “Rocks and Shoals” onde Dax fica dentro de uma caverna durante a maior parte do episódio. Farrell contou como foi sacaneada quando as pessoas viram ela andando com um guarda-sol. “Está chovendo?”, As pessoas perguntavam a ela. “Não, um buraco! ‘”, Ela responde.

painel 1Quando apresentado como “o divino Jeffrey Combs “, o ator rapidamente inseriu (na voz de Weyoun) que “apenas os fundadores são divinos”.

Combs é uma das muitas estrelas convidadas em todas as convenções, mas muitos não sabem como ele conseguiu o papel. Ele começou como um antagonista menor para Kira, o ferengi Brunt. Ele foi chamado para fazer o personagem no episódio “Family Business”, o diretor do episódio – Rene – insistiu que o papel tinha que ser para Combs.

Avery Brooks (Sisko) não pode comparecer a convenção, mas Combs compartilhou a história do primeiro encontro com ele. “Minha primeira cena com Avery foi uma experiência assustadora”, disse ele. “Havia três páginas de diálogo.Eu estava bebendo uma xícara de café, e Avery veio de mansinho na minha direção e resmunga: ‘Sem líquidos no set!’ ”

Combs falou recentemente sobre o showrunner Ira Steven Behr, o ator disse que o produtor lutou verdadeiras “batalhas com a emissora” para ter permissão em obter um enredo contínuo, que se tornou a marca registrada da série. Porque até então, era muito mais comum para as séries fazer apenas episódios stand-alone. “E hoje, sua teoria é validada”, disse Combs. “Posso ver no Netflix como se estivesse lendo capítulos de um livro. E é uma coisa gloriosa”.

Quando Rene Auberjonois começou a falar, Terry colocou a mão para fora para ele cuspir o chiclete. Ele recusou, e disse que com sua maquiagem de Odo ele não podia mastigar qualquer coisa sem o risco de arruinar o protético. “Então agora eu masco o chiclete como um tributo a Odo”, disse ele.

Todos lamentaram por Armin Shimmerman não poder estar no palco com eles, mas Rene observou que Quark e Odo realmente não compartilharam muito tempo de tela: houve apenas um episódio especificamente sobre o relacionamento deles e as cenas que eles compartilharam em outros episódios foram normalmente sobre, “eu entrar no bar, insultá-lo; ele me insulta, eu saio”.

“Mas pequenas notas, podem ter um grande efeito”, observou.

Uma relação na série que teve muita atenção foi entre Odo e Kira. Provando que ele ainda pensa sobre a série tanto quanto nós fazemos, Rene contou como ele estava pensando em sua cena final juntos há algumas semanas atrás. Odo, em um smoking, reencontra o Grande Elo e se despede de Kira. Rene disse que ele deveria ter mudado de forma uma parte de si mesmo em um pequeno papel, uma bebida com guarda-sol – como a que ele dá Kira quando começam namoro, “Deixaria uma parte de si mesmo com ela”, disse acrescentando, “Eu deveria ter feito isso”, disse Rene. “Talvez devêssemos voltar e refazer isso!”

No final do painel, a plateia teve as participações de Tony Todd e Cirroc Lofton(ambos fizeram o personagem Jake Sisko), que compartilharam suas memórias do episódio que foi indicado ao prêmio Hugo Award, “The Visitor”.

Os produtores testaram pela primeira vez a idéia de ter Cirroc fazendo a versão mais antiga de Jake, criando uma maquiagem própria, mas era muito difícil fazer um jovem de 18 anos se sentir como um de 70 anos, então Tony (que já havia feito o irmão de Worf, Kurn) foi contratado para esse papel específico.

“Pelo que eu sabia de Tony Todd, eu o conhecia como Candy Man”, disse Cirroc. “Então eu não sabia sobre ele. Eu realmente agradeço por ter tornado um episódio clássico”.

Para desempenhar o papel de um homem que tinha perdido seus pais em uma idade precoce, Tony contou com a inspiração de sua tia, que o havia criado como um filho e morreu três meses antes do episódio ser filmado. “Este script me tirou da minha concha”, disse ele. “É como se estivesse sussurrando para mim ‘Volte para o trabalho.” … Isso foi o mais perto do céu que eu posso imaginar”, disse Tony.

terry maquiagemEm outro painel tivemos  o supervisor de maquiagem Michael Westmore demonstrando ao público o que ele fez por cada episódio de Deep Space Nine e transformando Terry Farrell na Trill, Jadzia Dax.

Ambos vieram ao palco vestindo camisetas “DAX-539”, porque foi a 539ª maquiagem feita por Westmore.

Westmore explicou sua técnica dizendo que sacode as mãos de propósito enquanto pinta. Terry brinca que parece que “há pouco esperma” correndo até seu rosto. Para os cosplayers (fãs que se vestem como os personagens) que planejam fazer sua própria maquiagem de Dax, Michael explica que usa marrom para manchas e depois acentua-as com laranja queimada. Ele também observou como cada aplicação foi uma experiência nova e que nunca usou um estêncil. “Eu fiz a mão e os pontos nunca pareciam da mesma forma duas vezes”. Como cada trabalho maquiagem era uma obra de arte única, Westmore observou que cada vez que ele aplicava maquiagem em Terry na série ele deveria assinar no ombro.

Depois que ele terminou sua maquiagem Terry deixou o palco para uma mudança de roupa, Westmore também falou sobre alguns de seus outros trabalhos em Jornada, incluindo a forma como os Borgs originais foram colados em seus “ternos” e tiveram que ser descolados para irem para o banheiro. Quanto as inspirações de maquiagem alien, ele disse que o Jem’Hadar é um cruzamento de rinoceronte e dinossauro e os Hirogens são baseados nos monstros de Gila ( lagarto venenoso encontrado no sudoeste dos EUA). Ele também falou sobre a maquiagem Klingon dizendo que as frontes distintas são todos baseados em ossos de dinossauros.

Terry então voltou em seu vestido de casamento com Worf em Deep Space Nine. Ela estava fabulosa!

dax 539

Fonte: TrekMovie