Berman posta enigmático script de A Nova Geração

STNG scriptNa semana passada, o ex-produtor executivo de Jornada, Rick Berman, postou no twitter a foto de uma página que mostrava um script onde se lia “Star Trek: The Next Generation – The Movie. Primeiro Rascunho, 1º de outubro de 1993”. Junto com a foto Berman twitou: “Nunca visto, nunca produzido ‘primeiro’ filme de TNG. História minha e de Maurice Hurley, roteiro de Hurley. Não foi tão ruim”. Diversos fãs pediram detalhes adicionais, implorando-lhe para compartilhar toda a coisa. Mas Berman deixou o mistério suspenso no ar. O que seria afinal essa história?

O site StarTrek.com procurou o produtor para tentar arrancar dele algum detalhe da trama. “O que me levou (a postar a foto) foi que eu encontrei a história de uma versão e o script da outra em uma caixa”, escreveu Berman de volta. “O estúdio queria dois roteiros. Eles e eu escolhemos o único a ser produzido (que foi Star Trek Generations ). Não há elementos dele (do roteiro não utilizado) que tenham entrado em qualquer filme que fizemos”.

“Justo. Mas que tal um pequeno tease do enredo não utilizado?”, perguntou o site. “Nada (a ser dito) sobre a trama …”, disse Berman finalizando. “Sinto muito”.

O que se comentou na época foi que em fevereiro 1993, o estúdio deu sinal verde para a produção de um filme de A Nova Geração, já que a série estava no fim. Berman, então produtor executivo da franquia, encomendou dois roteiros e três escritores.

Um com Maurice Hurley que tinha sido responsável por alguns dos episódios da série, incluindo a aparição dos Borgs em “Q Who?” e outro pela equipe dos jovens Ronald D. Moore e Brannon Braga.

Como proposto para os escritores, o filme teria característica da série original em um prólogo, com o capitão Kirk depois aparecendo no clímax do filme. Berman recordou mais tarde o processo:

“Em ambos os roteiros, as histórias que desenvolvemos, eram histórias que implicavam em graus diferentes dos membros da série original, juntamente com os de A Nova Geração. Primeiro, passamos o desenvolvimento da história em ambos, e ambas as histórias foram submetidas ao estúdio. Nós tivemos muitas notas do estúdio, as histórias foram revisadas, e depois fomos para o primeiro rascunho em cada uma. Eventualmente, tornou-se óbvio que o estúdio e eu estávamos inclinados para a de Moore e Brannon. Isso não quer dizer que o roteiro de Maury não era fantástico, ele apenas era muito menos avançado no momento em que tivemos que tomar uma decisão”.

Segundo rumores, o roteiro de Hurley contava sobre uma fenda no espaço-tempo, através da qual criaturas alienígenas acidentalmente caiam em nossa dimensão. Estas criaturas tornaram-se uma ameaça para o nosso universo, ao tentarem desesperadamente sair.

Picard e a tripulação da Enterprise tinham a missão de detê-las. Nesta história, Picard convoca uma manifestação holográfica do lendário capitão Kirk no holodeck da nave, a fim de buscar o seu conselho.

Já no segundo roteiro, Moore e Braga preferiram um vilão mais palpável, o humanoide alienígena Moresh, que mais tarde passou a se chamar Dr. Soran, sendo que Kirk se tornaria um elemento ativo na história, o qual empreenderia uma viagem no tempo para o século 24, através de uma anomalia temporal.

Star Trek Generations estreou em 18 de novembro de 1994 e obteve 118 milhões de dólares em arrecadação.

Fonte: Star Trek.com e Memory Alpha.