Homenagem aos 48 anos de Jornada nas Estrelas

kirkHoje, Jornada nas Estrelas completa 48 anos de lançamento do primeiro episódio na TV. A memorável frase de abertura da série original: “O Espaço, A Fronteira Final…” faz parte das muitas expressões de Jornada, que atravessaram quase meio século de existência. Poucas franquias tiveram tal impacto na indústria de entretenimento, evidenciado nos trechos de diálogos que se tornaram parte do vernáculo popular em todo mundo. Em homenagem a essa data especial, apresentamos uma compilação das melhores citações da franquia e um video raro para você se divertir.

Em 8 de setembro de 1966 era exibido pela NBC, o primeiro episódio da série Jornada nas Estrelas nos EUA, “The Man Trap” (escrito por George Clayton Johnson e dirigido por Marc Daniels).

Na verdade, a emissora escolheu este episódio como piloto, ignorando uma lista previamente fornecida, onde “Where No Man Has Gone Before” abriria a série.

Segundo o livro “Inside Star Trek: The Real Story” escrito por Robert H. Justman e Herbert F. Solow, a escolha se deu basicamente por eliminação. Devido ao número limitado de episódios prontos, “The Man Trap” pareceu para a NBC como a história “mais assustadora e mais explorável do que os demais”, com um monstro para atrair a atenção da audiência e a introdução do conceito de novos mundos. Os executivos acharam “Where No Man Has Gone Before” por demais expositivo.

Gene hollywoodEquívocos à parte, após sua inclusão na rede Syndication, a franquia ganhou um impulso nunca antes visto, tendo gerado mais quatro spinoffs e doze longa metragens.

Em 05 de setembro de 1985, Gene Roddenberry foi premiado com uma estrela na caçada da fama em Hollywood.

“Ele está morto, Jim”, “Scott, leve-me para cima” são as expressões das inúmeras tiradas humorísticas, éticas e filosóficas contidas nesse imenso universo ficcional.

Veja uma lista delas, para homenagear este universo que nos faz sonhar e amar.

“Não existe tal coisa do desconhecido. Somente as coisas temporariamente escondidas, e que temporariamente não entendemos. (Kirk em The Corbomite Maneuver).

“Frequências de saudação abertas, senhor” –  “The Corbomite Maneuver” Uhura, proferindo seu bordão pela primeira vez.

“Eu estava fora salvando a galáxia quando o seu avô usava fraldas” (Kirk a Picard em Generations)

“Nós tivemos nossas guerras, Almirante, assim como os seres humanos as tiveram. Nosso planeta foi devastado, nossa civilização quase destruída. A lógica nos salvou”. (Soval-  “The Forge”)

quotes 4“Desculpe-me … Com licença. Eu apenas gostaria de fazer uma pergunta … Por que Deus precisa de uma nave?” (Kirk no filme A Fronteira Final)

“Uma das vantagens de ser um capitão é ser capaz de pedir conselhos, sem necessariamente ter que levá-los em consideração.” (Kirk em Dagger of  the Mind).

“Ele é inteligente, mas não tem experiência. Seu padrão indica pensamento bidimensional.” (Spock em A Ira de Khan)

“Se você eliminar o impossível, o que resta, porém improvável, deve ser a verdade.” (Spock em Star Trek)

“Maldição Jim, o que diabos está acontecendo com você? Outras pessoas têm aniversários, por que estamos tratando o seu como um funeral?” (McCoy em A Ira de Khan)

“A necessidade de muitos supera a necessidade de poucos….. ou de um”. (Spock em A Ira de Khan)

“Deixe-me adivinhar, as probabilidades estão contra nós e a situação é sombria” (Kirk para Picard em Generations)

“Você acha que as regras não se aplicam a você, só porque você não concorda com elas”. (Pike a Kirk- Além da Escuridão)

“Você não rouba um banco quando o carro de fuga tem um pneu furado”. (Dr. McCoy- Além da Escuridão).

“Por favor, capitão, não na frente dos Klingons.” (Spock em Day of the Dove  A Fronteira Final)

quotes 3“Tenente, você está olhando para o único homem a vencer o cenário sem vitória.” (Spock para Saavik em A Ira de Khan)

“De acordo com os registros médicos da Frota Estelar, os implantes Borg devem irritar a pele. Gostaria de um creme analgésico?” (“First Contact” – Holograma Médico de Emergência)

“Nós não vamos perder a Enterprise. Não para os Borgs. Não enquanto eu estiver no comando.” (Picard em First Contact)

“Um gênio não funciona numa base de linha de montagem. Você não pode simplesmente dizer: “Hoje vou ser brilhante” – (Kirk, “The Ultimate Computer”)

“Do meu amigo, só posso dizer o seguinte: de todas as almas que encontrei nas minhas viagens, a dele foi a mais … humana.” (Kirk em A Ira de Khan)

“Nós somos Borg. Baixem seus escudos e entreguem sua nave. Nós vamos adicionar sua distinção biológica e tecnológica a nossa. Sua cultura será adaptada para nos servir…. Resistir é inútil” (citação Borg)

“Como diabos aquele garoto venceu o seu teste? .. Eu não sei.” (oficial a Spock em Star Trek)

Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos …” (Kirk lendo mensagem de Spock no prefácio do livro A Tale of Two Cities, em A Ira de Khan)

quotes 1

“Navezinha valente …… Navezinha?” (First Contact – Riker e Worf)

“Me desculpe, doutor, eu não tenho tempo para explicar isto logicamente. Lembre-se.” (A Ira de Khan – Spock para McCoy)

“Bem, eu odeio dizer isso a você, mas a Frota Estelar opera no espaço.” (Star Trek – Kirk para McCoy)

“O objetivo é experimentar o medo, o medo diante da morte certa, aceitar o medo, e manter o controle de si mesmo e da tripulação” (Spock para Kirk em Star Trek)

“Se eu fosse humano, acredito que a resposta correta seria: “Vá para o inferno”…. se eu fosse humano.” (Spock em A Terra Desconhecida)

“Estou impressionada. Por um momento, eu pensei que você fosse apenas um caipira idiota que só tem relações sexuais com animais de fazenda”….. “Não apenas”. (Uhura e Kirk em Star Trek)

“Alguma sugestão, almirante?” …. “Reze, Senhorita Saavik, Klingons não fazem prisioneiros” (A Ira de Khan – Kirk e Saavik)

“Como seu professor Spock costuma dizer, eu gosto de acreditar que há sempre possibilidades”. (Kirk para Saavik – A Ira de Khan)

Segunda estrela à direita … e sempre em frente até de manhã” (Kirk em A Terra Desconhecida)

“Eu gosto desta nave, é cheia de emoção!” (Scott em Star Trek)

“Capitão … Eu acredito que falo por todos aqui, senhor, quando eu digo, ‘Para o inferno com as nossas ordens.” (Data em First Contact)

“Eu poderia citar o regulamento, mas eu sei que você vai simplesmente ignorá-lo.” (Spock para Kirk em Star Trek)

Star Trek - DS9 - 2x26 - The Jem'Hadar“Deixe-os comer estática.” (Khan em A Ira de Khan)

“As leis mudam dependendo de quem as faz, mas a justiça é a justiça.” – (Odo – A Man Alone)

“Vamos ter certeza de que a história nunca se esquecerá do nome … Enterprise” – (Capitão Picard – Yesterday’s Enterprise)

“Por que fingir que estamos indo para casa quando tudo o que estamos realmente fazendo é investigar cada millimetro cúbico desse quadrante, não estamos?” (Doctor para Janeway – The Cloud)

“A melhor diplomacia que eu sei é um banco de phaser totalmente carregado.” – (Scott – “A Taste of Armageddon”)

“Eu não sou nenhum anjo, mas eu tento viver cada dia como o melhor ser humano que eu sei ser.” (O’Brien- Tribunal)

“Ston, ela é sua. Depois de um tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.” – Spock (Amok Time)

“Por favor, Spock, faça-me um favor … não diga que é ‘fascinante’ …”

“Não … mas é … interessante …” – (McCoy e Spock – The Ultimate Computer)

“Cale-se, Spock! Estamos resgatando você!”

“Muito obrigado, capitão McCoy.” – (McCoy e Kirk – The Immunity Syndrome)

“Muito simples, capitão, examinei o problema de todos os ângulos, e era claramente impossível. A lógica me informou que, dadas as circunstâncias, a única ação lógica teria que ser de desespero. Decisão lógica, logicamente alcançado.” – ( Spock – Galileo Seven)

Tiradas de McCoy.

“Eu sou médico, não um mecânico” – “A Máquina do Juízo Final”, quando perguntado se ele tinha ouvido falar da ideia de uma máquina do juízo final.

“Eu sou médico, não uma escada rolante” – “Friday’s Child”, quando lhe pediram para ajudar a grávida Ellen a descer um declive íngreme.

“Diabos, eu sou um médico, não um pedreiro” – “Devil in the Dark “, quando perguntado para salvar a Horta. 

“Por Deus, Jim … Eu estou começando a pensar que posso curar até um dia chuvoso!” – (McCoy  – The Devil in the Dark)

“Eu sou médico, não um engenheiro” – “Mirror, Mirror”, quando perguntado por Scotty para ajudar na engenharia a bordo da ISS Enterprise. 

“Eu sou um médico, não um mineiro” –  “The Empath”, quando é transportado para baixo da superfície de Minara 2. 

“Eu sou um cirurgião, não um psiquiatra” – “City on the Edge of Forever”, ao comentário de Edith Keeler sobre Kirk ter falado algo estranhamente para ela. 

“Eu não sou mágico, Spock, apenas um velho médico do interior” – “The Deadly Years”, para Spock, enquanto tentava curar os efeitos do envelhecimento. 

“Se eu ligasse para cada vez que uma luz piscasse por aqui, eu acabaria falando sozinho” –  “The Corbomite Maneuver”, sobre a recusa de Kirk em fazer o exame médico na enfermaria porque a nave está em alerta vermelho. 

Em 1993, um raro comercial reuniu todo o elenco da série original e um convidado especial, Jonathan Frakes, que até então trabalhava na recente série A Nova Geração. O comercial foi feito pela empresa de comunicações MCI que apresentava seu serviço de comunicação em grupo, “friends and family”. A coisa toda é bem divertida com Shatner e Nimoy brincando com o “intruso” Frakes.

Nichelle Nicols: “Eu acredito que como eu disse deveríamos retomar a comunicação.”

George Takei: “Então, Anakol e eu assinamos.”

Walter Koenig: “Eu acho que se tem alguém que pertence a “‘friends and family”, somos nós.”

James Doohan: “Eu costumava ficar cansado de olhar para aqueles rostos, mas agora eu meio que sinto falta deles.”

DeForest: “Eu entrei para salvar os 25%, porque quando eu o chamo (apontando para Leonard, que está sendo visto em outra tela), eu acabo falando com uma secretária eletrônica … (Sussurrando), que é mais interessante do que ele”.

Leonard Nimoy (secamente): “Eu estou geralmente em casa, e sou apenas seletivo com as chamadas que recebo.” [Risos na sala]

Bill Shatner: “Quando eles estão formando um círculo, obviamente, deixam o melhor para o último.”

Jonathan Frakes: “Oh, é por isso que eles me chamaram.”

William Shatner: “Quem é esse?”

DeForest: “Como é que ele entrou?”

Leonard Nimoy: “Parece haver algum erro.”

William Shatner: “Eu acredito que você está no círculo errado.

Que o espírito de Jornada continue a existir em nossos corações para sempre.