Homenagem ao centenário de Robert Wise

Robert WiseSe estivesse vivo, o diretor Robert Wise estaria completando nesta data 100 anos de existência. Ele foi o diretor de Star Trek: O Filme, o primeiro longa-metragem de Jornada nas Estrelas, dando início ao renascimento da franquia para o que hoje conhecemos. Wise ganhou dois Oscars por seu trabalho como diretor e produtor em dois musicais clássicos.

Robert Wise foi um dos diretores mais conceituados de Hollywood com créditos em A Noviça Rebelde, Helena de Tróia, Um Homem e Dez Destinos, Punhos de Campeão, Desafio do Além, entre outros.

Quando ele veio para Jornada, Wise não era um estranho para a ficção científica. Anteriormente já havia dirigido filmes que se tornaram clássicos como O Dia em que a Terra Parou e O Enigma de Andrômeda. Ambos os filmes foram referenciados na série Enterprise através dos episódios “The Catwalk”, “Cogenitor”, “Observer Effect”.

Lançado em 7 de dezembro de 1979, Star Trek: O Filme recebeu muitas críticas quanto ao seu ritmo lento, falta de cenas de ação e por se basear muito em cenas de efeitos visuais. Mesmo assim, o  longa ainda teve uma indicação ao Saturn Award para Melhor Diretor pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Film.

Wise disse na faixa de comentário do DVD que dos filmes que ele dirigiu (quarenta ao todo), Jornada foi o único que nunca teve uma pré-estreia. Segundo Wise, os efeitos especiais vieram tarde, eles não tiveram tempo para pré-visualizar o filme a um determinado público para obter algum feedback. Por isso apenas ficaram soltando os efeitos nos comerciais dos cinemas, basicamente, e tendo que contar com eles para o agrado do público.

O diretor revelou também que ele literalmente carregou o primeiro rolo do filme para a estréia e levou para os projetores, enquanto esperavam no cinema. Em seguida, após a estreia mundial, ele e Gene Roddenberry consideraram que era necessário trabalhar um pouco mais no filme, mas a Paramount negou, dizendo que poderia mostrar uma falta de confiança no que eles fizeram.

Anos depois, ele finalmente teve a chance de concluir o filme que gostaria de ter feito em 1979, mas não teve tempo suficiente para fazê-lo.

Em 2001, foi lançada a Edição Especial “Versão do Diretor”; onde foi remasterizado o áudio, completadas e adicionadas cenas, com novos efeitos especiais gerados por computador para, segundo ele, completar sua visão original. Esta nova versão contém 136 minutos. O orçamento de Star Trek – O Filme foi de 35 milhões de dólares, sendo que o filme arrecadou 139 milhões nas bilheterias de todo o mundo.

Wise morreu aos 91 anos vítima de insuficiência cardíaca.

Mais detalhes sobre a produção deste filme veja a seção Jornada Nas Estrelas: O Filme do Trek Brasilis.

Robert Wise 1

 Robert Wise 2

Robert Wise 3

Robert Wise 4

Robert Wise 5