“The Cage” foi apresentado há 50 anos

CageO 50º aniversário oficial de Jornada nas Estrelas será celebrado somente em setembro de 2016, como sendo o primeiro episódio da série original a ir ao ar. Mas o primeiro piloto “The Cage” foi apresentado em novembro de 1964 por Gene Roddenberry, tendo sido rejeitado pela NBC. No entanto, esta produção impressionou o suficiente para que fosse pedido um segundo piloto. Como forma de celebrar a ocasião, apresentamos algumas curiosidades sobre a produção de “The Cage”, e que vale a pena recordar.

O esboço de história do filme foi composto por 26 páginas. Nestas páginas, o nome do capitão era Robert April. Além disso, os Talosianos eram alienígenas tipo caranguejo e seu planeta era “Sirius IV”.

A primeira versão do roteiro foi datada em 8 de Setembro de 1964 e submetida à NBC para aprovação. Após algumas sugestões de alterações, a NBC mais ou menos deu a sua aprovação para o episódio ser filmado. Depois da luz verde pela emissora, Gene Roddenberry, no entanto, se preocupou com a credibilidade do script. Para este fim, ele deu início a um período de investigação científica intensa e começou uma amizade com Harvey P. Lynn , um físico da RAND Corporation, que serviu como conselheiro técnico oficial.

Shooting The CageUma das contribuições de Lynn foi com relação ao personagem do geólogo, que era conhecido como astrocientista na primeira versão do roteiro. Isso foi alterado por recomendação de Lynn, que optou por “geólogo”, porque ele acreditava que era um título mais específico.

Algumas das ideias iniciais de Gene Roddenberry para cenários ilusórios do episódio tiveram de ser alteradas devido à produção e realidades orçamentárias.

O custo desta produção para a NBC chegou a 630.000 dólares, representando uma aposta considerável para Desilu, que era um estúdio pequeno, mal equipado na época. Preocupada com o alto custo na época desta produção, a NBC resolveu monitorar o progresso do piloto, mantendo um controle sobre cronograma e o gasto do projeto.

A primeira cena filmada de “The Cage” – a sequência com o Dr. Boyce e o Capitão Pike compartilhando um martini – foi realizada na sexta-feira, 27 de Novembro de 1964.

Antes de Hunter vir a bordo, outros atores foram submetidos a testes para o papel, quer pela NBC ou por Roddenberry: Efrem Zimbalist Jr., James Coburn, Peter Graves, George Segal, Patrick O’Neal, Rod Taylor.

projectstrigasLeonard Nimoy, que fez Spock, tinha estrelado anteriormente na série de Roddenberry, The Lieutenant. Ele também, curiosamente, dividiu a tela, brevemente, com William Shatner em “The Project Strigas Affair”, um episódio da série O Agente da UNCLE, que foi ao ar em 24 de novembro de 1964.

A segunda versão final do roteiro indicava que Spock, José Tyler, e outros tinham sido feridos nos combates em Rigel VII – eventos estes que aconteceram pouco antes da ação em “The Cage “. Assim justificava-se vermos Leonard Nimoy estar mancando e Peter Duryea ter uma mão enfaixada.

A NBC rejeitou o piloto, após a sua produção, e declarou que era “muito cerebral”.

Segundo comenta-se, além de achar o episódio muito intelectual, a emissora fez críticas, tais como a presença de uma primeira oficial feminina na ponte e o personagem Spock ser muito estranho para o público na época.

Mas o livro “Inside Star Trek: The Real Story” (escrito por por Herb Solow e Robert Justman), afirma que a NBC apoiou a ideia de uma mulher forte, em um papel de liderança, eles só rejeitaram Majel Barrett, sentindo que a atriz não era talentosa o suficiente para esse personagem.

A NBC também não ficou satisfeita com a maioria dos atores e também mostrou preocupação com o que ela chamava de “erotismo global”, principalmente das “meninas verdes seminuas dançando com rebolados”.

Apesar das várias críticas que tiveram com este episódio, os executivos da NBC ficaram impressionados com o conceito da série e percebendo que as falhas se deviam, em parte, ao roteiro que eles mesmos haviam aprovado, fizeram um extraordinário e raro movimento pedindo um segundo piloto.

Muitas das imagens de “The Cage” foram subsequentemente usadas em “The Menagerie”.

Fonte: Star Trek.com, Memory Alpha.