Nichelle Nichols voará em missão da NASA

Nichelle Nichols, a veterana atriz que interpretou a tenente Uhura, um dos ícones de Jornada, vai decolar em uma missão para a Agência Espacial americana, três meses depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Aos 82 anos, Nichelle, que tem sido uma embaixadora da NASA incentivando jovens a ingressarem na área espacial, agora vai voar na missão do telescópio espacial SOFIA em setembro. 

O telescópio SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) é um projeto conjunto da NASA com o Centro Aeroespacial da Alemanha. Considerado o maior telescópio voador no mundo, vai espreitar o cosmos, alojado num Boeing 747 especialmente convertido para isso. Não chega a ir para a fronteira final, mas vai muito alto na estratosfera, alcançando mais de 15.000 km mts de altitude.

De acordo com a NASA, o esperado é que ele faça ao menos cem voos de observação em 2015.

Nichols revelou que participará desta missão durante uma sessão ‘Ask Me Anything’ do fórum Reddit. Ela estará a bordo do Boeing durante seu vôo inaugural.

Ela disse: “SOFIA, infelizmente, não voará para o espaço. É um observatório no ar, um telescópio enorme montado dentro de um 747 voando tão alto quanto é possível, e eu estive em um vôo semelhante, o primeiro observatório airborn, em 1977…” (ela voou a bordo de um C-141 levando um telescópio que analisou as atmosferas de Marte e Saturno durante um vôo de oito horas.)

“É uma experiência incrível, você tem uma perspectiva totalmente diferente de terra.”

“Eu espero que alguém receba algumas imagens fantásticas.”

Sua visita ao observatório no ar virá apenas três meses depois ela ter sido hospitalizada, quando sofreu um acidente vascular cerebral leve.

Sua última aparição como Uhura oficialmente foi no filme Star Trek VI: The Undiscovered Country, o personagem tinha sido promovido a Comandante.

Ela também é conhecida como tendo partilhado primeiro beijo interracial do mundo, via televisão, com seu colega William Shatner.

Fonte: Mirror