Star Trek Sem Fronteiras: edição e refilmagens

pegg 2O co-escritor e ator Simon Pegg está de volta em uma nova entrevista concedida no período do CinemaCon, no início deste mês, e revelado agora pelo Collider. Nela ele fala sobre não apenas a situação de pós-produção do filme, incluindo as refilmagens no mês passado, bem como faz a defesa de Justin Lin na direção do longa.

Uma parte da entrevista foi sobre as refilmagens de março no sul da Califórnia, onde Pegg chama de um esforço de rotina.

Isso sempre acontece no cinema. Muitas vezes, quando você entra na edição e olha para o filme, você pensa: “Oh, é uma pena que nós não conseguimos o reaction shot”, ou “Talvez nesta cena poderia ter trazido [alguns] aspectos do desenvolvimento do enredo “.

Nota: reaction shot “plano de reação” é uma cena em que a ação está acontecendo fora do quadro, e nós não a vemos, apenas a reação de um ou mais personagens (com voz e expressão facial).

Assim, tendo um corte do filme, fomos capazes de avaliar – e, felizmente, dada a liberdade – entrar e fazer o retoque daquele tipo de coisas sobre os quais já fizemos, que é uma grande oportunidade.

Claro que, quando você escreve um roteiro e você filma a coisa toda, o tempo de execução geralmente é muito mais do que você prevê que seja, e, invariavelmente, vai ter que reduzir. Quando você edita o material saído de um filme, às vezes você tem que voltar e certificar-se de que o fluxo da história está todo sustentado.

Foi apenas um pouco disso, na verdade. Uma coisa muito rotineira, muito rápida e divertida de fazer, uma vez que temos que ver outra vez.

Acho que o termo ‘refilmagem’ muitas vezes faz as pessoas pensarem: “Oh, você tem que fazer isso de novo?”, quando na realidade é mais como captador, mais como olhar para os momentos em que o filme pode apenas ser refinado.

Pegg defendeu o diretor Justin Lin quanto as críticas de alguns fãs em relação ao seu curriculum de filmes anteriores.

Justin tinha ideias claras sobre alguns dos pontos altos no filme, e gostaríamos de trabalhar com Justin para certificar-nos que a história seguiria através desses momentos. Assim, se havia um grande evento, Doug e eu gostávamos de ter certeza de que rastreamos todos os personagens deste evento e fazer este acompanhamento com a ideia de Justin para o espetáculo visual, no qual ele é muito bom.

Eu odeio pessoas dizendo que Justin Lin só vai fazer um “Velozes de Furiosos no espaço!” É uma espécie de crítica depreciativa, estúpida.

A história de Justin como cineasta começou com um filme da Sundance chamado “Better Luck Tomorrow”. Ele é um cara inteligente, sensível.

O fato de que ele foi capaz de energizar a série “Velozes e Furiosos” é uma prova de sua inteligência como cineasta. Ele não é apenas o cara da perseguição de carros.

Pegg ainda falou sobre como anda o processo de edição (no início de abril).

Eu vi duas edições do filme, e estamos fazendo um pouco de ADR (edição de diálogos e som), onde você pode ver se há alguma coisa que precisa ser esclarecida. Está ficando legal. Tem sido algo super importante, isso. Começar a escrever um filme Star Trek e da tarefa que estava à frente de nós em termos do que tínhamos a fazer era difícil e estressante às vezes, mas tornou-se muito divertido. Uma vez que nos juntamos novamente com a turma e colocamos em um filme e vimos o que Justin estava fazendo, e eu mal posso esperar para que as pessoas possam vê-lo.

Pegg também confirmou que a foto de Justin Lin com os dois aliens era, na verdade, o primeiro dia de filmagens em Vancouver.

Por fim, o ator comentou sobre a importância de ser capaz de escrever um filme de Jornada, e o difícil equilíbrio de tentar acalmar os fãs antigos e ao mesmo tempo ser atraente para aqueles que estão fora da base de fãs.

Foi um privilégio extraordinário me serem dadas as chaves para o universo de Jornada. É extremamente importante para mim que façamos justiça. Eu sei que Jornada significa muito para um monte de pessoas diferentes. Isso significa uma quantidade enorme para algumas pessoas.

E, ao mesmo tempo, deve ser algo em que todos possam desfrutar também. Então, você tem que olhar para os meios de escrever um roteiro bem, que é um convite para um não-membro do Fan Club da Federação, e para aqueles que já assistiram a série durante cinquenta anos, conhecer e amar cada elemento do mesmo. E também para o que está disponível para nós agora e no estado do cinema agora, o espetáculo para trazer as pessoas dentro disso.

Vamos combinar as filosofias e princípios do universo de Jornada com o maior conjunto de peças e conteúdo emocionantes. Vamos ver Kirk e o pessoal fazendo coisas que não os temos visto fazendo antes, porque nós literalmente não temos sido capazes de fazer isso – mas isso não é à custa de outro material.

Jornada é uma história para se refletir. É uma projeção muito inteligente, esperançosa de nossos próprios futuros, e isso é algo que temos de agarrar.