Roberto Orci conversa mais uma vez com os fãs

roberto-orci2.JPGDias atrás o site The TrekMovie transcreveu um bate-papo de J. J. Abrams e sua equipe com os internautas. Agora, o roteirista Roberto Orci volta a fazer um chat com os fãs do site, respondendo a perguntas sobre o roteiro, personagens, referências, cenário e a possibilidade ou não da produção de uma futura série para TV. Não custa lembrar que o texto contém spoilers.

Quem decidiu por seguir esse caminho de uma nova Jornada, vocês ou o estúdio?

Orci: “A abordagem não foi decidida pelo estúdio. Foi aprovada pelo estúdio, quando nós estabelecemos para eles nossa visão coletiva de Jornada. Nós temos sido cuidadosos em não pôr muita ênfase em termos como reboot, re-imaginação, porque esses termos não descrevem suficientemente, em minha opinião, o modo pelo qual Jornada (Zero) se encaixará dentro do continuum”.

Qual será realmente o título do filme?

Orci: “Como foi dito antes, o título será simplesmente Jornada nas Estrelas. Nós usamos o termo Jornada Zero poucas vezes apenas para lembrar a nova audiência de que embora Jornada tenha ido embora, eles poderão sintonizá-la e serem introduzidos nesse mundo de uma forma nova. Esse site prova a dedicação dos fãs também e a última coisa que quero que escrevam em minha lápide é que eu ajudei a matar Jornada”.

Quais são os planos para os cenários da ponte de comando quando acabarem as filmagens?

Orci: “A ponte de comando será encaixotada, mas não destruída. No caso de precisarmos dela”.

Vocês usaram o site Memory Alpha para consulta? Poderiam mostrá-lo nos créditos do filme?

Orci: “Certamente usamos o Memory Alpha durante o processo todo, e ainda como referência durante a produção. Verei o que posso fazer quanto aos créditos. Não é uma má idéia”.

Quantas páginas possui o script?

Orci: “O script possui aproximadamente 128 páginas. Algumas vezes, a produção muda as margens levemente por razões de formatação dando de 1 a 5 páginas a mais. Eu adoraria que a história fechasse em duas horas de projeção. Mas ainda é cedo para saber até começarmos a edição. O filme dos Transformers terminou com 130 páginas ( com duas horas e vinte minutos de filme) e o diretor Bay dilatou as cenas de ação. Uma regra prática é considerar uma página igual a um minuto de tempo de tela, em geral”.

Quais foram os personagens mais difíceis que vocês escreveram para o filme?

Orci: “Dois personagens foram muito difíceis para se escrever: o vilão e o próprio Kirk. Kirk, em particular, por ser enganoso, porque você pode cair numa armadilha por fazer dele bidimensional, por achar que você conhece bem sobre ele ou porque você acha que seu comportamento em dada situação é uma conclusão decidida de antemão, em lugar de criá-lo como um verdadeiro personagem que tenha liberade de escolha e que tenha de tomar decisões. É fácil ficarmos preguiçosos quando escrevemos para personagens conhecidos”.

Houve algum episódio em particular que ajudou vocês a moldarem os personagens? Você ouvia algum som de Jornada para inspirá-lo quando escrevia o roteiro?

Orci: “Muitos episódios. “Balance of Terror” se destaca, assim como os filmes 2, 3, 4 e 6, além dos novels da dupla Judith e Garfield Reeves Stevens. O som de James Horner é um dos meus favoritos. Foi muito ouvido para minha inspiração durante o processo de roteirização”.

Você acredita que Jornada voltará a ter uma série de TV? Vocês acham que estarão envolvidos?

Orci: “Eu, honestamente, não sei. Não posso falar pelos outros, mas por mim, eu não quero estar envolvido, a menos que nós tenhamos uma genuína visão para o que a série deve ser. Se eu, por um minuto, sentir que irei envelhecer (de idéias) ou pular para alguma coisa de Jornada baseada em nenhuma outra razão, senão o sucesso do passado ou seja o que for, eu renuncio a minha comissão. Pode ser que alguém também tenha uma melhor ou mais apaixonada idéia sobre como fazer uma série e espero que nenhum de nossos egos escapem. Mas eu adoraria ver uma série”.

Vocês têm mantido a tradição de possuírem consultores técnicos para fazer o filme mais realista possível?

Orci: “Como curta resposta eu digo que sim. Uma resposta mais divertida virá em breve”.

Fonte: Trek Movie