Zoe Saldana fala sobre Uhura

zoe-saldana-1.jpgA atriz Zoe Saldana, que interpreta a nova Uhura na produção de Jornada nas Estrelas, se diz muito entusiasmada com o seu personagem. Ela concedeu uma breve entrevista ao site BlackFilm, na qual falou de seu personagem, lembrando-se de como ocorreu sua entrada no elenco, além de relatar o seu encontro com dois grandes ícones da franquia: Nichelle Nichols (inteprete original de Uhura) e Leonard Nimoy (velho Spock).

Zoe é uma artista sempre determinada e acredita que o filme de Jornada proporciona para jovens atrizes asiáticas, latinas, africanas, a oportunidade de sonharem com uma carreira em Hollywood. A atriz confessa gostar de fazer mais personagens fortes e dinâmicos. “Eu vejo a mim mesma procurando por papéis que sejam fortes. Eu facilmente me desligo de personagens juvenis escolares ou de interesse romântico”, disse.

A atriz, que é crítica quanto à falta de papéis marcantes para mulheres, diz que Uhura é o tipo de personagem que a atrai por sua força interior. “Veja a Uhura. Ela é uma oficial da Enterprise, onde ela está em iguais condições com todos. Ela não é apenas uma mulher. Ela está no comando exatamente como todos, com força e energia. Eu sinto um forte apelo nela quando leio o script e quando J. J. Abrams me diz o que ele quer que eu faça”.

Zoe ainda lembra quando conseguiu o papel para o filme entre várias concorrentes. “J. J. Abrams expressou interesse em trabalhar comigo e creio que ele gostou de meu trabalho. Para um ator isso é tudo do que precisa. Conseguir o reconhecimento e o respeito de seus colegas. Foi quando eu saí (do teste) e me encontrei com ele. Então ele me disse: ‘Eu não preciso ver mais nada de você’ e foi aí que tive uma sensação agradável. Eu percebi que haviam gostado de mim. Eu tinha conseguido o papel”.

Saldana disse o que sentiu quando vestiu pela primeira vez o uniforme de Uhura. “Foi muito interessante. No momento veio tudo junto, o cabelo, a roupa, estar no set e então você começa a sentir: ‘Certo, isso é real’. É incrível e divertido”.

A atriz admitiu que nunca assistiu a qualquer coisa de Jornada até entrar no filme, mas expressou admiração pela longevidade da franquia e suas celebridades. “Eu nunca assisti a Jornada. Não era fã dela, até agora, e tenho muita admiração pelo que eles fizeram e pelo tempo que a franquia continua a crescer, depois de 45 anos. Eu tive a honra de conhecer Nichelle Nichols e trabalhar com Leonard Nimoy. Foi tudo fantástico”.

O encontro com Nichelle Nichols ajudou a jovem atriz a entender melhor Uhura. “Eu fui capaz de sentar com ela e ouvi-la contar toda a história de como Uhura tornou-se o que é hoje e para onde eles estavam levando a personagem. Mas tudo se ajeitou quando ela bateu à porta e fez o teste. Foi ela mesma quem deu nome ao personagem. Ela se sentia como um artista e que iria fazer algo grande”.

Já com Leonard Nimoy, com quem ela diz ter contracenado, seu encontro foi bem rápido. “Você pode conversar com Nimoy somente um pouco. Ele é impressionante. Não há muito do que eu posso dizer quando estou próxima a ele. Nimoy é uma lenda”, finalizou a atriz.

Fonte: Trek Movie e TrekWeb