AICN traz novidades sobre cenas do filme

star-trek-site-3.JPGHarry Knowles em seu artigo no site Ain’t It Cool News revelou detalhes a respeito de algumas cenas no novo filme de Jornada nas Estrelas, sob a direção de J. J. Abrams. Ele disse ter estado com Abrams no estúdio e observou o trabalho de pós-produção e edição. Harry descreveu o que conseguiu ver por lá. O texto abaixo contém SPOILERS.

harry-knowles.jpgO gordinho Harry Knowles é um conhecido crítico de filmes e um dos editores do site Ain’t It Cool News (AICN). Ele contou que visitou o estúdio (na cara de pau mesmo), o que lhe valeu um convite de J. J. Abrams para conhecer um pouco da pós-produção do filme de Jornada.

Knowles disse ter visto apenas sete minutos de algumas cenas, as quais descreveu desse modo:

1) “Eles mostraram uma cena de Ben Cross (Sarek) e Winona Ryder (Amanda Grayson) deitando no berço o pequeno Spock. Eles estavam na superfície de Vulcano. Não houve nenhum diálogo naquele pedaço de cena e Vulcano não estava realmente lá. O que havia era uma grande formação de rocha, que me lembrou o episódio “Arena” (série original). Abrams disse que não havia efeitos especiais adicionados, até aquele momento. Que a luz não estava certa, o céu não estava certo e não havia nenhum tipo de coisa inflamada em Vulcano ou estruturas ao fundo. Ele disse que tudo se parecerá com Vulcano quando estiver pronto”.

2) Knowles descreve outra cena mostrando uma nave da Federação pré-Enterprise, “A cena seguinte ficou realmente muito bonita, completada com efeitos especiais e passada numa nave da Federação, cerca de 25 anos antes da Enterprise ser lançada (talvez o capitão Robau e a USS Kelvin?). A filmagem começa numa pequena parte da nave, então a câmera se afasta para revelar a nave dentro de uma cena maior, aparentemente orbitando um sol. A filmagem foi absolutamente dinâmica como se a estrela fosse aparentemente imensa. A cena corta para o interior da nave, que estava muito sombria e muito parecida com um velho submarino a diesel”, disse Knowles acrescentando, “Eu gostei da dinâmica e do tom dessa filmagem no espaço. Algo que eu nunca havia visto antes em Jornada ou mesmo em Guerra nas Estrelas, embora fosse Jornada, porque a nave tinha uma seção disco e uma nacele em cima e outra em baixo do disco. Ela apenas era mais agressiva e realmente beligerante. Abrams me disse que aquela cena estava desenvolvendo um visual para a Frota Estelar. De modo que você poderia ver a passagem de décadas. Infelizmente eu não vi o final da cena para saber o que aconteceu”.

3) Ele também viu uma cena no hangar da Academia onde os cadetes pegavam os transportes a caminho de suas naves. É o momento em que ocorre um grande acontecimento para os personagens, “Abrams puxou uma cena em que parecia ter sido filmada num enorme hangar, onde havia centenas de graduados da Frota em pé no centro de um salão, com algumas naves auxiliares, e pareciam que estavam prontos para irem abordo. Uma voz (no alto falante) estava basicamente ordenando os cadetes para as naves”, disse o autor do artigo.

Knowles diz que a parte seguinte da cena é de grande agitação, “Parece como se um Pearl Harbor intergalático tivesse acontecido e todos os cadetes estão ansiosos para saírem dali. Você vê cadetes correndo para suas naves auxiliares e quando elas estão completas, decolam levando sua tripulação para as respectivas naves estelares. Eles têm uma longa tomada. No meio da multidão, nós ouvimos o nome de Leonard McCoy ser designado para a Enterprise. Você pega a Uhura sendo designada para uma nave que não a Enterprise. Vemos Chris Pine querendo saber porque seu nome não foi chamado, aparentemente Kirk está com problemas. Se lembra do Kobayashi Maru? Ele não está sorrindo com isso. Parece que sua futura carreira na Frota está em risco”.

Harry opina sobre os personagens que viu na cena, “Chris Pine é jovem. A cena que vi não era uma cena forte de Kirk, mas uma proto cena de Kirk. Ver um personagem chamado Kirk que não está confortavelmente ocupando todas as cenas (como acontecia com Shatner) é um pouco estranho, mas bem vindo ao mesmo tempo. Quando você vê McCoy percebe quanto metafisicamente perfeito Karl Urban está para o personagem. Ele está ajudando Kirk a embarcar numa nave. É engraçado, sem ser ridículo. E aí começa a exibir a clássica interação Kirk/McCoy. Talvez seja o momento chave dessa história. Nós vemos a Uhura confrontar Spock (Zachary Quinto) por não ter sido designada para a Enterprise. Zoe Saldana não parece a Uhura que nós conhecemos, ela é mais jovem, ansiosa, confiante e determinada. E Spock está perfeito”.

4) Por fim, a cena abordo da Enterprise, logo após a do hangar, é descrita por Knowles, “No fim (do que ele viu) vemos os personagens chegando na ponte da Enterprise, sob o comando do capitão Pike. Sulu estava no leme. E os uniformes da Jornada Clássica. Belos. Então, pela primeira vez na história de Jornada, ela mostrou-se agradavelmente funcional. O filme reflete o que a Série Clássica mostra. Mas imagine se você entregasse esse design ao pessoal a Apple e dissesse para fazer isso funcionar. Eu instantaneamente acreditei na funcionalidade de tudo. Você se lembra da sala de guerra no subsolo da lua Roth em O Império Contra Ataca? Como era funcional e isso foi o que pareceu nesse filme. Se parece com Jornada, sem ser tão barato como Jornada era. Não tenho idéia de como o filme se mostrará, mas percebo que J. J. Abrams está reinventando, no mesmo caminho que Robert Wise fez, e ao mesmo tempo está direcionando os atores com uma energia e vida, que nunca vimos na franquia”.

As informações e opiniões do autor acima são consideradas, à principio, como rumores.

Fonte: Trek Movie e TrekToday