Médicos visitam Estação ISS por meio de hologramas

Parece mais uma cena de Star Trek, e você até poderia pensar no Holograma Médico de Emergência, mas um médico da NASA e sua equipe se tornaram os primeiros humanos a visitarem a Estação Espacial ISS por ‘holotransporte’ da Terra para o espaço.

A equipe médica liderada pelo cirurgião de voo da NASA Dr. Josef Schmid e pelo CEO da fornecedora de software Aexa Aerospace, Fernando De La Peña Llaca, visitaram os astronautas da Estação por meio desta nova tecnologia. A tecnologia criou hologramas 3D do Dr. Schmid e membros de sua equipe e os transmitiu para a estação espacial para o que parecia ser uma interação ao vivo com os astronautas.

“Esta é uma maneira completamente nova de comunicação humana através de grandes distâncias”, disse Schmid no comunicado. “Além disso, é uma forma totalmente nova de exploração humana, onde nossa entidade humana é capaz de viajar para fora do planeta. Nosso corpo físico não está lá, mas nossa entidade humana absolutamente está lá.”

Os participantes do experimento puderam ver, ouvir e interagir uns com os outros à distância como se estivessem no mesmo espaço físico. Segundo a Nasa, Schmid recebeu até um aperto de mão (virtual) de Pesquet.

“Holoportation é um tipo de tecnologia que permite que modelos 3D de pessoas de alta qualidade sejam reconstruídos, compactados e transmitidos ao vivo em qualquer lugar em tempo real”, disse Schmid.

Quando combinado com telas de realidade mista, como o HoloLens da Microsoft, ela permite que os usuários vejam, ouçam e interajam com participantes remotos em 3D como se estivessem realmente presentes no mesmo espaço físico. A Holoportation é usada pela Microsoft desde 2016, mas esta é a primeira vez que a tecnologia é implantada em um ambiente hostil e remoto como o espaço.

“Não importa que a estação espacial esteja viajando a mais de 28.000 quilômetros por hora e em constante movimento em órbita de 400 quilômetros acima da Terra, o astronauta pode voltar três minutos ou três semanas depois e com o sistema funcionando, estaremos lá naquele local, vivendo na estação espacial”, disse Schmid.

De acordo a NASA, essa tecnologia deve ser usada em futuras missões espaciais para comunicação bidirecional, em conferências médicas, psiquiátricas e familiares, numa interação com os astronautas. Há também a possibilidade de combinar essa tecnologia com a realidade aumentada.

Fonte: Super Interessante