VOY 3×14: Alter Ego

Harry Kim perde amante holográfica até para o frio vulcano Tuvok

Sinopse

Data estelar: 50460.3

A tripulação da Voyager intriga-se pelo comportamento atípico de uma nebulosa. Enquanto a estudam, Kim pede a Tuvok que lhe ensine a suprimir suas emoções. O alferes confessa ter se apaixonado por uma personagem do holodeck chamada Marayna. Tuvok aconselha a Kim que deixe de vê-la, já que é insustentável um relacionamento com um programa de computador. Kim concorda.

Na ponte, a tripulação observa um filamento de plasma inflamar-se, mas se surpreende quando a esperada reação em cadeia pela nebulosa não acontece. Os sensores, então, revelam um desconhecido efeito amortecedor entre os filamentos. Naquela noite, apesar de ter prometido evitar Marayna, Kim acompanha Paris ao holodeck. Lá, vê Marayna conversando com Tuvok. Perturbado, Kim sai, enquanto Tuvok continua a falar com Marayna. O vulcano fica surpreso com a profundidade de sua visão sobre a natureza dele e admite que compreende por que Kim gosta tanto dela.

Quando a Voyager tenta seguirr em seu curso rumo ao Quadrante Alfa, o sistema de propulsão inexplicavelmente para de funcionar. Enquanto um grupo de engenheiros tenta resolver o problema, Kim vai ao holodeck, onde encontra Tuvok visitando Marayna novamente. Kim acusa o vulcano de trair a sua confiança. Diante da acusação, Tuvok prefere apagar o programa de Marayna a ameaçar seu relacionamento com o alferes. Porém, quando vai para seu alojamento, Tuvok se depara com o holograma — agora equipado com o holoemissor portátil do Doutor.

O tenente chama a segurança e anuncia um alerta de intruso, deixando-a enfurecida. Quando os oficiais chegam, ela se desmaterializa. A tripulação investiga o holodeck e descobre que alguém fora da nave criou um elo com o computador e, através dele, está manipulando seus sistemas. Repentinamente, a atividade na nebulosa aumenta, ameaçando a segurança da Voyager.

Reastreando o sinal até a sua fonte, Tuvok se transporta para uma estação espacial dentro da nebulosa. Lá, conhece a verdadeira Marayna, uma alienígena humanoide solitária que controla a atividade plasmática para o benefício dos habitantes de seu planeta natal. A moça ameaça destruir a Voyager se Tuvok não ficar com ela, mas ele explica que um relacionamento baseado na sobrevivência da nave não atenderia às expectativas dela. Aceitando a lógica da situação, Marayna permite que ele e a Voyager partam.

Comentários

“Alter Ego” é o primeiro episódio de Voyager dirigido por Robert Picardo, o Doutor. Porém, o ator em si mal aparece, revelando-se mesmo apenas no estranho senso de humor da história.

Até a parte final, o roteiro é bastante parado e parece se restringir a uma aventura no holodeck sem grande diferencial das demais e enfocando Harry Kim, o personagem mais “sem sal” da série. É engraçado ver que até Tuvok rouba suas mulheres. Quem sabe ele não cresceria mais como personagem se admitisse sua paixão por Tom Paris…

Ainda falando de Paris, Alexander Enberg, o jovem alferes vulcano chamado Vorik, aparece novamente na série, como um rival de Tom na luta pela atenção de B’Elanna. Vorik não parece ser um vulcano típico; adquire gírias humanas, veste-se com camisas havaianas festivas e em momento algum parece desprovido de emoções.

A sequência toda do luau, assim como as cenas do resort nos episódios anteriores, não passam de apelações visuais gratuitas que em nada complementam a história. Servem apenas para mostrar homens e mulheres com corpos atléticos seminus, dando um ar de “modernidade” a Jornada. Aparentemente, nem mesmo o idealismo supostamente apregoado pela série está livre da indústria cultural. Contudo, pelo menos em “Alter Ego” a produção tira algum proveito do resort, através da Marayna holográfica.

Sobre o roteiro em si, a princípio Harry Kim parece ser o personagem da semana. Mas essa percepção vai mudando depois da segunda metade do episódio. Tuvok passa a ser o centro das atenções. A história tenta mostrar um pouco de seu universo, que é separado daquele em que vivem os demais tripulantes da Voyager. A cena em que Marayna explica a personalidade de Tuvok a ele próprio em poucas palavras foi muito boa, enriquecida também pelo olhar incrédulo e perturbado do vulcano, que precisou até se sentar. Analisado com “lógica impecável” por um holograma? Agora o seu sarcasmo direcionado a Kim não parece muito apropriado. A verdade é que Tuvok talvez seja o oficial que mais precise de um divã.

Ele sempre vai ser o mais velho de todos, visto pelos maquis como um traidor e pelos da Frota como o sujeito mais irritante a bordo. Desde que Janeway se aproximou de Chakotay, ela não o tem procurado muito para conselhos, o que o isolou ainda mais.

Descrevendo aqui Tuvok, vem à mente a frase que a mulher Q usou em “The Q and the Grey”: “O talento vulcano para descrever o óbvio nunca deixa de me surpreender”. Pode ser uma impressão muito pessoal, mas Tuvok costuma rebater o que lhe é dito com argumentos vazios baseados em sinônimos ou eufemismos. Por exemplo, quando ele e Harry estão conversando com Marayna e ela pergunta se os vulcanos não têm amigos, Tuvok responde negativamente, colocando que o seu povo tem “associações de confiança”. Qual é a diferença? Alguém se lembra que no final de “Meld” Tuvok diz a Janeway que a respeita como capitão e a considera uma amiga?

Interessante também foi a citação à Enterprise-D e à Nova Geração. Quando Voyager procura estabelecer um senso de continuidade, parece fazê-lo com Jornada num geral, e não em um tipo de coerência interna.

No fim, pode-se dizer que muito do que Tuvok diz à verdadeira Marayna poderia ser usado por ele próprio. Ele não é muito lógico em sua conduta. Vive em situação semelhante, mas não põe em prática aquilo que diz com tanta objetividade a outros.

Avaliação

Citações

“You are in love with a computer sub-routine?”
(Você está apaixonado por uma sub-rotina do computador?)
Tuvok

“Everybody falls for a holodeck character sometime.”
(Todo mundo se apaixona por um personagem de holodeck algum dia.)
Paris

Trivia

  • O ator Robert Picardo (Doutor) dirige pela primeira vez um episódio de Voyager. No sexto ano da série, ele também comandaria “One Small Step”.
  • Sandra Nelson (Marayna), também apareceu em Deep Space Nine, como Tavana no episódio “Soldiers of the Empire” (quinta temporada), filmado mais ou menos na mesma época que “Alter Ego”.
  • O alferes Vorik aparece pela segunda vez na série. A primeira ocasião foi no episódio passado, “Fair Trade”.

Ficha Técnica

Escrito por Joe Menosky
Dirigido por Robert Picardo

Exibido em 15 de janeiro de 1997

Título em português” “Alter Ego”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco Convidado

Sandra Nelson como Marayna
Alexander Enberg como Vorik
Shay Todd como mulher holográfica

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Ricardo Delfin
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio