Kurtzman diz que Star Trek terá novidades em breve

Quando o estúdio do Paramount+ confirmou que cortará os gastos com conteúdo em geral, somado ao anuncio do fim da série Discovery, uma nuvem de incerteza pairou sobre o futuro de Star Trek.

Com Picard também encerrando nesta terceira temporada, Strange New Worlds torna-se, à princípio, a única série da franquia em live action a ter prosseguimento. Mas, o produtor Alex Kurtzman, encarregado de comandar a franquia na telinha, está dando dicas sobre o que mais está por vir, incluindo uma possível mudança para formatos diferentes para a TV.

Em entrevista à SFX Magazine, Alex Kurtzman falou sobre a terceira temporada de Star Trek: Picard, confirmando mais uma vez que a série sempre foi projetada para durar três temporadas. No entanto, ele indicou que é possível haver spinoffs da série. O destaque desta última temporada é a reintrodução do elenco de A Nova Geração, e quando perguntado especificamente sobre como os atores defenderam abertamente a continuação de um filme, Kurtzman disse:

Falamos disso o tempo todo. Existe uma versão cinematográfica? Fazer um filme é diferente – são duas horas, certo? Portanto, é diferente de fazer 10 episodios. Você sabe, tudo é possível, verdadeiramente.

Mais adiante na entrevista, Kurtzman voltou à ideia de continuar essas histórias, sugerindo que eles poderiam fazer séries limitadas com foco em personagens individuais:

A propósito, até personagens individuais – acho que poderíamos absolutamente continuar a contar histórias sobre personagens individuais que são criados no programa em outros contextos. Essa é a beleza de ter um universo agora em que, em um mundo perfeito, não estamos apenas fazendo temporadas de televisão, estamos fazendo séries de eventos, estamos fazendo eventos únicos que podem durar duas, três horas. Acho que agora estamos em um lugar onde isso é realmente possível.

Recentemente, o showrunner de Picard, Terry Matalas, disse que espera continuar, após a terceira temporada, em um novo programa que ele chama de “Star Trek: Legacy”.  Um projeto focado em determinado personagem ou personagens, e que poderia ser visto como uma maneira alternativa de continuar algumas das histórias. Mas, mesmo nesse caso, eles ainda podem acabar criando um projeto na forma de minisérie ou episódios tipo Short Treks, ou a introdução de personagens, como aconteceu com Discovery sendo o pontapé inicial para a produção de Strange New Worlds.

O modelo de criação de séries limitadas baseadas em personagens individuais é algo que a Disney tem com as franquias Star Wars e Marvel para suas séries Disney+. Para Star Trek, a ideia de fazer “séries de eventos” ou filmes focados em personagens não precisa se aplicar apenas a personagens que apareceram em Picard. Quando a entrevista terminou, Kurtzman foi pressionado sobre detalhes, incluindo um projeto com Kate Mulgrew como Janeway, que foi mencionado por ele na NYCC 2022. O produtor executivo não quis entrar em detalhes, mas deu esta garantia geral sobre o futuro da franquia:

Nós temos planos para coisas novas… existem alguns planos, e vocês vão ouvir falar deles em breve. Continuaremos a expandir o universo de Star Trek, com certeza.

Seção 31 ainda não morreu?

Sobre uma série em especial que vem sendo anunciada desde 2019, Kurtzman confirmou que o projeto com Michelle Yeoh ainda está nos planos do estúdio:

Posso dizer que ainda estamos muito empolgados com a Seção 31. E é tudo o que posso dizer.

Será que o projeto da Michelle Yeoh, Seção 31, é uma dessas histórias de personagens individuais que Kurtzman acha que poderia funcionar como uma série ou filme de “evento” mais limitado para o Paramount+? A agenda de Michelle Yeoh certamente ficará mais ocupada, depois que ela ganhou o Oscar deste ano. Ainda temos outros projetos em standby, como uma série da Academia da Frota.

Quanto a este anúncio “em breve”, provavelmente, deverá ocorrer em 5 de abril, o Dia do Primeiro Contato, data em que o Paramount+ presta homenagem a Star Trek com paineis e novidades sobre a franquia. Estaremos atentos para qualquer outra notícia.

Fonte: TrekMovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok