Público americano apóia idéia de série pré-Clássica

O fato de a CNN ter divulgado o último rumor sobre a possível lista de personagens para a próxima série de Jornada nas Estrelas abriu as portas para que uma sondagem mais consistente da receptividade do público à idéia fosse feita. Os resultados parecem encorajadores.

Na matéria produzida pela rede de notícias norte-americanas para publicação na Web, foi promovida uma pesquisa sobre a perspectiva de que o rumor sobre a Enterprise do século 22, comandada pelo capitão Jackson Archer, seja de fato verdadeiro.

Em menos de dois dias, a pesquisa já contava com mais de 13.500 votos, números muito mais expressivos do que os obtidos com as feitas em sites especializados em Jornada nas Estrelas.

Dos mais de 13 mil votantes, cerca de 56% deles estão ansiosamente esperando a estréia de Jackson Archer e sua turma na televisão norte-americana. Outros 25% serão potenciais espectadores, afirmando terem gostado das produções anteriores do franchise, mas preferindo formar uma opinião definitiva sobre a nova série somente após o início da exibição.

Apenas 8% dos participantes se disseram desiludidos com a premissa. Outros 8% não manifestaram qualquer sentimento, bom ou ruim, para com a nova série. Finalmente, os 4% restantes revelaram que na verdade não gostam de Jornada nas Estrelas.

Parecem números muito mais animadores do que os apresentados na pesquisa do TrekToday, o site que começou toda essa reviravolta sobre a premissa da série. Lá, embora o número de votantes não seja revelado, sabe-se que apenas 22% dos participantes realmente se empolgaram com a nova premissa. O valor é quase igual ao número de pessoas que não gostou da idéia de uma série pré-Clássica, que correspondeu a 19%.

Um quarto dos votantes do TrekToday não acredita que a história da lista de personagens seja genuína. A grande maioria, 32% dos participantes, achou que a premissa ficou na “média”, em termos de qualidade. Cerca de 2% dos fãs optaram por não ler, para evitar estragar surpresas.

Pesquisas avaliam receptividade de série pré-Clássica nos EUA

Sites: CNN TrekToday
Pesquisados: +13,5 mil ?
A favor 56% 22%
Contra   8% 19%

Isso mostra que os fãs mais ligados estão muito mais incomodados com a idéia de uma pré-sequência do que os fãs menos antenados –provavelmente um reflexo da opinião quase generalizada entre os altos círculos de fãs de que Rick Berman e Brannon Braga, os criadores da nova série, não estejam muito preocupados em respeitar os eventos estabelecidos anteriormente em Jornada nas Estrelas, assim como manter a cronologia intacta.

A luta continua, companheiros…

O dia foi mais uma vez agitado na disputa TrekToday versus TrekWeb. O site de Steve Krutzler continuou tentando derrubar a lista divulgada pelo TrekToday e publicou novo rumor, mais uma vez de fonte anônima, ainda mais desbaratado que os anteriores. Segundo a nova “informação”, a lista de personagens estaria correta e teria sido de fato preparada pela Paramount, mas alguns dos detalhes teriam sido trocados apenas para despistar os fãs, que eventualmente teriam acesso ao material.

Segundo a fonte anônima, os mesmos personagens, em outro contexto e com outros nomes, fariam parte de uma Enterprise ainda mais futurista que as anteriores, que estaria já sendo projetada pelo designer John Eaves.

Já o TrekToday marcou mais pontos, graças ao Fandom.com. O site, que recentemente comprou a famosa Cinescape, obteve uma confirmação de que a lista de personagens seria de fato verdadeira. “Minha fonte, em quem eu confio 100%, disse que até onde eles sabem a lista de elenco é verdadeira e não um embuste. Eles têm duas fontes confiáveis que confirmaram a escalação do elenco e a premissa”, disse AntonyF, responsável pela parte do site dedicada a Jornada nas Estrelas.

Além disso, o TrekToday também derrubou os rumores publicados ontem pelo TrekWeb, sobre uma suposta personagem Trill chamada Jazan Laan, que seria interpretada pela atriz Alicia Coppola. Segundo Christian Sparborth, a notícia teria sido enviada supostamente por duas pessoas: uma dizendo trabalhar em uma agência de elenco em Seattle, e outra dizendo trabalhar na Paramount. “Nós recebemos os dois e-mails e notamos que eles foram na verdade mandados de um único computador, localizado na Inglaterra”, disse Christian.

De quebra, o editor do TrekToday conseguiu uma declaração oficial da Paramount, proveniente de uma porta-voz do estúdio. Ela disse ao site que a empresa “não tinha comentários no momento” sobre a suposta lista de personagens, mas que “poderia ter uma declaração oficial em alguns dias”.

Enquanto o TrekWeb mergulha em rumores infundados, quebrando uma longa tradição de somente publicar informações consistentes e confirmadas, parece que o TrekToday vai se saindo vitorioso, assim como a premissa original da Série V, que contava com uma Enterprise anterior à de James Kirk, na época da formação da Federação.

Ainda não há certeza de nada, mas a Paramount provavelmente esclarecerá tudo antes que fiquemos todos loucos. Já não era sem tempo. Pessoalmente, acho que é bom irmos nos acostumando com a nova cara de Jornada nas Estrelas, mais próxima da Série Clássica do que das versões mais modernas. Para o bem ou para o mal.