Acaba a era DC Comics na Editora Abril

Na manhã de hoje fomos surpreendidos com o fechamento do site Herois.com.br, da Editora Abril, que era a principal fonte de informação da empresa com seus leitores de quadrinhos pois, além de publicar notícias sobre o mundo do cinema, HQs e televisão, também informava sobre os lançamentos dos títulos do chamado Planeta DC.

Se não bastasse o cancelamento do site, a Abril agora informa que não pretende mais publicar material da DC Comics com exceção da terceira parte do Cavaleiro das Trevas 2, que está atrasado nos Estados Unidos há meses.

Leia a declaração oficial da Editora, assinada por Sérgio Figueiredo, o Figa:

“Apesar de algumas vozes apregoarem o contrário, a Editora Abril fez o possível e o impossível para manter viva a chama dos Heróis DC no Brasil. Infelizmente, nossos esforços não surtiram efeito, não por questões editoriais, mas sim exclusivamente por conta da situação do mercado.

A editora Abril está cancelando sua linha de publicações DC a partir de julho (nas bancas, edições 5 da revistas Planeta DC). A única publicação que ainda será lançada é a última parte de Cavaleiro das Trevas II de Frank Miller que atrasou devido ao próprio autor.

A editora Abril reafirma que utilizou todos os seus recursos disponíveis nas circunstâncias para recuperar os volumes de venda que os quadrinhos tinham na década de 90, mas, paradoxalmente, o explosivo aumento nas bilheterias de filmes de super-heróis como Homem-Aranha não se refletiu nas vendas de gibis.

O relacionamento comercial com a DC Comics ao longo de dezoito anos foi sempre firme e estável, e a editora americana compreende a situação. A própria Abril recomenda que esta operação de quadrinhos de heróis seja conduzida agora por uma outra editora de pequeno porte, a qual provavelmente lidará melhor com este nicho de mercado. A rede de distribuição do grupo Abril continuará de portas abertas para os produtos desta honrada casa de super-heróis.

Agradecemos a todos os leitores, colaboradores, tradutores e desenhistas que estiveram conosco nesta jornada de quase duas décadas. E torcemos para que a asa do Morcego e o emblema do Homem de Aço continuem nos corações e mentes das crianças e jovens brasileiros.

Sergio Figueiredo
Redator-Chefe
Grupo Licenças
Editora Abril

O Trek Brasilis ficará de olho para saber quem é que vai (e se vai) publicar o material da DC Comics no Brasil a partir de agora, e trará informações assim que as tiver.