Roteirista fala sobre Of Gods And Men

jack-trevino.jpgA segunda parte da produção independente de Of Gods And Men já está disponível no site oficial desde o dia 15 de março. O escritor free-lancer e co-autor da história, Jack Trevino, concedeu uma entrevista ao site TrekWeb, na qual falou de seu trabalho como roteirista em Jornada nas Estrelas e de sua contribuição para fanfilms.

Trevino, que já escreveu para o segundo spin-off de Jornada e outro fanfilm, o Star Trek: Phase II (antigo New Voyages), lembrou de sua primeira tentativa de vender seu trabalho para a série A Nova Geração. “Quando comecei a escrever li um artigo que dizia que a série A Nova Geração estaria aceitando roteiros. Então enviei minha primeira história intitulada “The Truth”. Ela envolvia Wesley Crusher e sua entrada na Academia da Frota, o seu amadurecimento como pessoa, resultado da quase morte de outro cadete por sua própria arrogância. Infelizmente o meu script foi rejeitado. Curiosamente, um ano depois, o episódio “The First Duty” foi ao ar, que contava sobre a passagem de Wesley na Academia”, disse Trevino, que, no entanto, teve dois trabalhos incluídos na série Deep Space Nine: “Little Green Men” e “Indiscretion“.

Após sua rápida passagem pela franquia, Trevino foi convidado, juntamente com outro roteirista, Ethan Calk, a escreverem um episódio para o fanfilm New Voyages, que agora se chama Star Trek: Phase II, “Nós fizemos isso porque acreditávamos no comprometimento de James Cawley e Jack Marshall (produtores do fanfilm) em manter a visão de Gene Roddenberry”, disse Trevino. Sua história chama-se “What Lies Beneath” e refere-se a vida de Sarek, pai de Spock. O episódio encontra-se ainda em fase de pré-produção.

of-gods-and-men.jpgMas a grande colaboração de Jack Trevino está sendo em Of Gods And Men, considerada a maior produção, fora dos estúdios da Paramount, já feita para Jornada. A mini-série dividida em três partes contém muitos rostos conhecidos da franquia. Com direção de Tom Russ (Tuvok) e a participação de Nichelle Nichols (Uhura), Walter Koenig (Chekov), Grace Lee Whitney (Rand), Alan Ruck (capitão Harriman), Chase Masterson (Leeta), Gary Graham (Soval) e outros, Of Gods And Men já tem as duas primeiras partes disponíveis no site oficial.

“Eu me sinto honrado que tenham comparado essa história a dois clássicos da franquia, “The City on the Edge of Forever” (Série Clássica) e “Yesterday’s Enterprise” (A Nova Geração). Sky Conway e eu escrevemos especificamente com a intenção de homenagear essas grandes histórias, especialmente para esses brilhantes escritores que surgiram há 40 anos”, disse Trevino.

tim-russ.jpgO escritor comenta como foi trabalhar ao lado do diretor Tim Russ, “Ele trouxe muita energia e entusiasmo. Tim deu uma clara visão do que ele queria ver e especialmente de como seria filmado. Eu, no inicio, estava cético, quanto ao modo como estava sendo filmado, mas depois de ver os detalhes da produção e a performance do elenco, minhas dúvidas desapareceram”.

A história trouxe o retorno do personagem Charles Evans, que fazia o rapaz com poderes no episódio “Charlei X” na série original, mas ele foi interpretado por outro ator e não pelo seu intérprete original, Robert Walker Jr., “Obviamente, nossa escolha inicial era para Robert Walker Jr. reprisar seu papel, mas ele teve uma cirurgia marcada e ficou impossibilitado de comparecer. Ma a interpretação de William Wellman foi muito boa. Sua escolha não poderia ter sido melhor”, explicou o roteirista.

of-gods-and-men-2.jpgDe acordo com Trevino os efeitos especiais produzidos pela equipe da SFX ficaram muito bons, uma vez que eles têm estado trabalhando nesse projeto por dois anos, “Muitas das cenas se passaram a bordo da nave Conqueror (a original Enterprise transformada em nave da Ordem Galática), de modo que houve pouco espaço para edições de efeitos, mas a equipe da SFX procurou fazer um filme de alta qualidade técnica sem um grande orçamento. Eles, assim como nós, cresceram com o projeto durante esses dois anos”.

E quanto aos rumores do novo filme de J. J. Abrams fazer viagem no tempo, você vê alguma similaridade com Of Gods And Men? “Os script de J. J. Abrams está sendo feito em segredo. Isso são apenas rumores. No entanto, todo rumor tem seu lado de verdade, nós ficaríamos honrados em termos idéias similares. Eu acredito que Abrams, Orci e Kurtzman têm mostrado reverência para a Série Clássica e que o filme honrará seu legado. Eu estou convencido de como o ator Daniel Craig fez com James Bond, o filme de J. J. Abrams reinventará a franquia fazendo-a tão popular quanto era antes. Eu ainda me lembro que no início, as pessoas diziam que o novo James Bond iria fracassar, mas eles estavam errados. Eu suspeito que esse seja o caso do novo Jornada nas Estrelas. Quando for lançado no próximo ano, será uma franquia ainda familiar com muitos anos de futuras aventuras”.

Sobre a polêmica de Of Gods and Men ser uma produção independente, implicando em direitos autoriais e não um fanfilm amador, comentou Trevino, “Tim e a produção fizeram esse filme o mais perto possível de uma produção independente. Contudo, o projeto nunca teria ido a frente se não fosse a ajuda de alguns fãs que participaram com idéias durante sua concepção. O filme não foi apresentado a CBS (dona dos direitos de Jornada) com uma proposta de licença, nem foi perguntado se poderia. No entanto, essa possibilidade (de trabalho em conjunto com o estúdio) está crescendo, e somente um tolo não consideraria as possibilidades desse potencial. O filme sempre teve a intenção de ser lançado livremente na internet e assim continuará sendo”.

rand.jpgExistem planos para uma continuação? “Originalmente, filme Of Gods And Men foi concebido para ser um tributo ao 40º aniversário da franquia. Infelizmente, nós perdemos a data do seu aniversário, que seria também o dia de estréia, então estamos considerando como um tributo único, honrando todos os atores, escritores, produtores e todos que participaram das encarnações de Jornada nas Estrelas“.

Fonte: TrekWeb