Veja como seria a cena de Shatner em Star Trek

shatner cenaQuem não se lembra dos intensos debates entre fãs a respeito da participação ou não de William Shatner no filme de J. J. Abrams, Star Trek e os lamentos do próprio ator por ficar de fora? Os roteiristas chegaram a comentar que tentaram encontrar uma maneira de incluí-lo, mas no final sentiram que não iria funcionar. Agora, J.J. Abrams revelou que Roberto Orci e Alex Kurtzman escreveram uma cena para o Shatner. Veja como foi.

O site TrekMovie recebeu a cena abaixo de uma de suas fontes. Ela foi chamada de “Cena Alternativa B” porque realmente cria mais uma versão para o final do filme, desde o momento entre Spock Prime (Nimoy) e Spock (Quinto) no hangar, até a cerimônia de premiação com Kirk (Pine), Pike (Greenwood) e o comandante (Tyler Perry).

De acordo com o site, Shatner teria interpretado seu personagem Kirk, mas teria surgido como uma gravação, uma holografia. O momento da gravação não é indicado, mas teria sido antes de Star Trek: Generations e, portanto, não violaria o cânon. Passamos a transcrição do script.

spocksSPOCK PRIME

Então eu peço que você faça um favor a si mesmo … repudie a lógica, e faça o que se sinta bem. O mundo que você herdou vive à sombra de incalculável devastação … mas não há razão para você dever enfrentá-lo sozinho“.

E em torno de seu pescoço, ele remove o Pingente. Até agora, temos apenas alguns vislumbres dele. Coloca à mesa ao lado de seu irmão mais novo. O sentimento em seus olhos é profundo … 

SPOCK PRIME (CONT.)

Este foi um presente para mim. Representando …um sonho. Algo que fomos incapazes de cumprir. (suavemente) Do modo que você pode agora.

E move-se para a porta. Pára. Faz a saudação Vulcana: 

SPOCK PRIME (CONT.)

Como a minha despedida habitual poderia parecer egoísta, vou simplesmente dizer …boa sorte.

Seus olhos se comtemplam. Spock (Prime) se volta, desaparecendo no corredor. O jovem Spock encara a entrada vazia por um tempo, sua mente uma confusão de pensamentos. Olha para o pingente … e percebe que é um HOLO-EMISSOR. Depois de considerar por um tempo, ele aperta um botão de ativação e uma MESSAGEM HOLOGRÁFICA se materializa diante dele:

Capitão James T. Kirk (William Shatner). Como sempre, impetuoso, irónico, confiante – e cantando:

KIRK / SHATNER

Parabéns pra você, parabéns pra você… (pára, sorri). Eu sei, eu sei, é ilógico comemorar algo que não tem nada a haver, mas não tive a chance de felicitar você pela sua nomeação para a embaixada, então eu pensei que poderia aproveitar a ocasião … Bravo, Spock – disseram-me que a sua primeira missão pode levar você para longe por algum tempo, então eu vou ser o primeiro a desejar boa sorte … e dizer … (espaço de tempo, emocional). Sinto saudades de você, velho amigo.

… E nós estamos botando pressão sobre o jovem Spock, recebendo na imagem de um Kirk do futuro, a mensagem, mas acima de tudo — a amizade, clara e inquestionável que estes dois homens tinham …

INTERIOR DO CORREDOR – CONTINUA 

Quando Spock Prime caminha pelo corredor, ele passa direto por um homem conversando com uma enfermeira – o homem faz uma pausa, gira … é Sarek. De repente, Sarek é tomado por um sentimento de que o estranho que só passou por ele … é estranhamente familiar.

KIRK/Shatner (somente a voz)

Eu suponho que eu sempre imaginei nós …deixando a Frota juntos. Vendo a vida impulsionar-nos para os nossos anos de aposentados…

INTERIOR DA BASE UM – HANGAR  

Música ao fundo— as paredes de vidro revelam a ENTERPRISE na doca, naves de manutenção voando ao redor, reparando. Em ordem nas filas, a tripulação da ENTERPRISE — mais de quatrocentos deles vestindo uniforme — percebe-se os rostos, todos orgulhosos:  

KIRK/SHATNER (somente voz )

Olhando para os novos cadetes, agora, não posso deixar de pensar… Foi realmente tanto tempo? Não foi só ontem, que pisamos na Enterprise quando rapazes? Eu tinha que provar à tripulação, que eu merecia o comando … e seu respeito?

pine e tylerE paramos sobre o jovem KIRK. Controlado, concentrado, orgulhoso. Um homem. E, para deleite de todos os fãs, finalmente vestindo sua camisa amarela. O comandante da Federação de pé no podium:

COMANDANTE (Tyler Perry)

Esta assembléia convoca o Capitão James Tiberius Kirk…

 COMANDANTE (CONTINUA)

Seu valor supremo inspirador e dedicação a seus camaradas se encaixa nas maiores tradições de serviço e reflete com extremo crédito para você, sua tripulação… e para a Federação. Pela Ordem da Frota 28.455…você está aqui para se reportar ao oficial em comando, da USS Enterprise, como dever para rendê-lo.

Kirk se volta. Caminha em direção a… PIKE. Numa cadeira de rodas, agora, vestindo um uniforme de almirante. Durante a noite, o seu cabelo se transforma totalmente em grisalho, mas apesar de seu trauma, seu orgulho é esmagador. Eles saúdam um ao outro: 

KIRK (Pine)

Eu o substituo, senhor. 

PIKE

Considero-me substituído.

Ele abre uma caixa em seu colo – gloriosa em repouso, uma medalha: 

PIKE (CONTINUA)

E como o almirante da Frota, por sua… única solução para o teste do Kobayashi Maru, é minha honra conceder-lhe um elogio pelo pensamento original.

Pike com um sorriso coloca a medalha no peito de Kirk… 

PIKE (CONTINUANDO)

Parabéns, capitão. 

KIRK

Obrigado, senhor. 

Kirk se vira para a multidão. Os olhos brilhando. Veemente aplausos.

NOSSA MÚSICA SOA. Magro se inclina para Sulu:

MAGRO (Urban)

… Mesma nave, dia diferente. 

Kirk reencontra sua tripulação para abraços e parabéns. Retornamos à parte traseira do hangar … SPOCK PRIME. Assistindo. Comovido pelas palavras… Ele se vira e deixa elas pronunciarem…como, lá vai ele … 

KIRK/SHATNER (somente a voz)

Eu sei o que você diria – “É a sua vez agora, Jim…É claro que você está certo … mas isso me fez pensar: 

INTERIOR DO HOSPITAL DA FROTA – TERRA – DIA  

Nossa montagem chega num círculo completo, quando terminamos com a transmissão de Kirk (de comando): 

KIRK/SHATNER

Quem vai dizer que não podemos dar mais uma volta? Pela última contagem, apenas vinte cinco por cento da galáxia havia sido mapeada … Eu chamaria isso de negligente. Vergonhoso mesmo — um convite. Você disse uma vez que ser um capitão de nave estelar foi o meu primeiro e melhor destino… Se isso for verdade, então o seu lugar é estar ao meu lado. Se há alguma verdade lógica para o universo … vamos acabar nessa ponte novamente algum dia. 

Pára, sorri. Porque esta é a parte que ele precisa dizer… mais … 

KIRK/SHATNER

Admita isso, Spock. Para pessoas como nós, a viagem em si … é o lar. 

O rosto jovem de Spock. Perdido em sentimentos que inundam através dele.

Ao que se sabe, Shatner nunca tomou conhecimento de tal cena para ele. Não há garantias de que ele fosse aceitar essa pequena participação. Quem sabe, agora que a coisa tornou-se pública, ele venha a se manifestar?