Viacom/Paramount lucram com ajuda de Star Trek

De acordo com os sites Warp e Variety, a Viacom disse na quinta-feira que a venda do DVD e Blu-Ray de Star Trek, Transformers 2 e GI Joe ajudou a impulsionar os lucros da empresa no quarto trimestre de 2009. A empresa divulgou um lucro líquido de 694 milhões dólares no período, comparado com 173 milhões em 2008. Philippe Dauman, presidente da Viacom, elogiou a Paramount Pictures por aumentar a rentabilidade como “uma estratégia do estúdio na produção de um pequeno pacote de filmes, ancorado por franquias, que começou a ganhar impulso”.

Embora a Paramount Pictures produza os longamentragens de Jornada, quem possui a biblioteca de filmes e os direitos para fazer é a CBS Corporation, dona da marca. A CBS anunciará, em breve, seu resultado anual e Jornada certamente contribuirá com aumento das receitas da empresa sobre produtos como livros, biblioteca de DVDs, séries no syndication e acordos de licenciamento para brinquedos, jogos, etc. Claro que, a continuação do sucesso do primeiro filme de J. J. Abrams poderá trazer argumentos suficientes para a volta de uma nova série televisiva. Ainda não há indicações se ou quando isso vai acontecer, mas a partir de Star Trek, a franquia passou de uma quase morte a vital importância para o futuro financeiro da empresa. 

Com relação ao novo filme, o silêncio ainda impera nos corredores da Paramount e provavelmente nada teremos de oficial até o final do ano, como bem disse Zachary Quinto ao Entertainment Weekly, “A equipe de escrita está provavelmente escondida numa sala em algum lugar. Eu adoraria ser uma mosca na parede para ver o que eles estão fazendo. A próxima etapa será na verdade, a elaboração do roteiro. É um processo longo, pelo que eu não espero ter nada para ler até o final do ano”.

Mas, pelo menos, já se sabe que a continuação de Star Trek terá um concorrente de peso bem próximo. A Sony Pictures, que detem os direitos sobre a franquia do Homem Aranha, anunciou que o novo filme do aracnídeo sofrerá um reboot e será lançado no dia 3 de julho de 2012 em 3D, quatro dias depois da estréia do filme de Abrams nos cinemas.

Por falar em formato 3D, uma série de outros filmes grandes terão suas produções com tecnologia 3D, incluindo as franquias de Transformers e Harry Potter. Não se sabe se a sequência de Jornada vai seguir o exemplo, mas há uma possibilidade distinta. O produtor J.J. Abrams em recentemente entrevista, mostrou-se propenso a usar tal recurso, principalmente agora com o sucesso estrondoso de Avatar.

Quanto a possibilidade de J. J. Abrams dirigir o próximo filme, ela está se tornando cada vez mais forte. Isso porque, a Paramount Pictures anunciou que está fazendo Missão Impossivel IV. O filme será produzido por Tom Cruise (que dará os seus pitacos), J.J. Abrams e a empresa Bad Robot Productions, com estréia prevista para 2011. Mas Abrams não estará sentado na cadeira do diretor. Abrams está atualmente trabalhando na pós-produção da comédia romântica Morning Glory com Harrison Ford e Diana Keaton. Ele também manifestou interesse em dirigir outro filme, possivelmente este ano, com base em um roteiro que escreveu recentemente.

A continuação de Star Trek deve entrar em pré-produção ainda este ano (aprovação do roteiro, storyboards, locações, contratação de elenco e técnicos). Já a produção (filmagens e edição) é susceptível de começar no início de 2011, o que daria espaço para Abrams dirigir o filme.

Fonte: TrekWeb e TrekMovie.