A influência de Deep Space Nine sobre Ron Moore

O produtor Ronald Moore escreveu sessenta episódios, durante o seu mandato na franquia, dos quais metade foram para Deep Space Nine. Após sua saída da série, Moore passou a criar o reboot sombrio de Battlestar Galactica, que ele agora diz que nasceu na sala dos roteiristas de Jornada. Durante o MCM Expo em Londres, Moore foi entrevistado por HeyUGuys. Veja a seguir seus comentários.

Quanto controle você teve com o Deep Space Nine? É óbvio que escreveu muitos episódios, quanta influência você teve sobre a forma com que a série foi executada?

Moore: “Bem, você sabe, eu era parte de um grupo, havia uma equipe de roteiristas. Todos bolaram histórias juntos, era um grupo muito forte em Deep Space Nine. Ira Behr foi o escritor principal, e tenho certeza de que houve influência minha, mas seria difícil apontar qualquer um de nós e dizer “bem que você influenciou isso”, “e você fez aquilo”‘. Foi uma coisa muito colaborativa, nós nos sentamos em salas por horas a fio e argumentávamos e ríamos, apenas produzíamos as histórias dia após dia”.

“Foi difícil e olhando para trás agora foi muito mais intenso, uma coisa com prazo mais longo do que já tinha feito, porque estávamos fazendo 26 episódios de Jornada (por temporada), que no início da minha carreira fiquei pensando: “Bem, isso é apenas a TV”, e agora isso soa tão cansativo. Fazer treze é um número muito melhor: fazer dezoito ou vinte, você se sente como numa maratona. A idéia de fazer de oito ou seis a mais do que isso é simplesmente ruim”.

Moore fala sobre a briga com o estúdio com relação a aceitação do aspecto sombrio para a série. 

“Minha luta com o estúdio nunca foi realmente filosófica. Eles eram mais específicos sobre as coisas, você sabe, as coisas de tonalidade: – ” Como é sombrio este episódio? “,” Quanto sangue você vai mostrar nesta cena?”, vocês sabem,”quão triste essa história particular vai ser?”. Então nós tínhamos grandes lutas: “Você não pode fazer isso, você tem que fazer aquilo”, então nós discutíamos e encontrávamos o melhor ponto de acomodação. Eu nunca tive argumentos macro com eles”.

Battlestar foi escrito da mesma maneira?

Moore: “É. Mudou um pouco, mas o fundamental ainda é o mesmo. É ainda um grupo de escritores em uma sala, colocando as cartas na mesa, e discutindo sobre qual cena deve ir primeiro, e qual é a melhor história. Pensávamos que estávamos contando essa história, mas estava se transformando naquela, ou esta não funciona, ou “Eu tenho uma idéia melhor”. O fundamental do trabalho em sala de escritores é a mesma coisa”.

Os paralelos entre a Battlestar Galactica e Deep Space Nine.

“Eu acho que muito de Battlestar nasceu em Deep Space Nine, já que Deep Space Nine iniciou mais episódico, devido à natureza da série, ela tornou-se mais uma estrutura permanente serializada. Eu realmente gostei, e descobri que realmente gostei desse estilo de contar histórias, e também, sobretudo, quando entramos no ano posterior do Deep Space, e começamos a contar a história do Dominion War (1997-1999), nós sentávamos, argumentávamos e discutíamos com os executivos que estavam no comando de Jornada sobre o que tornaria uma guerra mais realista, sobre o que tornaria mais corajosa, e feia, adicionando mais ambigüidade aos personagens, e um pouco de imperfeições, e fiquei batendo a cabeça contra as restrições à Jornada . A franquia não poderia acomodar as coisas que eu queria fazer, então eu passei a ter esse tipo de frustração em relação a – “se estávamos realmente fazendo isso direito “, essas idéias ficaram cutucando minha cabeça. Quando Battlestar veio, eu pude fazer todas aquelas coisas que nunca me foi permitido fazer a Deep Space”.

Depois que reescreveu Galactica com David Eick, Moore trouxe uma série de outros escritores de Deep Space Nine. Ambos Bradley Thompson e David Weddle escreveram e atuaram como editores história para as duas séries. Além deles, Michael Taylor e Jane Espenson escreveram para ambas.

Fonte: Trek Movie e TrekWeb