Por onde anda Diana Muldaur, a Katherine Pulaski

muldaur tos stngQuando mencionamos a atriz Diana Muldaur, três nomes vem a mente dos trekkers: a Dra. Ann Mulhall do episódio “Return to Tomorrow”, a Dra. Miranda Jones de “Is There In Truth No Beauty?” ambos da série original, e aquele em que ficou mais conhecida dos fãs, a Dra. Katherine Pulaski de A Nova Geração. Numa entrevista ao Star Trek.com ela falou de seu trabalho na franquia e o que faz hoje.

Aos 74 anos de idade Muldaur passa seu tempo com a família em casa na ilha Martha Vineyard. Participou da última Convenção em Las Vegas, gravou extras do recém-lançado set box de A Nova Geração, 2ª temporada, em Blu-ray, e disse ao StarTrek.com que está ansiosa para voltar ao sets, talvez como uma produtora. Abaixo está um resumo dessa entrevista.

Diana_MuldaurPrimeiro, como você está? Por favor, preencha-nos sobre o que a vida tem sido para você os últimos anos … 

Muldaur: Eu estou bem. Tenho me mantido ocupada. Um dos meus projetos foi trabalhar para um abrigo de animais. É o chamado Abrigo Animal de Vinhedo de Martha, está instalado e funcionando. Claro, é um trabalho enorme manter dólares entrando para organizações sem fins lucrativos, mas cada centavo que entra é usado. Temos dois funcionários, mas não temos um diretor executivo. O conselho é o diretor-executivo, e eu estou no conselho. Então, tudo o que vem em vai diretamente para os animais.

Você não se considera aposentada, certo? 

Muldaur: Você tem que entender, os atores nunca se aposentam. Eles simplesmente desaparecem.

 O que foi essa convenção para você? Você gostou? O que os fãs mais querem ouvir você falar? 

Muldaur: eu adorei fazer a Star Trek convention porque as pessoas são maravilhosas. Eles são de terceira geração agora. Alguns deles têm dado nome a seus filhos, depois dos meus personagens. Então, eles são minha família. Muitas vezes você não vê sua família há muito tempo, por isso é sempre uma alegria vê-los. Houve um comparecimento bom, creio. Eu tive um momento lindo. As perguntas das pessoas são em sua maioria, como qualquer pessoa da família gostaria de perguntar, do tipo “Como você está?” Ou, se eles sabiam que eu tinha perdido o meu marido, que diziam: “Eu sinto muito que você perdeu seu marido”. E perguntaram sobre as séries, claro.

Você também sentou-se diante de uma câmera para partilhar as suas memórias de A Nova Geraçõ em Blu-ray. Suas memórias retornaram rapidamente  para você?

Muldaur: Elas estarão lá para sempre. Foi um trabalho duro. Ou eu levava um episódio inteiro, ocasionalmente, ou eu ficava dentro e fora do set uma enorme quantidade de tempo. Essas coisas nunca deixa-o esquecer. Além disso, houve uma grande confusão na Paramount e o que A Nova Geração significava realmente e, etc, etc, etc. Tivemos muitas pessoas interessantes naquela época: escritores interessantes, um cineasta interessante no segundo ano. Era um grupo adorável, de pessoas para trabalhar, mas houve muita mudança e caos, em algum grau.

Vamos falar primeiro de volta a 1968, a quase 45 anos atrás, quando fez a sua primeira aparição na série original como a Dra. Ann Mulhall em “Return to Tomorrow.” Como você conseguir o papel? 

Muldaur: Eu não tenho a menor idéia. Eu estou supondo que eles chamaram meu agente, que tinham visto algo que eu tinha feito e fizeram uma ligação. Ou talvez o meu agente enviou em meu nome. Eu não tenho nenhuma idéia. Eu sei que me enviaram o script, e que eu não tive que ir e fazer o teste para ele. Na verdade, eu nunca li qualquer coisa de Jornada.

Diana Muldaur tos 1O que você lembra da Dra. Mulhall?

Muldaur: Na verdade eu tenho (risos) uma fita VHS do episódio. Eu não tenho um DVD dele. E eu tenho que olhar para ele. O episódio ainda está vinculado. Ele ainda tem o filme plástico sobre ele. Mas me lembro de uma equipe incrível. Lembro-me de um homem brilhante. Lembro-me de atender todas as pessoas. Shatner era um dos melhores jovens atores do Canadá. Ele não era jovem para mim, ele é mais velho do que eu, mas ele era um ator muito bom que tinha feito algumas performances maravilhosas em coisas antes de Jornada. Todos eles foram muito interessantes, pessoas muito boas. Eu me lembro da iluminação incrível. Eles podem fazer você incrivelmente lindo em um segundo.

Seu segundo episódio foi “Is There In Truth No Beauty?” … 

Muldaur: Este segundo que eu fiz, eu me lembro de ir me encontrar com Sidney Furie, para falar com ele sobre um filme que ele estava fazendo chamado The Lawyer. Isso também foi na Paramount, porque eu não tinha tempo, eu fui até ele para falar sobre este filme enquanto eu estava com minha peruca que estava usando para Jornada. E eu acabei fazendo esse filme fora do segundo episódio. Eu lembro mais sobre “Is There In Truth No Beauty?” do que sobre o primeiro. Como sempre, isso foi através do meu agente. É sempre através de seu agente. Você começa um script e informa o seu agente que está interessado ou não interessado. O que foi interessante neste episódio é que me sentei, fez uma leitura, e jogaram fora todo o script. Então, eles pegavam as cenas e traziam para nós a cada manhã, as quais líamos, memorizávamos e filmávamos, e nenhum delas em sequência. Eu me lembro de pensar: “Como eles podem fazê-lo desta maneira? Isso é totalmente fútil. Eu não posso acreditar que isso está acontecendo”. Eles não tinham idéia do que acontecia antes de nós fazermos uma cena ou o que aconteceria depois que fizemos uma cena. E foi extraordinário. Eu realmente observava o episódio, porque não podia acreditar que iriam colocá-las juntas. Isso foi absolutamente maravilhoso.

Você mencionou algumas vezes na primeira parte da nossa conversa de que era o seu agente e não Gene Roddenberry que telefonava para você estar na série original. Mas, quando Roddenberry fez seu piloto para Planet Earth  após Jornada terminar, foi ele que fez ligação para você pedir para estar envolvida?

Muldaur: Não. Realmente, eles nunca fizeram. Eles sempre passam pelo agente. Eu realmente não conhecia Gene. Eu só conheci Gene através das festas de Natal de Jornada. Eu o conheci e Majel, um pouco, também. Eu me lembro que eles trouxeram seu filho para almoçar no set de Planet Earth. Além disso, como estava falando, eu fiz “Return to Tomorrow” e “Is There In Truth No Beauty?”, E eles tiveram o mesmo diretor, Ralph Senensky. Muitas vezes, diretores que gostam de trabalhar com você – ou o produtor, ou os atores principais – às vezes eles jogam seu nome. Você nunca sabe de onde o seu nome veio. Então talvez Gene tenha pedido para mim em Planeta Earth, mas lembre-se, não era um papel recorrente. Era uma atriz convidada.

Diana Muldaur tos 2Os anos passam e A Nova Geração veio. Quanta surpresa você teve ao receber um telefonema de seu agente para se juntar ao elenco para a segunda temporada?

Muldaur: Muita surpresa. Gene tinha um companheiro, um produtor muito bom, que veio para me ver. Quem foi mesmo …?

Provavelmente … Robert Justman.

Muldaur: Sim, Bob Justman sempre gostou do meu trabalho e ele, de fato, veio me ver no set de A Nova Geração e disse-me como eu ainda era adorável.  Se você é um bom ator, todo mundo quer. Isso surtiu efeito, tanto é que eu pude fazer essas coisas de Jornada e outras coisas também. É tudo timing. Eu perdi um dos filmes da Pantera Cor de Rosa, porque eu escolhi fazer Born Free. Eu estava indo para a África para ficar por um ano. Eu tive a oferta para a Pantera Cor de Rosa, quando eu estava em Londres a caminho de África para Born Free. Foi apenas uma questão de timing.

Indo para A Nova Geração, quais foram as suas esperanças para a Dra. Pulaski? No papel, o que você gosta dela?

Muldaur: Primeiro de tudo, eu não gostava do nome dela. Então eu disse, “eu poderia fazê-lo se você puder mudar o seu primeiro nome”. Gene olhou para mim muito estranho e disse: “Deixe-me pensar sobre isso”. Então ele disse, “OK, você escolhe seu próprio nome”. Eu pensei que Kate iria funcionar muito bem. E eu amei o nome Pulaski. O que eu penso sobre ela? Eu sempre fui convidada para fazer médicos ou advogados. É o que eu tinha feito por anos e anos e anos. Então isso foi fascinante, porque eu estava usando todos esses dispositivos maravilhosos que foram inventadas no futuro, e eu tive que aprender a fingir usá-los. Então, foi assim que eu gastei muito do meu tempo, aprendendo a fazer isso. E eu acho que eles queriam uma atriz bem para trabalhar com o seu ótimo ator da Inglaterra. É isso que eu acho que eles queriam, mas eu realmente não sei com certeza.

De volta à questão de esperanças e expectativas, o quão próximo da realidade de fazer Pulaski veio para o que você tinha em mente para esta mulher?

Muldaur: Eu acho que estava apenas começando, mas eu nunca realmente planejei estar lá muito tempo. Como se vê, eu usei a série onde eu envelheci mostrando para as pessoas LA Law. Esse é o filme que olhei.

Então você sabia que seria apenas uma série de uma temporada para você? 

Muldaur: Sim, tanto quanto eu estava preocupada.

Você ficou aliviada, então, quando eles trouxeram de volta Gates McFadden para a terceira temporada?

Muldaur: Isso não importa. Não há pessoas que trazem de volta. As pessoas têm tentado criar algum tipo de disse me disse com isso, mas ela fez um papel e eu fiz um papel totalmente diferente. Eu estava muito mais próxima do médico original, que é o que eu queria fazer, e eu achava que era mais divertido para eu fazer. Então, não, não teria sido bom ter continuado por muito mais tempo, mesmo que todo mundo fosse realmente encantador.

Você já conheceu McFadden? Mesmo em uma convenção?

Muldaur: Não, eu não conheci. E de alguma forma eu nunca vejo as pessoas que eu conheço, que eu trabalhei, que eu adoraria dar um abraço. Eu não sei como isso acontece. Nós todos vamos disparando da nossa própria maneira. Eu só estive com algumas convenções através de todos esses anos e nunca ter corrido em ninguém.

Olhando para trás, A Nova Geração, que episódio da segunda temporada você acha que funcionou melhor?

Muldaur: Eu amei o episódio em que estávamos na Inglaterra.

Elementary Dear DataVocê quer dizer “Elementary Dear Data”?

Muldaur: Sim, o episódio do holodeck onde estavam todos vestidos dos personagens da história. Eu amei Daniel Davis, que fez Moriarty. Ele era um homem doce, também. As estrelas convidadas foram sempre mais divertidas. Ele foi muito, muito maravilhoso.

Se você tivesse que fazer tudo de novo, você teria feito essa temporada de A Nova Geração?

Muldaur: Claro. Ah, com certeza. Tudo é importante em sua vida. A outra coisa maravilhosa que aconteceu durante isso foi que tivemos Colin Powell, que era então o chefe do Estado-Maior, visitando o set. Ele veio para o set para que ele pudesse sentar-se na cadeira. O telefone vermelho estava lá, nas mãos de outro cara, para que ele pudesse pegar o telefone imediatamente quando fosse chamado. Foi a coisa mais maravilhosa de Hollywood; não podia acreditar.