Ser redshirt é menos perigoso do que imagina

red shirtOs red shirts ou camisas vermelhas são personagens das séries de Jornada que ganharam uma reputação como os mais prováveis a morrer numa cena de perigo. E se os nossos pressupostos estiverem errados? A revista Significance Magazine diz que sim. Saiba o porquê.

Uma recente foto de Além da Escuridão publicada na internet mostra Benedict Cumberbatch cercado por figurantes fazendo o papel de seguranças, os famosos camisas vermelhas. Qualquer pessoa que conhece Jornada sabe que o destino pode ser terrível para o membro da tripulação que estiver vestido de vermelho; no universo de Jornada, figurante de uniforme vermelho significa estar morto. Ou não?

A Significance Magazine é uma revista que trata sobre estatísticas, Mateus Barsalou realizou uma análise estatística Bayesiana de quão mortal (ou não) é vestir uma camisa vermelha. Começando por olhar para as diferentes cores uniformes em todas as três temporadas da série original, os cálculos matemáticos mostram que a taxa de mortalidade redshirt pode não ser tão terrível quanto pensávamos. Aqui está a sua conclusão:

Embora os membros da tripulação da Enterprise em camisa vermelha sofram muitas baixas mais do que os membros da tripulação em outros uniformes, eles sofrem menos baixas do que os membros da tripulação em uniformes dourados quando  é considerado o tamanho da população. Apenas 10% da população de camisas vermelhas foi perdida durante os três anos da série original. Isto é menos do que o de 13,4% camisas douradas, mas mais do que os 5,1% de camisas azuis. O que é verdadeiramente perigoso não é vestir uma camisa vermelha, mas ser um membro do departamento de segurança. Os membros de camisa vermelha de segurança eram apenas 20,9% de toda a tripulação, mas há uma chance de 72,2% que a próxima vítima seja um camisa vermelha e chance de 64,5% desta vítima de camisa vermelha ser um membro do departamento de segurança. Os restantes dos figurantes, de operações e engenharia formam a maior única população, mas só tem uma chance de 8,6% de serem uma vítima.

Contabilizando em números mostrados nos episódios, houve um total de 55 mortes de tripulantes na série original. Em números absolutos, os camisas vermelhas levaram a pior, com 24 mortos. Apenas 09 personagens vestindo uniformes amarelo/ouro e 07 camisas azuis foram para o além, e 15 falecidos eram de uma cor uniforme desconhecido.

reds1

À princípio, você pode achar que o ramo mais perigoso é o de camisa vermelha. Mas espere, aí que vai a diferença. Com uma contagem oficial de 430 membros da tripulação total, os números mostram que 239 trabalham em segurança, engenharia e operações, vestindo camisas vermelhas.

Em outras palavras, diz ele, os figurantes estão seguros, desde que não estejam na segurança.

Fonte: io9