HQs: resumo de Star Trek #49: “Deity, Part 2 (2)”

deityA edição de número 49 da série em quadrinhos “The FIVE YEAR MISSION” continua com o universo alternativo dos filmes de J. J. Abrams. Esta mais nova edição, da editora IDW Publishing, traz a parte final de uma história de duas partes chamada Deity (Divindade). O capitão Kirk enfrenta um inimigo poderoso e deve escolher entre sacrificar sua nave e tripulação ou permitir que uma espécie inocente pereça.

Na edição anterior, Sulu comanda um grupo avançado em um mundo pré-industrial, para observação dos nativos.

Eles testemunham os seres do planeta realizando uma cerimônia,  onde suas crianças são levadas por raios de energia até uma nave em órbita. O equipamento de camuflagem falha e o grupo fica prisioneiro dos nativos.

Enquanto isso, a Enterprise fica cara a cara com uma nave grande e desconhecida.

Nesta parte final temos Sulu e o grupo avançado sob o domínio dos nativos. Com o tradutor universal tentando lentamente entender a língua nativa, a equipe visitante fica sabendo que os habitantes deste planeta se denominam Felidae, e que estão sendo conduzidos a cidade principal, chamada de Cidade Drowning. Lá eles terão de explicar ao Conselho Superior, a Aerie, o motivo de estarem na sua região.

deity 1

Enquanto isso, acima do planeta, Kirk está tentando contato com Sulu, uma vez que as comunicações foram interrompidas. Chekov informa que estão sendo sondados pela nave alienígena. Kirk ordena que se faça o mesmo.

Spock observa que houve uma transferência de energia entre a nave e a superfície do planeta. O sensor detecta formas de vida alienígena sendo trazidas a bordo da nave desconhecida.

No planeta, Sulu diz a Arie que são exploradores de outro mundo e estão ali apenas como observadores, não pretendem interferir. Os Felidae revelam algo perturbador. Eles fazem sacrifícios de suas crianças para a Divindade – quando necessário – já que a tal Divindade causou maremotos no passado para punir severamente aqueles que não obedeceram.

Restabelecido o contato com o grupo avançado, Kirk ordena o transporte de Sulu e os demais de volta. Spock adverte sobre a violação da Primeira Diretriz.

Daí segue-se uma discussão na ponte sobre a decisão de interferir. Sulu conta a história de adoração e medo dos Felidae.

Spock é de opinião que não deveriam se meter em assunto alheio primeiro porque desconhecem a capacidade bélica da outra nave e segundo que não se sabe de fato quais são as intenções da nave com os nativos. Ele acrescenta que considera como natural a nave se passar por uma divindade. “Tecnicamente não violaram o espírito da Primeira Diretriz”.

Scott não entende por que os seres da nave precisam fazer os nativos ficarem de joelhos. “Poder e domínio sobre uma raça inferior”, disse Uhura, “tirar sua esperança”.

A nave alienígena se comunica com a Enterprise, advertindo para não interferir no planeta.

Após a recusa de Kirk, a nave alienígena ameaça retaliação, “Sua intromissão é um convite a ira”.

deity 2

Chekov avisa que a nave acionou suas armas. A Enterprise fica em alerta vermelho.

A nave faz um disparo de energia, mas os escudos resistem, sem maiores danos.

Kirk decide, “a lógica não se aplica mais. Agora é sobre fazer o que é certo”, disse para Spock e brinca. “Nunca pensei que ouviria você dizer a palavra espírito para defender sua lógica”.

deity 4

Diante do comportamento hostil dos alienígenas, o capitão ordena a Chekov que localize os pequenos Filedae na nave e fixe nas coordenadas. As criaturas são teletransportadas de volta a sala do Conselho. Os Filedae percebem que com o retorno de suas crianças algo mudou com a Divindade.

A nave alienígena reage e ataca novamente a Enterprise, que responde ao fogo. Um clarão ocorre. A nave desaparece sem deixar vestígios, nenhum escombro. Sulu acredita que ela escapou quando foi danificada.

deity 3

Scott surpreso diz que o tamanho não era compatível com sua capacidade e cita a versão Bíblica Davi e Golias, o que concordou Spock, apesar de tudo.

Kirk se sente responsável por esta situação e a nave ficará por mais algum tempo no planeta, onde estabelecerão o primeiro contato oficial com os Filedae.

No fim, Kirk elogia o trabalho de Sulu.

O mês de outubro revela-se especial. Teremos uma aventura de três partes que vai apresentar o enredo “Mirror / Mirror” para a realidade do universo alternativo dos atuais filmes de J.J. Abrams. Após este arco, em dezembro, teremos a edição especial de aniversário da franquia com a minissérie, Star Trek: Starfleet Academy. Aguarde.