Frakes sobre Jornada: “Somos uma grande família”

frakesJonathan Frakes não deixou a televisão após interpretar o comandante William Riker em A Nova Geração. Depois de dirigir alguns episódios e dois filmes da franquia, ele se manteve ativo na direção de outras produções. Mas para Frakes, um dos maiores benefícios de ter trabalhado em Jornada foi ser parte de uma família de amigos criada durante os sete anos em que esteve na série.

Durante entrevista ao programa de rádio Homestretch, Frakes lembra de sua primeira convenção, e que rapidamente aprendeu sobre a dedicação e a intensidade dos fãs com a franquia.

“A primeira (convenção) foi um pouco enervante porque eu não tinha ideia de que a série foi recebida ceticamente por causa da lealdade dos fãs com a série original”, disse o ator.

“Eles não queriam que tivéssemos sucesso, eles não queriam gostar de nós. Eu fui enviado para os lobos durante a primeira temporada em uma convenção em Syracuse, Nova York”, brincou.

Mas Frakes soube de seu valor inicial naquela convenção. “Eu estava em pé perto de uma mesa que estava vendendo bonecos de ação, a versão mais jovem, plástica, mais fina de todos nós”, disse ele.

Havia bonecos de todos os atores mais conhecidos na série.

“No final da mesa havia um aviso que dizia: ‘Compre qualquer boneco de ação, liberte Riker'”, disse Frakes com uma risada.

Mas com o tempo, ele e os outros atores descobriram o que os fãs estavam procurando.

“Mais de 30 anos fazendo um bom número de episódios, todos nós desenvolvemos uma espécie de truque. É um cruzamento entre atuação solo, pergunta e resposta, dança interpretativa e improviso”.

Frakes revelou, com humor, que um dos desafios de A Nova Geração tornou-se sucesso, as explosões de torpedos.

“Nós classificávamos a explosão de torpedos fotônicos em uma proporção de um a 10. Qualquer coisa com mais de oito, alguém tinha que cair no convés, geralmente eu ou Michael Dorn. Magicamente, Marina Sirtis sempre conseguia tirar vantagem das explosões dos torpedos e seu cabelo parecia perfeito. Quando Patrick [Stewart] pegava a explosão, ele murmurava baixinho: “Jonathan, 25 anos na Royal Shakespeare Company, por isso!”

Ele disse que mesmo não sendo um grande fã de sci-fi, uma família cresceu com seus colegas atores.

“É uma família muito grande. Nos vemos em um monte de outras convenções, como você pode imaginar. Nossa série, em particular, foi como guardar a energia em uma garrafa. Nós somos amigos há 30 anos, temos estado presentes nos casamentos de outros, somos padrinhos dos filhos de um e outro. Somos muito, muito, muito afortunados e estamos muito bem conscientes disso”.

Frakes esteve, recentemente, no lançamento de The Starfleet Academy Experience. É uma celebração interativa de tudo o que os Trekkies esperam e vai até 4 de junho.