Morre o escritor Harlan Ellison aos 84 anos

Infelizmente mais uma celebridade de Jornada se foi. Faleceu nesta quinta o escritor Harlan Ellison aos 84 anos. Harlan é conhecido dos fãs de Jornada por escrever o clássico episódio da série original “Cidade à Beira da Eternidade”.

A notícia foi divulgada pela primeira vez pela amiga da família, Christine Valada, no Twitter. A causa da morte não foi divulgada.

Susan Ellison pediu-me para anunciar o falecimento do escritor Harlan Ellison, enquanto dormia, hoje cedo. “Por um breve período estive aqui e, por um breve período, fui importante.” – HE, 1934-2018. Arranjos para uma celebração de sua vida estão pendentes.

Em março de 2009, Ellison entrou com uma ação contra a Paramount Pictures, a CBS e a Simon & Schuster pelo que ele alegou serem resíduos não pagos devidos a ele pelo uso de elementos de “Cidade à Beira da Eternidade”. Um acordo foi alcançado seis meses depois.

O teleplay original de Ellison foi finalmente publicado em forma de livro e adaptado em quadrinhos pela IDW em 2014.

Ellison ganhou inúmeros prêmios por seu trabalho, incluindo oito prêmios Hugo Awards, cinco Bram Stoker Awards, três Nebula Awards e dois Edgar Awards. Um de seus prêmios Hugo foi para “A Cidade à Beira da Eternidadde”, que ganhou como “Melhor Apresentação Dramática” em 1968.

Além de sua história para Star Trek , Ellison contribuiu com histórias e teleplays para muitas outras séries de televisão, escreveu ficção em prosa e não-ficção.

Uma boa Jornada para Harlan.

Fonte: TrekMovie e Memory Alpha.