Wilson Cruz fala sobre a volta misteriosa de Culber

Em nova entrevista do site TrekMovie, o ator Wilson Cruz teve de falar um pouco sobre seu personagem, Dr. Hugh Culber, que foi morto na primeira temporada. Ele comenta sobre o mistério de seu retorno e o que Culber fará na segunda temporada.

Quão conscientes estão e o quanto vocês no set falam sobre a comunidade de fãs online e o feedback de cada episódio?

Estamos cientes. Nós não vivemos em uma bolha. Nós gostamos de ouvir o que as pessoas pensam. É por isso que fazemos isso. A maioria de nós vem do palco. Nós gostamos de ouvir alguma reação da audiência. Quando você está fazendo um programa de TV, a única maneira de fazer isso é on-line.

Acho que gostamos da paixão que o fandom traz para isso. Nós sentimos um senso de responsabilidade enquanto estamos fazendo o trabalho, para nossos fãs terem certeza de que estamos fazendo algo que eles vão se impressionar. Então, estamos cientes.

E o que foi muito divertido no ano passado, no meu caso, foi ter lido todas as diferentes teorias sobre como eu voltaria. E ninguém chegou ainda, o que é bem legal. Mas eu amo ler essas coisas.

A maneira que você retorna, você diria que é algo que eles não fizeram em Star Trek antes?

Sim. [risos]

Mas não é apenas um flashback. Você está de volta de alguma forma. Você está interagindo, as pessoas estão falando com você. Você não é um fantasma.

Correto. Eu posso dizer assim.

Você diria que seu papel é mais ou menos significativo do que na temporada passada, onde você esteve em talvez metade dos episódios?

Na última temporada eu estava indo e voltando porque estava fazendo 13 Reasons Why, ao mesmo tempo, e este ano eu não estou correndo.

Então você é do elenco principal?

Eu sou.

Você está no episódio 201?  

Não. [Pausa] Ah, talvez. [sorri]

Você está na pior situação [risos]

Eu estou na pior, porque eu estou tentando manter esse trabalho … quer dizer, honestamente, esta temporada para este casal [Culber e Stamets] será realmente sobre aprofundá-los individualmente. Nós descobrimos muito sobre Culber – quem ele é, o que ele quer, o que o faz funcionar, quais são suas ambições – separadas e separadas desse relacionamento. Mas aprendemos muito sobre esse relacionamento e ele é submetido ao teste.

Uma coisa importante sobre a qual você falou antes foi que Stamets e Culber tiveram vidas. Eles não eram apenas o relacionamento deles. Você era um médico e você era inteligente, infelizmente muito inteligente [resultando em descobrir e ser morto por Voq/Tyler]. Então, vocês continuam falando sobre o relacionamento da segunda temporada, há coisas para você fazer que não têm nada a ver com o Paul Stamets?

Sim. Tem muito. Isso é o que quero dizer, estamos realmente indo para expandir a presença de Culber e quem ele é e todas essas coisas. Não vamos apenas ver esse relacionamento e como ele é afetado por isso, mas quem eles são.

Ele passou por um trauma, e isso afeta e muda e fica com você. Tem um efeito físico em você. Há gerações de pessoas afro-americanas que estão carregando um elemento físico de si mesmas que é causado pelo trauma que seus ancestrais passaram. Então, se isso acontecer, você só pode imaginar o trauma que uma pessoa que teve o pescoço quebrado carrega.

Vocês falaram muito sobre diversidade e parte da diversidade é a sua sexualidade. E quanto a ser porto-riquenho e ser um ator latino, você sabe, não tem havido muito em Star Trek e então isso é muito estabelecido na série? Está claro que [Culber] é porto-riquenho?

Eu posso dizer que sim, será claro este ano.

Quando Culber foi morto, houve uma informação imediata para que todos soubessem que ele não estava morto, que ele estava voltando. Isso é incomum para uma série que é tão sigilosa. Eles sabiam quando te matariam, que não iam realmente te matar? Você pode falar sobre por que foi decidido deixar todos saberem tão rapidamente disso?

Por esse motivo. Porque sabíamos que ele voltaria. E não queríamos que as pessoas pensassem que era um personagem que acabara de ser morto. [Culber] teve que morrer. Primeiro de tudo, ele teve que morrer pelo que aconteceu no final da temporada. Para que o universo, e todos os universos, fossem salvos, alguém tinha que estar na rede miceliana para ser capaz de saber o que estava acontecendo e ter uma ligação forte o suficiente com alguém em nosso plano que poderia alcançá-lo. E esse vínculo era o amor. Então, nós salvamos o universo porque isso tinha que acontecer. E isso teve que acontecer para que possamos fazer o que estamos prestes a fazer.