Shazad Latif fala sobre sequência de Tyler em Discovery

O site TrekMovie teve a chance de falar com mais um integrante do elenco de Star Trek: Discovery, durante o evento de imprensa na San Diego Comic-Con. Dessa vez foi com o ator Shazad Latif. Latif fez um personagem complexo e controvertido, o tenente Ash Tyler, que acabou sendo revelado como o Klingon Voq. Latif comentou a respeito do segredo de Voq, a preparação para os dois papéis e o que podemos esperar dele na segunda temporada.

Antes da estreia do primeiro episódio de Discovery houve um grande mistério sobre o papel de Latif, que na verdade fazia dois personagens. Para tentar esconder dos fãs esse desenvolvimento, que seria crucial para a trama da série, criaram um falso ator sob o codinome “Javid Iqbal”, que supostamente estaria creditado para fazer o Klingon Voq. A artimanha durou pouco tempo, já que alguns persistentes fãs descobriram que este seria o nome do falecido pai de Latif. 

Como você se sentiu ao manter o segredo (que Voq era Tyler)?

Foi a coisa mais estranha que já fiz. Normalmente, você vai trabalhar e filmar alguma coisa e depois vai para a TV. Esta foi toda uma saga extra acontecendo na minha vida real que eu desconhecia, nunca tinha experimentado antes – mídias sociais – era uma coisa muito estranha de se fazer parte. E para usar o nome do meu pai morto, ele voltava vivo de certa forma. A coisa toda era estranha, mas muito agradável de ver, na verdade.

Com a primeira temporada, quando você foi contratado, quanto você sabia sobre o seu arco? E para a segunda temporada, é a mesma coisa?

Na primeira temporada, eu sabia o que estava acontecendo. Eu sabia onde isso ia acabar. Nós não sabíamos os detalhes exatos de cada episódio porque isso muda à medida que avançamos. Mas eu sabia que era klingon. Eu conhecia a grande revelação. Nesta temporada, recebemos uma certa quantidade de informação. Algumas pessoas podem saber o que querem, algumas pessoas podem saber mais, se quiserem. Cabe a nós, de certa forma. Mas nós sabemos o básico. Nós sabemos o suficiente.

Então, para a segunda temporada, como devemos chamá-lo? Voq? Tyler? Tyvoq? Voqler?

Cabe a cada membro da audiência decidir. Essa é a beleza disso. É vago. Há uma ambigüidade sobre isso, que eu adoro jogar também. Ele faz parte da Frota Estelar, ele é parte Klingon. Não está claro.

Quando você diz que ele é parte da Frota Estelar, o último que nós o vimos, nós o deixamos no planeta natal Klingon com L’Rell. Esse é o tipo de sua zona para a segunda temporada?

Por um tempo. Mas ele vai ter que entrar e sair. Vai acontecer de uma maneira interessante. Sim. Sim. Ele tem que resolver algumas coisas com os klingons. Ele quer ver Burnham novamente. Ele quer vê-la.

Como vocês chamam isso de “losango amoroso”? [com Voq, L’Rell, Tyler e Burnham]

Seja qual for a forma, existem muitas formas. É um quadrado ou um paralelogramo.

Então, ainda há sentimentos com todas as partes, com L’Rell, com Burnham?

Eu diria que sim. Se existem duas pessoas, há dois sentimentos, porque é uma coisa de quatro vias. Definitivamente.

Na última temporada houve muitos diálogos em Klingon, que passaram com diferentes níveis de pessoas. Você diria que está fazendo mais em inglês ou em klingon este ano?

Não tenho certeza.

Bem, agora você está no mundo Klingon.

Não tenho certeza. Às vezes, quando lemos, há legendas. Mas eu sempre gosto das legendas, porque adiciona uma camada extra. É como assistir a um filme em língua estrangeira. Isso mantém você em um mundo diferente.

Já numa entrevista ao site TrekCore, Latif comentou um pouco sobre as emoções que o personagem levará para a segunda temporada.

Que tipo de emoções poderíamos esperar que ele experimentasse na próxima história,  seguindo a auto-realização de Tyler de sua verdadeira identidade como Voq – e as conseqüências de seu tempo como humano na captura de L’Rell, onde a Klingon forçou o então ignorante Tyler em sua cama?

“Bem, para Tyler é grande emoção. Mas há um quadro maior para a agressão sexual que simplesmente não inclui a vítima – afeta todos ao seu redor, incluindo amigos, entes queridos e isso é algo que precisa ser abordado em nossa sociedade.”

Há sempre uma dimensão confusa na vida, e a vida a bordo do Discovery não será diferente. É uma questão que requer consideração séria, e Latif assegura que o tópico é tratado com a consideração que requer.

“Tudo isso vai ser resolvido. Isso trará mais conflitos e adicionará muito drama a série, com certeza. É importante para Tyler e para mim.”

Com a chegada do capitão Pike e da USS Enterprise, que papel Tyler terá a desempenhar em sua história?

“Vai ter um efeito ondulante – um efeito do oceano. Isso afetará todos os relacionamentos e decidirá sobre o meu personagem. É bom para o drama, é bom para o conflito e vai ser fantástico.”

Fonte: TrekMovie e TrekCore