Kurtzman anuncia mais série animada e Short Treks

A CBS continua a expandir o universo de Jornada na TV, com o anúncio feito por Alex Kurtzman a respeito de mais uma série animada infantil e Short Treks animados. Kurtzman também comentou sobre o futuro da franquia e da série Discovery.

O site The Hollywood Reporter entrevistou o produtor responsável por Star Trek na TV, Alex Kurtzman, que divulgou o novo conteúdo de Jornada na telinha. Ele disse que o estúdio tem planos para, pelo menos, mais uma série de animação, além do já anunciado Star Trek: Lower Decks,  e a continuação dos curtas metragens, os chamados Short Treks.

Star Trek: Lower Decks  foi o primeiro projeto de animação baseado em Star Trek, anunciado no final do ano passado, de autoria do criador de Rick e Morty, Mike McMahan.

Essa segunda série seria focada para crianças, ao contrário de Lower Decks, que tem uma feição mais adulta. Talvez não venha a passar no CBS All Access.

Kurtzman confirmou uma segunda série de animação em desenvolvimento na CBS, mas ainda não ofereceu detalhes específicos::

“Há outras coisas animadas que estamos construindo que são uma perspectiva totalmente diferente e um tom totalmente diferente [de Lower Decks] O que é interessante sobre isso não é apenas olhar para cada série animada como o tom diferente, mas qual é a tecnologia diferente que podemos aplicar a essas coisas para que, visualmente, elas sejam completamente diferentes?”

Uma animação no formato usado por Star Wars seria bem interessante.

O produtor também deu mais alguns detalhes sobre a abordagem que estão tomando para o Lower Decks:

Lower Decks é totalmente diferente de qualquer coisa que estamos fazendo em qualquer outra série e decidimos contar essa história e fazer dessas pessoas os heróis”.

Kurtzman disse ao site Variety que o produtor executivo de Rick and Morty, Mike McMahan, o abordou com uma ideia para uma série sobre pessoas no convés inferior de uma espaçonave. A série, que também será um pouco mais adulta, contará com alguns dos trabalhos mais mundanos da nave, como transformar os cartuchos de comida em comida.

“O showrunner de Rick e Morty Mike McMahan veio até mim e disse: “Eu quero fazer uma série sobre as pessoas nos conveses inferiores da nave cujo trabalho é pegar o cartucho amarelo e colocá-lo no processador e certificar-se de que a banana sai do outro lado”. E eu disse: “Você pode parar por aí porque isso é perfeito”. Não é que estamos fazendo Rick e Morty no mundo de Star Trek, embora se você assistir Rick e Morty você verá que é profundamente influenciado por Star Trek, o que é realmente maravilhoso. É apenas um tom muito diferente.

“Não é que estamos fazendo ‘Rick e Morty’ no mundo de ‘Star Trek. A chave é rir com ‘Star Trek’ e não rir de ‘Star Trek’, e isso vai ficar ligeiramente mais adulto.”

Curtas-metragens animados entrando na agenda

O diretor criativo da CBS, David Nivens, mencionou no mês passado  que haverá mais curtas, só que animados. Kurtzman disse ao THR que a CBS ordenou que dois mini-episódios sejam lançados na primavera após a segunda temporada de Discovery.

Tivemos um intervalo de 8 meses entre o final da primeira temporada de Discovery e o primeiro episódio Short Trek. Parece que para 2019, a CBS está tentando manter o conteúdo Trek fluindo para ajudar a garantir que os fãs permaneçam no CBS All Access. Com todos estes formatos de séries em desenvolvimento, tudo leva a crer que a CBS está mantendo o objetivo de ter “algo de Star Trek o tempo todo no All Access”.

Na entrevista da THR, Kurtzman elaborou sua abordagem para expandir o universo Trek na TV:

“Nosso objetivo é não apenas expandir a definição de Star Trek e o que se classificou como o tradicional Star Trek, mas também contar histórias que são autônomas em um período muito curto de tempo que também se conectam ao quadro maior do que nós estamos fazendo, não apenas em Discovery,  mas na construção mundial de Jornada em geral, e você pode contar essas histórias muito íntimas e emocionais que são histórias secundárias para os personagens. Assim, você obtém o benefício da experiência em si mesmo, mas quando você assiste Discovery,  verá que tudo isso está estabelecendo as coisas no mundo na segunda temporada ”.

Nada de Kirk, por enquanto

A introdução de Spock, interpretado por Ethan Peck, na segunda temporada de Discovery e o desenvolvimento de uma nova série com Sir Patrick Stewart voltando ao papel de Jean-Luc Picard, tem originados questionamentos sobre outros personagens clássicos. Kurtzman foi perguntado se poderíamos ver um jovem tenente Kirk em algum momento em Discovery :

“O que Kirk estava fazendo neste momento em particular é outra questão, mas não temos planos imediatos para o personagem, eu não falei com Shatner sobre isso”.

Os limites que a franquia pode ter em expandir

Kurtzman disse ao THR sobre o que ele vê como sua responsabilidade quando se trata deste universo em expansão:

Eu vim para a CBS e disse: “Vamos abrir este mundo e ver o que mais existe – e garantir que cada programa tenha sua própria identidade. Meu trabalho é executar Discovery e, no caso de outros programas, permanecer em 30.000 pés para que eu possa pesar profundamente e significativamente em todas as conjunturas críticas do desenvolvimento.

Com tantos projetos sendo falados, foi perguntado se haveria algum limite para muitas séries Trek:

Tem que haver. A certa altura, as pessoas vão dizer: “Tudo parece muito familiar”. A única coisa que eu diria é que ninguém parece ter dito isso sobre a Marvel. Entre cinema e TV, ninguém está cansado deles. Isso significa que, em um mundo de audiência global, sempre há espaço para mais, mas o mais precisa ser significativo.

A ligação dos Short Treks com a segunda temporada

Alex Kurtzman também esteve na CES, onde conversou com o site CNet e também falou um pouco sobre Star Trek. Kurtzman observou como eles estão adotando uma abordagem mais ampla para esta temporada de Discovery:

Nós pensamos nisso como um continuum. Não é apenas uma temporada de televisão, mas como esta temporada de televisão fala para a temporada anterior e a temporada que vem depois. E então, há personagens que podemos criar nesta temporada que podemos dividir em pequenas histórias paralelas.

Por exemplo, fizemos esses Short Treks, que são de 15 minutos, fizemos quatro deles. Você assistirá e terá uma experiência autônoma, que esperançosamente será uma história individual satisfatória. E quando você assistir à segunda temporada de Discovery, perceberá que essas histórias estão configurando você para episódios específicos e que agora tem uma nova dimensão para elas.

Mais sobre Discovery temporada 2

O mistério do anjo vermelho e das sete explosões foi mostrado para ser uma parte importante da segunda temporada, mas Kurtzman apontou para outro mistério como sendo ainda mais importante:

“Nós criamos um mistério na primeira temporada. Como é que Spock – um dos personagens mais amados de toda a história de Star Trek, sem falar no mundo e no universo – nunca mencionou sua irmã Michael Burnham? Foi um grande mistério. E eu acho que sabia que a resposta para isso não seria em um ou dois episódios. Seria uma temporada completa e você realmente teria que mergulhar a fundo nessa história e naquele relacionamento e o que aconteceu entre eles. Há muita fricção entre eles”.

“Foi realmente, para mim, o enredo da segunda temporada. Eles elaboram seu relacionamento novamente como pano de fundo de um mistério maior e acontece que, se eles não consertarem seu relacionamento, não resolverão o mistério”.

Kurtzman também explicou como o tema da família se entrelaça na nova temporada:

“É para mim uma história sobre essa família da equipe da ponte que finalmente se torna uma família, porque a primeira temporada foi em se reunirem como uma família e a segunda temporada é sobre a família trabalhando em conjunto para resolver esse mistério – a família literal e figurativa – e, finalmente, a história desafia a família a decidir se vai ou não ficar junta”.

Durante a discussão do CES, o produtor disse que acompanha os debates dos fãs, lê resenhas e tenta assimilar as críticas para aprender com elas. Ele até recebe feedback negativo:

“É uma base de fãs que expressa muito suas opiniões. Levei um tempo para entender que o debate que algumas pessoas adoram e algumas pessoas odeiam é realmente um dos grandes presentes de Star Trek. Isso, se você tentar agradar a todos, não agradará ninguém. E esse debate é democrático e maravilhoso”.

“Então, se alguém não gosta de algo e escreve sobre isso, ou escreve com consistência e eu vejo aquela mensagem ecoando com outras pessoas, eu direi:“Ok, o que é que me faz sentir? E que lições eu levo de como nós vamos dar os nossos próximos passos.”

Cabelos Klingon planejados desde o começo

Uma área de feedback de fãs que Kurtzman destacou especificamente foi a controvérsia sobre por que os klingons não tinham cabelos durante a primeira temporada. Foi revelado que os Klingons na segunda temporada terão cabelo, ligando ao cânon de Star Trek. De acordo com Kurtzman, esse sempre foi o plano:

“Houve muito debate sobre o cabelo Klingon. Por que os Kligons não têm cabelo? Por que você redesenhou os Klingons? Sua vida acabou! Na verdade, Glenn Hetrick, que faz nossas próteses e Neville Page, surgiram com a ideia de que, em uma época de guerra, os Klingons raspariam seus pelos corporais. É uma versão de dizer “Estamos nos comprometendo com a guerra” e essa era a lógica para eles não terem cabelo. E realmente através de um erro de omissão, percebemos que nunca esclarecemos isso em nenhum contexto. As pessoas diziam: “Esses não são os Klingons!” E na segunda temporada, ficamos tipo “Vamos dizer a eles o porquê” e isso foi porque era uma época de guerra.

O futuro da franquia

Ao falar sobre a base de fãs, Kurtzman usou isso como um ponto de partida para a sua abordagem de expandir o universo de Jornada:

“Eu acho que a base de fãs é grande e está se expandindo. E isso é parte do porquê todos nós sentimos que foi um momento oportuno para expandir o universo de Jornada, porque Jornada foi definido tradicionalmente por um ponto de vista um tanto estreito. E esse ponto de vista não está errado, é maravilhoso e é o que eu amo em Jornada, mas eu acho que Jornada pode ser muito mais. Então, a ideia é que podemos manter o otimismo essencial de Jornada nas Estrelas, mas começar a contar histórias de maneiras diferentes sobre personagens que você não viu necessariamente antes e áreas da galáxia que você não necessariamente viu antes. É realmente, realmente emocionante.”

“Minha esperança é que através das diferentes séries que estamos fazendo agora, e a ideia é que cada série tem que ser uma perspectiva totalmente única. Você não pode obter de Discovery o que você vai conseguir de Picard ou de Lower Decks, cada um tem que ser diferente … Cada um tem que ser único e específico. E quando você olha para o que a Marvel fez na televisão, ninguém se queixa das muitas séries da Marvel. Cada uma é diferente … Então, em que você coloca o maior prêmio? Grande narrativa. Se cada programa é contado bem e cada programa é diferente o suficiente, então por que não pode haver mais deles? Isso não quer dizer que devemos apenas jogá-los lá fora e fazer várias séries aleatórias de Jornada. Cada um precisa ser único ”.

Fonte: TrekMovie