OPINIÃO: Comentando o “Filme X”

Acredito que estamos com bastante “clonagem” envolvida recentemente em Jornada: o episódio final de Voyager que foi um clone do “All Good Things” ; a premissa da série Enterprise (vulga AkiraPrise) com o seu elenco de personagens originário de um rearranjo dos personagens da Série Original de Jornada e o tema principal desta nota, o próximo filme de Jornada nas Estrelas, intitulado (provisoriamente) de “Nemesis”.

No “roteiro comentado”, veiculado na rede, ficam algumas impressões óbvias: o filme (infelizmente) não é sobre as relações entre a Federação e os Romulanos (eu não estava esperando NADA com Leonard “Spock” Nimoy, acho simplesmente impossível a sua participação em qualquer novo projeto “Live-Action” de Jornada, mas queria SIM algo REAL e de QUALIDADE sobre os Romulanos – uma relação de “micro-cosmo” decente entre Picard e uma nobre figura Romulana, interpretada por um grande ator), o roteiro está parecido DEMAIS (em alguns pontos) com o de “The Wrath Of Khan” e teremos Data encontrando MAIS UM “parente” (um clichê da série).

(O pior é que aparentemente o próximo filme de “Star Wars” vai envolver algum tipo de clonagem também. “OH, BOY!”)

O tema de gêmeos permeia todo o filme: Romulus/Remus (de onde que saiu este “Reman” aliás ?), Picard/Shinzon e Data/B-9. O problema é que a forma como estas histórias se conectam está repleta de conveniências e “remendos” não parecendo fluir de um contínuo processo criativo. Tenho também grandes dúvidas sobre o quanto de emoção poderá ser extraido de tais relacionamentos.

Tenho sérios problemas com o ângulo da clonagem de Picard. Acredito que está bobagem do Shinzon começar o filme jovem precisando de algum tipo de “ativamento” para envelhecer até a idade de Picard seja modificado no roteiro (isto contradiz o episódio “A Man Alone” da primeira temporada de DS9). Ele simplesmente envelheceria a partir (digamos) da adolescência e já apareceria no presente do filme com a “cara” do Picard. Coloquem logo o Stewart em dois papéis pra economizar dinheiro. Iniciar com o Shinzon jovem para “manter o suspense” pode ferir mortalmente o filme, acho uma má escolha dos envolvidos.

(Aliás, nada melhor que uma tonelada de “tecnobaboseira” para tornar as coisas “intensas e desesperadas” entre Shinzon e Picard.)

Vamos a alguns tópicos:

A introdução do filme parece bastante interessante (talvez a única parte que eu gostei sem reservas), me lembrando da introdução do filme dos “X-Men”, com o infante ‘Magneto’.

O casamento de Riker e Troi serve como uma introdução, de todos os personagens, aos espectadores menos ambientados em Jornada. Sou totalmente indiferente a esta união, mas era algo que poderiamos esperar, uma vez que o relacionamento foi “reativado” no filme anterior. Espero que tenhamos Susan Gibney como a Doutora Leah Brahms. Felizmente não teremos uma autêntica cerimônia Betazóide e PRINCIPALMENTE não teremos a presença da embaixadora Troi (apesar de que ter a nave capitânea da Frota Estelar para levar os noivos para Betazed é um pouco demais). Quem irá celebrar o casamento na Terra ? Gostei da escolha do Alaska. Será que o pai do Riker vai aparecer ? Como o Worf pode estar de ressaca ?

(Usar a desculpa do casamento para trazer Worf a bordo é adequada.)

Shinzon é o líder do planeta Reman ? como ele chegou a tal posição ? O seu vice-rei é de Romulus, Reman ou de outro lugar ?

(Defintivamente Logan têm experiência em fazer “um escravo desafiar um Imperador” ou algo assim.)

A primeira fala de Picard e Data é um “setup” para os dois relacionamentos “de espelho” que o filme os reserva ? Por que eles usam uma nave auxiliar para descer no planeta em que eles acham o B-9 ? Como é que a Enterprise consegue detectar uma assinatura positrônica do espaço distante ? Quem são estes nômades alienígenas ?

A existência de B-9 é suportada pelo episódio “Inheritance” da sétima temporada da Nova Geração. O problema ai é como a Federação deixou escapulir um andróide (mesmo primitivo) do tipo Soong. Aparentemente Shinzon só escolheu esta opção, para tentar obter informações sobre as defesas orbitais da terra, justamente para Data encontrar o seu “irmão”. Mais um “remendo” no roteiro.

A menos que outros clones (de oficiais promissores da Frota Estelar), tenham sido criados pelos Romulanos, fica difícil aceitar que eles tenham escolhido JUSTAMENTE Picard, 25 anos atrás. Se fossem 15 anos tudo bem, seria mais ou menos na época que ele assumiu a nave capitânea da Frota. Não acredito que seja um erro de digitação, foi um “remendo” para que o vilão principal do filme não fosse um adolescente (o que poderia também melhorar bastante se descartarmos o início com o Shinzon jovem).

(Talvez um dos menores problemas do roteiro, mas como os Romulanos obtiveram o material genético de Picard para a clonagem ?)

(Talvez seja um mérito do roteiro fazer Shinzon pensar no passado e Picard no futuro mas fica difícil ter certeza exatamente sobre o que isto significa com as informações disponíveis.)

(O que é engraçado é que desde antes da Nova Geração terminar na TV, havia um boato de que um filme seria feito com o tema de que Picard sempre fora um Romulano disfarçado. Isto nunca foi feito FELIZMENTE. Dentre os INFINITOS problemas de tal premissa, o mais óbvio seria o coração artificial de Picard. Aparentemente vão fazer o mais próximo POSSÍVEL desta premissa neste filme. NÃO estou entusiasmado com isto.)

Por que Shinzon quer atacar a Federação e reclamar a Zona Neutra ? Seria compreensível que ele tivesse raiva de nomes seletos do Senado Romulano e outros envolvidos no processo de sua clonagem e dai implementar uma vingança dirigida a tais pessoas. Seria também compreensível que ele viesse a liderar o processo de independência de Reman do domínio de Romulus, ainda assim constituindo um assunto interno da política Romulana (o fato dele querer uma “reunificação” entre Romulus e Reman sugere uma pessoa ponderada enquanto todo o resto sugere um “doido varrido motivado por vingança”, temos um grave problema de caracterização aqui). O plano de Shinzon de atacar a terra com UMA ÚNICA nave munida com uma SUPER-ARMA é simplesmente “já feito até a morte” e ESTÚPIDO (mesmo risível). Ou Shinzon é um “super-vilão de história em quadrinhos motivado por vingança” ou “um espelho para a alma de Picard”. Não vejo como ele possa ser os dois. PROBLEMAS A VISTA !

Exatamente o que a primeira impressão de B-9 oferece a Data ? Onde estará a ressonância emocional ? Será no fato de que Data AINDA está começando a sua busca por sua identidade ? Será que “se tornar cada vez mais humano” vai deixar de ser uma opção fácil (ou única) para ele ou teremos um reforço do seu cohecido objetivo de vida ?

Por que enviar a Enterprise para Romulus ? (A tomada do Senado não é um assunto da política interna dos Romulanos ?) Por que justo ela e só ela ? (Será que Picard desobedeceu ordens da Frota para isto acontecer ? Por que ?) De onde Shinzom obteve os recursos para construir esta “super-nave com super-armas mágicas” ? Cadê a Frota Romulana ? Por que Shinzon têm raiva de Picard ? E por que Picard fica com medo da situação e vai se aconselhar com a Janeway ? (Os anti-Picard de plantão vão cravar os dentes neste ponto do filme. Queria saber quem teve esta idéia imbecil ?)

(Será que Shinzon requisitou especificamente a Enterprise em algum tipo de “negociação pelos reféns” ? Posso estar louco mas este quadro me lembra um pouco do “Filme V”, com Sybok e suas exigências. Se ele planejava atrair a Enterprise o tempo todo e se a Scimitar é tão superior a Enterprise assim por que usar o B-9 para obter os códigos de defesa da terra ? Levando em conta o resto da história por que ele não obtém as informações diretamente após tomar a nave de Picard ? Será que não é nada disto e B-9 têm algum tipo de vírus que consegue tomar o controle da Enterprise e a leva diretamente a Romulus ?)

O final parece indicar que Data se sacrifica e renasce no mesmo filme. BESTEIRA DA GROSSA ! Aparentemente mais um ridículo “reset-button”, tendo um novo filme, ou não, para termos certeza. Outra besteira é utilizar o Spiner para fazer o B-9, se eles queriam aposentar o ator mas manter vivo o personagem eles teriam que agir de acordo (apesar de fazer Data equivalente a um Trill no processo).

Eu particularmente não tenho maiores problemas com o Frakes dirigindo mas utilizem a ILM, POR FAVOR!!!

(NOTA: Espero que não haja NENHUMA referência a DS9 no filme. Continuando as coisas como estão, espero que NUNCA MAIS haja qualquer projeto com Sisko e Cia.)